Bastianini encerra jejum e crava pole em Portugal. Bagnaia é 4º e Marc Márquez, 8º
Enea Bastianini colocou um ponto final em um jejum de pole que vinha desde o GP da Áustria de 2022 e assegurou a posição de honra no grid do GP de Portugal ao cravar 1min37s706. 0s082 mais lento, Maverick Viñales sai em segundo, com Jorge Martín fechando a primeira fila. Francesco Bagnaia aparece logo atrás, com Marc Márquez vindo em oitavo após uma queda na classificação
Enea Bastianini segue firme no acerto de contas com Portimão. Depois de liderar a sexta-feira, o italiano repetiu a dose neste sábado (23) e colocou um ponto final em um longo jejum para cravar a pole-position para o GP de Portugal de MotoGP. Foi a segunda pole do #23 na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
O #23 anotou 1min37s706 na melhor de sete voltas e assegurou a ponta do grid com 0s082 de vantagem para Maverick Viñales, que furou um paredão de Ducati para ser a melhor Aprilia. Jorge Martín foi 0s106 mais lento que o tempo da pole e fecha a primeira fila.
Líder do Mundial, Francesco Bagnaia virou 0s216 mais lento do que o companheiro de Ducati e aparece em quarto, diante e Jack Miller, a KTM mais bem posicionada, e Marco Bezzecchi.
Pedro Acosta fez a melhor volta em 1min38s138 e ficou em sétimo, 0s009 melhor que Marc Márquez, que caiu logo no início da classificação. Fabio Quartararo aparece na sequência, com Brad Binder fechando o top-10. O sul-africano também levou um tombo no início do Q2, mas escapou de lesões maiores.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
0s796 mais lento que o ponteiro, Álex Rins vai largar em 11º, diante de Álex Márquez, que ficou sem tempo na sessão.
Barrado no Q1, Aleix Espargaró abre a quinta fila do grid, diante de Fabio Di Giannantonio e Miguel Oliveira.
A Honda teve um dia bastante ruim e ficou no fundo da grelha. Johann Zarco foi o melhor a bordo da RC213V, mas aparece só em 19º, diante de Joan Mir e Takaaki Nakagami. 1s745 mais lento que o tempo da pole, Luca Marini larga em último.
A MotoGP volta à pista de Portimão neste sábado, ao meio dia (de Brasília), para a corrida sprint do GP de Portugal, segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Viñales bate Acosta e sobra na liderança do treino livre 2 em Portugal
A manhã de sábado em Portimão começou com frio e céu nublado. Quando os pilotos entraram na pista para os últimos 30 minutos de sessão livre, os termômetros marcavam 20°C, com o asfalto chegando a 24°C. A umidade relativa do ar estava em 58%, com o vento soprando a 3 km/h.
O pelotão deixou os boxes com todos usando pneus macios na traseira. Na dianteira, o médio era a opção mais popular, mas Takaaki Nakagami e Jack Miller calçavam macios.
Com 1min39s830, Pedro Acosta abriu a sessão no topo da folha de tempos, 0s255 melhor que Fabio Quartararo, o segundo colocado. Maverick Viñales vinha em terceiro.
Na volta seguinte, Quartararo inverteu o jogo ao anotar 1min39s483, abrindo 0s158 de frente para Acosta. Jorge Martín agora era o terceiro, diante de Bastianini. Álex Rins apareceu na sequência para tomar o segundo posto, cortando para 0s054 a margem do companheiro de Yamaha. Maverick Viñales também apertou o passo e agora vinha em terceiro.
Na quinta volta nesta manhã, Maverick anotou 1min39s480 e assumiu a ponta, só 0s003 melhor que Quartararo. Acosta era o terceiro, diante de Rins e Nakagami.
A liderança do ‘Top Gun’, contudo, foi bastante breve, já que Marc Márquez foi 0s090 mais rápido e colocou a Gresini no topo.
Marco Bezzecchi aproveitou a sétima volta nesta manhã para avançar para a quinta colocação, 0s145 mais lento do que Marc Márquez. O top-10, aliás, estava coberto por só 0s336.
Com menos de 10 minutos para o fim da sessão, os pilotos começaram a baixar mais os tempos. Franco Morbidelli saltou para a sétima colocação, 0s178 distante da ponta. Logo depois, Raúl Fernández avançou para 11º.
Com 1min39s115, Acosta recuperou a liderança, 0s250 melhor do que Marc Márquez. Viñales, Quartararo e Bezzecchi fechavam o top-5.
Líder do campeonato, Francesco Bagnaia seguia discreto. O #1 até melhorou, mas saltando de 19º para 15º, 0s607 atrás do ponteiro. No caminho inverso, Raúl deu um bom salto, tomando a terceira colocação.
Pecco, contudo, forçou o ritmo na volta seguinte e, com 1min39s450, subiu para o quarto posto, 0s335 atrás de Acosta. O piloto da GasGas Tech3, aliás, baixou para 1min39s015 e ampliou para 0s350 a diferença em relação a Marc Márquez, o segundo colocado.
Aleix Espargaró, que vem em um fim de semana muito discreto, acertou a décima volta em 1min39s514 e avançou para oitavo, 0s499 mais lento que Acosta.
Perto da marca de 3 minutos para o fim, Viñales registrou 1min38s720 e tomou a liderança de Acosta por 0s295. Aleix também melhorou e se instalou em terceiro.
Pouco depois, Jorge Martín subiu para a oitava posição, 0s789 mais lento do que o ponteiro. Bezzecchi e Binder vinham logo atrás. Dono do melhor tempo do fim de semana, Enea Bastianini aparecia apenas em 16º, 0s972 distante da ponta.
