Holgado aparece nos instantes finais e garante pole da Moto3 no Catar. Alonso é 8º
Daniel Holgado estava discreto na classificação, mas pintou nos segundos finais do treino para roubar a primeira posição de Ivan Ortolá. José Antonio Rueda fecha a primeira fila
Daniel Holgado começou 2024 com o pé direito. Pelo segundo ano consecutivo, o espanhol ficou com a pole para o GP do Catar, dessa vez de maneira impiedosa, roubando de Ivan Ortolá nos minutos finais. O piloto da moto #96 cravou 2min02s276 para garantir a primeira posição no grid da Moto3 em Lusail.
A primeira fila do grid ainda vai contar com José Antonio Rueda, que fez 2min02s596. A segunda fila vai contar com Adrián Fernández, Matteo Bertelle e Joel Kelso.
Ricardo Rossi, David Alonso, Vicente Pérez e Collin Veijer completam os dez primeiros do grid para o GP do Catar.
O novato Ángel Piqueras até andou bem, mas ficou apenas com a 12ª posição no grid de largada, um posto à frente do compatriota David Muñoz, que não rendeu o esperado durante a sessão.
A Moto3 volta a acelerar neste domingo (10), em Lusail, no Catar, com a primeira corrida da temporada 2024, a partir de 11h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi a classificação da Moto3 no Catar:
Q1: Farioli puxa a fila de promovidos. Suzuki decepciona no deserto
A classificação começou no final da tarde em Lusail, mas ainda com sol forte e temperaturas de 25ºC no ar e 33ºC na pista. Assim que a luz verde pintou, todos os jovens pilotos saíram de suas garagens.
Ángel Piqueras logo tomou a ponta, com 2min03s892. O espanhol, no entanto, rapidamente foi superado por Filippo Farioli, que cravou 2min03s541 e ficou com a dianteira.
Luca Lunetta e Taiyo Furusato também acertaram boas voltas e entraram na zona de classificação para o Q2.
Tatsuki Suzuki voltou mais cedo para a pista em busca de voltas rápidas, mas só conseguiu a quinta melhor marca. Mesmo assim, o japonês insistiu tentando encontrar o aquecimento ideal dos pneus.
A bandeira quadriculada pontuou em Lusail, mas pouco mudou. Farioli melhorou para 2min03s541 e se garantiu no Q2, ao lado de Piqueras, Lunetta e Furusato.
Suzuki ficou em quinto e foi eliminado, assim como Scott Ogden, Joshua Whatley, Nicola Carraro, Joel Esteban, Tatchakorn Buasri e Noah Dettwiler.
Q2: Holgado voa nos segundos finais e bate carteira de Ortolá
Assim que a luz verde pintou novamente em Lusail, os 18 melhores pilotos do grid saíram para a pista. E rapidamente trocaram de posições, mas com Adrián Fernández tomando a ponta logo de cara.
Na sequência, foi a vez de Ivan Ortolá assumir a liderança do Q2, com 2min02s541, quase um segundo mais veloz que o rival.
José Antonio Rueda mostrou sua força na segunda temporada na Moto3 e foi para o segundo lugar, mas ainda 0s495 atrás de Ortolá. David Alonso também andou bem e subiu para terceiro, seguido por Daniel Holgado.
Nos minutos finais, o pelotão voltou para a pista. Collin Veijer conseguiu o quinto melhor tempo, mas ainda distante da briga. Ryusei Yamanaka saltou para a sétima posição.
Holgado, então, acabou com a brincadeira. Com o tempo de 2min02s276, o espanhol conseguiu novamente a pole no Catar e abre a temporada na frente, com Ortolá e Rueda completando a primeira fila. Fernández, Matteo Bertelle e Joel Kelso formam a segunda.
Moto3 2024, GP do Catar, Lusail, Grid de Largada:
POS | Moto | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | 96 | D HOLGADO | RB KTM TECH 3 | 2:02.276 | |
2 | 48 | I ORTOLÁ | MSi KTM | 2:02.541 | +0.265 |
3 | 99 | JA RUEDA | RED BULL KTM AJO | 2:02.596 | +0.320 |
4 | 31 | A FERNÁNDEZ | LEOPARD RACING HONDA | 2:02.632 | +0.356 |
5 | 18 | M BERTELLE | RIVACOLD HONDA | 2:02.672 | +0.396 |
6 | 66 | J KELSO | BOÉ KTM | 2:02.691 | +0.415 |
7 | 54 | R ROSSI | CIP GP KTM | 2:03.020 | +0.744 |
8 | 80 | D ALONSO | CFMOTO ASPAR | 2:03.059 | +0.783 |
9 | 21 | V PÉREZ | RED BULL KTM AJO | 2:03.166 | +0.890 |
10 | 95 | C VEIJER | HUSQVARNA INTACT GP | 2:03.249 | +0.973 |
11 | 7 | F FARIOLI | SIC58 SQUADRA HONDA | 2:03.327 | +1.051 |
12 | 36 | A PIQUERAS | LEOPARD RACING HONDA | 2:03.370 | +1.094 |
13 | 64 | D MUÑOZ | BOÉ KTM | 2:03.389 | +1.113 |
14 | 58 | L LUNETTA | SIC58 SQUADRA HONDA | 2:03.390 | +1.114 |
15 | 6 | R YAMANAKA | MSi KTM | 2:03.462 | +1.186 |
16 | 82 | S NEPA | MTA TEAM KTM | 2:03.551 | +1.275 |
17 | 12 | J ROULSTONE | RB KTM TECH 3 | 2:03.760 | +1.484 |
18 | 72 | T FURUSATO | HONDA TEAM ASIA | 2:04.071 | +1.795 |
19 | 24 | T SUZUKI | HUSQVARNA INTACT GP | 2:04.468 | +2.192 |
20 | 19 | S OGDEN | MLAV HONDA | 2:04.716 | +2.440 |
21 | 70 | J WHATLEY | MLAV HONDA | 2:04.858 | +2.582 |
22 | 10 | N CARRARO | MTA TEAM KTM | 2:05.163 | +2.887 |
23 | 78 | J ESTEBAN | CFMOTO ASPAR | 2:05.355 | +3.079 |
24 | 5 | T BUASRI | HONDA TEAM ASIA | 2:05.634 | +3.358 |
25 | 55 | N DETTWILER | CIP GP KTM | 2:05.738 | +3.462 |
GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção