De Catar a Barcelona: MotoGP analisa quatro circuitos para substituir Valência

Lusail, Portimão, Jerez e Montmeló são as praças em que a Dorna, juntamente com a FIM, pretendem realizar o encerramento da temporada 2024 da MotoGP. Número de mortes em Valência sobe para 205

Com a confirmação nesta sexta-feira (1) de que o encerramento da temporada 2024 da MotoGP não será na Comunidade Valenciana, a categoria já busca alternativas para organizar a etapa final do campeonato. O cancelamento do GP de Valência veio após as fortes chuvas e as enchentes que assolaram parte da Espanha.

A ideia da Dorna, em conjunto com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) era também adiar a corrida final em uma semana, realizando a corrida no dia 24 de novembro, fator este que vem sendo discutido em reuniões desde quinta-feira (30) e que pode cair por terra, sobretudo se o campeonato não se decidir a favor de Jorge Martín agora na Malásia, possibilidade matemática real. Assim, quatro locais largam na frente para a substituição a Valência: Lusail, Portimão, Jerez e Montmeló.

[relacionadas]

De acordo com informações da CNN, já são 205 mortes confirmadas após a tempestade, além de inúmeros desaparecidos, mais de 20 locais sem água potável. Em comunicado, a Dorna afirmou que não queria desviar recursos da área para a organização da corrida.

“A MotoGP permanece com a Comunidade de Valência depois das enchentes devastadoras que afetaram a área. Nossos corações estão com todos aqueles que foram perdidos e aos que perderam muito. Estamos em contato constante com as autoridades locais e o circuito para analisar melhor como podemos ajudar e como proceder. Temos uma responsabilidade com todas as regiões que corremos, algo que vai bem além do esporte e dos eventos”, explicou a categoria.

As chuvas que atingiram a região de Valência deixaram 205 mortes até esta sexta (Foto: David Ramos/Getty Images)

Disputando a penúltima etapa da temporada neste fim de semana, na Malásia, a MotoGP seguiu a Fórmula E e retirou as atividades do Circuito Ricardo Tormo, que teve os arredores significativamente afetado pelas enchentes. Em cerca de oito horas, choveu o esperado para um ano inteiro, segundo autoridades locais.

MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (1), a partir de 23h50 (de Brasília), com a definição do grid de largada do GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2