Ducati tem primeira chance de garantir título de Construtores no GP da Indonésia

A Ducati chega a Mandalika com 218 pontos de vantagem para a KTM na classificação do Mundial de Construtores. Se fechar o fim de semana com, pelo menos, 185, garante já no GP da Indonésia o quinto título entre os fabricantes da MotoGP

O GP da Indonésia pode ser um marco para a Ducati. A disputa em Mandalika marca a primeira oportunidade da casa de Borgo Panigale de fechar a conta no Mundial de Construtores em 2023.

A casa de Bolonha desembarca em Mandalika com 490 pontos na liderança do Mundial de Construtores, 218 a mais que a KTM, a segunda colocada. Como faltarão cinco etapas após a disputa indonésia, a Ducati garante o quinto título de Construtores na MotoGP se partir para a Austrália com, pelo menos, 185 de frente para a casa de Mattighofen.

Francesco Bagnaia colaborou com 43% dos pontos da Ducati no Mundial de Construtores (Foto: Ducati)

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Diferente do que acontece na Fórmula 1, onde os dois carros pontuam no Mundial de Construtores, na MotoGP apenas a melhor moto de cada marca é contabilizada na disputa. Assim, Francesco Bagnaia foi quem mais contribui até aqui, somando cerca de 43% dos pontos da Ducati no ano. Jorge Martín entrou com 30,8%, enquanto Marco Bezzecchi juntou 19,5% dos tentos da marca. Luca Marini colaborou com 4%, com Alex Márquez ajudando com 2,44%.

A Ducati venceu o Mundial de Construtores pela primeira vez em 2007, mesmo ano da conquista do primeiro Mundial de Pilotos, com Casey Stoner. O bicampeonato chegou apenas em 2020. Desde então, a casa de Bolonha faturou todas as disputas entre as fábricas.

MotoGP volta às pistas no próximo dia 15, com o GP da Indonésia, que acontece em Mandalika. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de Moto3 Moto2.

MotoGP 2023, Mundial de Construtores:

  PolesVitórias SprintVitórias GPPontos
1DUCATI1121111490
2KTM-2-272
3APRILIA112240
4HONDA1-1142
5YAMAHA---131
Divórcio de Marc Márquez e Honda é fim de uma era. Mas também inevitável