Com o cronômetro zerado, a liderança ficou com Viñales, com Acosta, Aleix Espargaró, Marc Márquez, Raúl Fernández, Martín, Bagnaia, Quartararo, Bezzecchi e Binder fechando o rol dos dez mais rápidos.
Q1: Álex Márquez e Acosta avançam à fase final da classificação em Portugal
A fase inicial da classificação da MotoGP contou com Johann Zarco, Luca Marini, Franco Morbidelli, Raúl Fernández, Takaaki Nakagami, Pedro Acosta, Joan Mir, Augusto Fernández, Aleix Espargaró, Fabio Di Giannantonio, Álex Márquez e Miguel Oliveira.
A maioria dos pilotos foi para a pista usando pneu médio na frente e macio atrás. Mas Acosta optou por um par de macios, enquanto Aleix colocou um duro na dianteira.
Quando a primeira rodada de voltas rápidas foi concluída, Acosta apareceu na liderança, 0s019 melhor que Álex Márquez. Oliveira vinha em terceiro, 0s141 abaixo da linha de corte para a fase seguinte.
Na passagem seguinte, Márquez até ensaiou uma liderança, mas logo foi superado por Acosta, que virou 0s012 melhor para cravar 1min38s328. Aleix Espargaró vinha agora em terceiro.
Quando partiram para a rodada de pit-stops, Acosta tinha a liderança, diante do caçula dos Márquez. Espargaró era o terceiro, diante de Oliveira, Raúl Fernández, Zarco, Di Giannantonio, Morbidelli, Augusto Fernández, Mir, Marini e Nakagami.
No retorno à pista, Acosta foi seguido pelo companheiro de GasGas Tech3, com Morbidelli aproveitando para se instalar logo atrás dos dois espanhóis.
Acosta, então, foi a 1min38s065 e sustentou a liderança, ampliando para 0s275 a margem em relação a Álex Márquez. Na sequência, Aleix Espargaró tomou o segundo posto, mas caiu para terceiro de imediato, já que o #73 virou 0s005 melhor que Pedro para assumir o comando.
O novato tentou responder de imediato, mas perdeu tempo na parcial final e não conseguiu melhorar. Mais atrás, Morbidelli até baixou o tempo, mas apenas para se instalar na sétima colocação.
Com o cronômetro zerado, Nakagami foi o único a melhorar, mas não o suficiente para sair da 11ª colocação.
Assim, Álex Márquez e Acosta vão ao Q2, enquanto Aleix sai em 13º, à frente de Di Giannantonio, Oliveira, Raúl Fernández, Morbidelli, Augusto Fernández, Zarco, Mir, Nakagami e Marini.
Q2: Bastianini põe Ducati na pole no GP de Portugal
Aprovados no Q1, Álex Márquez e Acosta se juntaram a Bagnaia, Viñales, Quartararo, Bastianini, Binder, Rins, Miller, Bezzecchi, Martín e Marc Márquez.
Buscando a primeira volta rápida da sessão, Marc Márquez caiu na curva 14, mas escapou de lesões maiores e logo levantou para correr em direção aos boxes da Gresini.
Enquanto isso, Maverick Viñales tomou a pole provisória com 1min38s214, 0s047 melhor que Miller, Bagnaia vinha em terceiro.
Pouco depois e ainda sem registrar tempo, foi Brad Binder quem caiu. O sul-africano tampouco de machucou e logo partiu em direção aos boxes.
Bagnaia, então, fez 1min37s942 e toou a ponta, com Martín aparecendo só 0s004 mais lento para ser o segundo colocado. A volta do #89, todavia, acabou anulada pouco depois, por infração aos limites de pista.
Em meados da sessão, Bastianini, Acosta, Binder, Martín e os irmãos Márquez ainda não tinham tempo registrado na sessão.
No retorno à pista, Martín foi a 1min37s812 e tomou a pole provisória, mas foi quase de imediato superado por um Bastianini 0s106 melhor. Bagnaia era o terceiro, diante de Miller e Acosta.
No giro seguinte, Bezzecchi avançou para a quinta colocação, com Quartararo subindo para oitavo e Rins aparecendo em décimo.
Já com o relógio travado, Marc Márquez cravou 1min38s147 e subiu para sétimo, 0s508 mais lento que Bastianini. Na frente, Bagnaia foi mais rápido, mas seguiu na terceira colocação.
Voando na primeira metade da pista, Viñales foi a 1min37s788 e saltou para segundo, 0s082 atrás de Bastianini, que ficou com a pole.
MotoGP 2024, GP de Portugal, Portimão, Grid de largada:
1 | E BASTIANINI | Ducati | 1:37.706 | |
2 | M VIÑALES | Aprilia | 1:37.788 | +0.082 |
3 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:37.812 | +0.106 |
4 | F BAGNAIA | Ducati | 1:37.922 | +0.216 |
5 | J MILLER | KTM | 1:38.032 | +0.326 |
6 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:38.072 | +0.366 |
7 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:38.138 | +0.432 |
8 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:38.147 | +0.441 |
9 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:38.322 | +0.616 |
10 | B BINDER | KTM | 1:38.412 | +0.706 |
11 | A RINS | Yamaha | 1:38.502 | +0.796 |
12 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | Sem tempo | |
13 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:38.279 | +0.573 |
14 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:38.309 | +0.603 |
15 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 1:38.385 | +0.679 |
16 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:38.448 | +0.742 |
17 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:38.454 | +0.748 |
18 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:38.934 | +1.228 |
19 | J ZARCO | LCR Honda | 1:39.004 | +1.298 |
20 | J MIR | Honda | 1:39.025 | +1.319 |
21 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:39.058 | +1.352 |
22 | L MARINI | Honda | 1:39.451 | +1.745 |