Ducati chega a 15 vitórias em 2023 e iguala recorde da Honda na classe rainha do Mundial
A Ducati conquistou neste domingo (12) a 15ª vitória na temporada 2023 da MotoGP. Assim, iguala o recorde estabelecido pela Honda em 1997 e 2003 de mais vitórias de um único construtor em uma temporada da classe rainha do Mundial de Motovelocidade
A Ducati vive uma fase verdadeiramente histórica. Neste domingo (12), ao vencer o GP da Malásia com Enea Bastianini, a marca de Borgo Panigale alcançou a marca de 15 triunfos em uma única temporada, igualando o recorde histórico da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Até aqui, a Honda era detentora única da marca de mais vitórias de uma única construtora em um mesmo ano. Registro que, aliás, estabeleceu duas vezes: em 1997 e 2003.
Em 1997, ano em que foi campeã com Mick Doohan, a Honda venceu todas as 15 corridas do campeonato, 12 delas com o australiano. Alex Crivillé venceu outras duas a bordo da lendária NSR, enquanto Tadayuki Okada completou a conta.
Cinco anos depois, já com a RC211V, a Honda foi derrotada uma única vez ao longo das 16 etapas do ano — por Loris Capirossi no GP da Catalunha. Valentino Rossi, que foi campeão naquela temporada, triunfou em nove GPs, com Sete Gibernau subindo ao topo do pódio em quatro e Max Biaggi em dois.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A Ducati, por sua vez, chega ao recorde de 15 vitórias em 2023 representada por quatro pilotos. Campeão vigente, Francesco Bagnaia acumula seis triunfos, contra quatro de Jorge Martín, três de Marco Bezzecchi, um de Johann Zarco e agora um de Enea Bastianini.
Além disso, a casa de Borgo Panigale sofreu apenas três derrotas nas 18 corridas disputadas até aqui: uma para a Honda, com Álex Rins vencendo o GP das Américas, e duas para a Aprilia, com Aleix Espargaró no topo do pódio da Grã-Bretanha e da Catalunha.
Com os GPs do Catar e da Comunidade Valenciana ainda pela frente, a Ducati tem a chance de superar a Honda e se tornar a marca com mais vitórias em uma única temporada na história da classe rainha do Mundial de Motovelocidade ainda em 2023.