Aldeguer neutraliza Acosta na Tailândia e vence etapa da Moto2 de ponta a ponta

Fermín Aldeguer liderou todas as voltas da Moto2 na Tailândia, não abriu margem para um ataque de Pedro Acosta e venceu com facilidade. Tony Arbolino foi o quarto e adiou decisão do campeonato

A prova da Moto2 na Tailândia não entregou as emoções esperadas, mas viu uma atuação de gala de Fermín Aldeguer. Sem sustos e de ponta a ponta, o espanhol foi superior a todos os concorrentes e venceu a 17ª etapa do calendário. Com o resultado, ainda adiou o título de Pedro Acosta, que terminou na segunda colocação.

Correndo em casa, Somkiat Chantra andou de maneira constante e fechou o pódio na terceira posição. Tony Arbolino fez boa prova de recuperação em Buriram e terminou em quarto, contribuindo para adiar o título de Acosta por pelo menos mais uma etapa, com Ai Ogura fechando o top-5.

[relacionadas]

Marcos Ramírez foi o sexto colocado, seguido por Albert Arenas, Alonso López, Manuel González e Izan Guevara completando os dez melhores em Buriram.

Com o resultado deste domingo, Acosta agora possui 63 pontos de vantagem para Arbolino no campeonato. Na próxima etapa, basta somar 12 a mais que o concorrente para encerrar a disputa com três provas de antecedência.

Fermín Aldeguer liderou de ponta a ponta em Buriram (Foto: Speed Up)

Moto2 volta a acelerar ainda no final de semana do dia 12 de novembro, com o GP da Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi o GP da Tailândia de Moto2:

O calor foi novamente presente em Buriram neste domingo, mas as nuvens carregadas também. Os termômetros marcavam 31ºC no ar e 42ºC na pista, além de 65% de umidade relativa e velocidade de ventos na casa de 5 km/h.

Na largada, Fermín Aldeguer segurou bem a liderança, com Pedro Acosta confortável na segunda colocação. Em busca de prova de recuperação, Tony Arbolino rapidamente subiu para sexto, mas o italiano depois foi superado por Alonso López.

A largada da Moto2 em Buriram (Vídeo: MotoGP)

A primeira vítima do dia foi Alberto Surra, que caiu no terceiro setor da pista e abandonou a pista.

Ainda na primeira volta, os comissários apontaram que Arón Canet queimou a largada. Com isso, o espanhol foi punido com duas voltas longas.

Arbolino mostrava muita dificuldade para controlar a moto, balançou em uma saída de curva e caiu para nono, superado por Jake Dixon e Celestino Vietti.

Na quarta volta, Joe Roberts caiu, mas conseguiu subir novamente na moto com ajuda dos comissários e ainda assim não conseguiu retornar. Ao mesmo tempo, Canet cumpriu a primeira punição e voltou em 11º.

Canet foi punido e precisou pagar dupla volta longa (Vídeo: MotoGP)

A pista tailandesa seguiu fazendo vítimas. No quinto giro, Dixon perdeu o controle no final da reta oposta, tocou em Vietti e caiu com violência. Na sequência, foi a vez do italiano ir ao solo e abandonar a disputa.

Ao cumprir a segunda posição, Canet retornou para a pista em 15º.

Na frente, Aldegeuer abriu a sexta volta e começou a aumentar a vantagem para Acosta, já na casa de 1s4. Mais atrás, Somkiat Chantra passou Ramírez e tomou a terceira posição.

Zonta Van Den Goorbergh foi mais um punido com volta longa, por pilotagem irresponsável. Enquanto isso, Sergio García caiu e abandonou a prova tailandesa.

Toque entre Dixon e Vietti causa abandono duplo na Tailândia (Vídeo: MotoGP)

A prova em Buriram foi se desenrolando sem grandes emoções. Acosta tentou diminuir a diferença para Aldeguer, mas sem sucesso. Mais atrás, Chantra e Ramírez também se distanciaram, enquanto Arbolino passou a pressionar López.

Na 10ª volta, Arbolino colocou por dentro na reta e passou López, mas logo tomou o troco. No fim da reta oposta, porém, o italiano levou a melhor e ficou com a quinta colocação.

Em busca de uma prova de recuperação, Arbolino colou em Ramírez. Na liderança, Aldeguer chegou a 3 segundos de vantagem para Acosta.

O giro 14 ainda viu Arbolino jogar por dentro de Ramírez na curva 2 e assumir a quarta colocação, adiando assim o título de Acosta por pelo menos mais uma etapa.

Na frente, Acosta começou a se aproximar de Aldeguer e diminuiu a vantagem para 2s1 com seis voltas para o final. O piloto da moto #54, porém, reagiu e abriu de novo.

Na penúltima volta, Ai Ogura foi com tudo para o ataque e passou Albert Arena, subindo para sexto. Algumas curvas depois, o japonês ainda passou Ramírez e foi para o quinto lugar.