Muñoz crava primeira pole na Moto3 na Holanda. Moreira é 22º e Holgado, último

David Muñoz girou em 1min41s181 em Assen e conquistou sua primeira pole-position na Moto3. Diogo Moreira parte só da 22ª posição

Teve pole-position decidida nos últimos segundos da classificação da Moto3 hoje? Sim! E foi David Muñoz quem conquistou a posição de honra para o GP da Holanda com 1min41s181 com a KTM. Primeira pole na classe menor.

Joel Kelso terminou 0s291 atrás do #44 e vai partir do segundo lugar. Riccardo Rossi fecha a primeira fila com sua Honda.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ayumu Sasaki, Deniz Öncü, Stefano Nepa, Kaito Toba, Jaume Masià, Collin Veijer e Romano Fenati completam as dez primeiras posições.

Diogo Moreira não conseguiu passar direto ao Q2 neste sábado e ainda foi eliminado na primeira fase da classificação. O brasileiro fez a melhor de seis voltas em 1min42s645 e vai largar só em 22º.

Líder do Mundial de Pilotos, Daniel Holgado teve um dia para esquecer. O espanhol teve de passar pelo Q1 e uma escapada da pista na última de seis voltas o deixou com a marca de 1min43s233 e o glorioso último lugar do grid.

MotoGP volta à pista neste sábado, às 10h (de Brasília) para a largada da corrida sprint do GP da Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial e Motovelocidade 2023.

Q1: Furusato avança ao Q2 com Fernández, Öncü e Toba. Moreira é barrado e Holgado, último

A primeira fase da classificação da Moto3 começou com o sol brilhando em Assen. A temperatura era de 27°C, com o asfalto chegando a 45ºC. A umidade relativa do ar estava em 44%, com o vento soprando a 11 km/h.

Os primeiros 15 minutos da classificação prometiam emoções fortes, já que muitos dos ponteiros da categoria foram relegados ao Q1 para buscar as quatro últimas vagas na etapa final. O elenco do Q1 era composto por Ryusei Yamanaka, Filippo Farioli, Diogo Moreira, Ana Carrasco, Kaito Toba, Adrián Fernández, Xavier Artigas, Iván Ortolá, Deniz Öncü, Mario Aji, Joshua Whatley, Taiyo Furusato e Daniel Holgado.

Daniel Holgado foi um dos que teve de passar pelo Q1 em Assen (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Ortolá abriu o treino no topo da tabela, com 1min42s271, 0s068 melhor do que Öncü. Fernández era o terceiro, diante de Yamanaka. Moreira vinha em quinto, 0s086 abaixo da linha de corte.

No giro seguinte, Öncü foi a 1min42s267 para assumir a ponta, seguido por Ortolá, que precisou parar por causa de um problema com a moto da MTA, que soltava fumaça pela pista.

Iván Ortolá teve problemas com a moto no início do Q1 (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na hora da rodada de pit-stops, Öncü seguia na liderança, com Ortolá, Fernández e Yamahaka provisoriamente com vaga na fase seguinte. Moreira vinha fora do top-4 por só 0s086.

Nos boxes da MTA, a correria era imensa para tentar reparar a moto de Ortolá e devolvê-lo à pista antes do fim sessão.

Os competidores, então, tiveram uma única chance de conseguiu outra volta rápida. Já com o cronômetro zerado, Taiyo Furusato tomou a ponta com 1min42s036 e ficou com a primeira posição, diante de Adrián Fernández, Öncü e Toba.

Diogo Moreira melhorou na última volta, mas 0s609 mais lento que o líder, acabou em oitavo, o que resulta no 22º lugar no grid.

Holgado teve volta cancelada e vai largar da última posição (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Líder do Mundial, Holgado foi ainda pior. O espanhol vinha voando pela pista, mas acabou errando no trecho final, saiu da pista na Ramshoek, a curva 15, e ficou com o último posto do grid.

Q2:

Logo no início do 2, Öncü foi a 1min41s987 e assumiu a primeira posição, 0s131 melhor que Stefano Nepa. David Salvador era o terceiro.

Com cerca de dez minutos de sessão, David Alonso caiu na Stekkenwal, a curva 8, mas logo levantou e deixou a pista, o que permitiu a sequência do treino.

Jaume Masià, que liderou a sexta-feira, avançou apenas para ser oitavo, 0s16 mais lento do que o tempo da pole provisória.

Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?