Fernández vê queda de Ogura e é campeão da Moto2 com 2º. Acosta vence em Valência

É campeão! Ai Ogura abandonou, o que deixou o caminho mais brando para Augusto Fernández conquistar o título da Moto2 2022 após longos seis anos na classe intermediária. Pedro Acosta venceu a corrida e comandou a dobradinha da Ajo

É campeão — e com certa tranquilidade! Augusto Fernández conquistou no GP da Comunidade Valenciana o título da Moto2 2022 após longos seis anos na classe intermediária. O piloto espanhol correu praticamente com o grito entalado na garganta, já que Ai Ogura caiu e abandonou a prova ainda na nona volta, que foi vencida por Pedro Acosta. Ou seja: título para Fernández, vitória para Acosta e dobradinha para a Red Bull KTM Ajo.

Quem fechou o pódio dominado pelos espanhóis foi o italiano Tony Arbolino. Fermín Aldeguer e Albert Arenas vieram logo em seguida.

[relacionadas]

▶️ Campeão da Moto2 e promoção à MotoGP: Fernández encerra árduo trabalho com honras

Pedro Acosta venceu em Valência (Foto: Red Bull KTM Ajo)

WEB STORY
🔁 Bagnaia x Quartararo: a matemática do título da MotoGP
🔁 Ducati x Yamaha: duelo de titãs na decisã
o da MotoGP 2022
🔁 Bagnaia x Quartararo: o perfil dos candidatos ao título da MotoGP
2022

Manuel González e Jake Dixon aparecem em sexto e sétimo lugares, respectivamente. Jeremy Alcoba, Senna Agius e Marcel Schrötter completam o top-10 no circuito Ricardo Tormo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana de Moto2:

Com o sol brilhando em Cheste, a temperatura subiu na tarde deste domingo, chegando aos 22°C na hora da corrida da Moto2, o que levou o asfalto para 28°C. A umidade relativa do ar estava em 27%, com o vento soprando a 2 km/h no sentido sul.

Na hora da largada, o pole-position Alonso López conseguiu manter a ponta, mas pressionado e perto por Pedro Acosta. Tony Arbolino se instalou em terceiro, diante de Ai Ogura, que saiu muito bem para se instalar em quarto. Fermín Aldeguer subiu para quinto, diante de Fernández.

Largada da Moto2 em Valência (Vídeo: MotoGP)

Acosta logo tomou a liderança, mas um toque com López empurrou os dois para fora da linha, abrindo a porta para a passagem de Arbolino e Ogura, que subiram para primeiro e segundo. Fernández era o quinto, diante de Cameron Beaubier e Arón Canet.

López fez uma tentativa na direção de Ogura, que segurou. Acosta, então, passou Alonso, mas levou o troco pouco depois. Enquanto isso, Arbolino ia tentando escapar e já tinha mais de 0s5 de margem na liderança.

Na volta 4, López caiu na 11 pouco depois de cometer um erro na curva 8. Assim, Fernández foi promovido à quarta colocação, o que dava a ele uma margem maior para conquistar o título. Na disputa ao vivo, o campeonato seria decidido por 2,5 pontos em favor do espanhol.

López tenta se defender de Acosta e acaba perdendo a liderança para Arbolino (vídeo: MotoGP)

No giro seguinte, Beaubier conseguiu passar Fernández, que caiu para a quinta colocação. Assim, a diferença para Ogura no campeonato ia para só 0,5 ponto. E o japonês ia tentando chegar em Arbolino.

Na volta 6, Ogura fez uma tentativa para cima de Arbolino, mas os dois ficaram muito próximos de um toque. Mais atrás, Beaubier caiu, o que promoveu Fernández mais uma posição. Quem também se acidentou foi Celestino Vietti, o sexto abandono em nove corridas.

Na abertura da volta seguinte, Acosta conseguiu passar Ogura, que caiu para terceiro, mas apenas brevemente, já que conseguiu dar o troco no novato para recuperar a posição.

Na volta 9, Ogura caiu na curva 8, encerrando o sonho do título e confirmando a conquista do título de Augusto Fernández, que agora podia ficar na pista com mais tranquilidade.

Abandono de Ogura definiu campeonato da Moto2 ainda no início da corrida da Moto2 (Foto: Reprodução)

Na volta 12, Acosta conseguiu tomar a liderança de Arbolino e de cara abriu um pouco de vantagem para tentar consolidar a vitória. Fernández não vinha muito distante e já tinha uma boa margem em relação a Canet, o quarto colocado.

Na passagem seguinte, foi Augusto quem tomou a posição de Tony, formando uma dobradinha com Acosta, que nesta altura já tinha 0s734 de margem na liderança da prova.

Com dez voltas para o fim, a mesma curva 8 que viu a despedida de Ogura do título de 2022 foi palco da queda de Somkiat Chantra, companheiro do japonês no Team Asia. Niccolò Antonelli também caiu, completando o abandono duplo da VR46.

Restando sete voltas para o fim, Mattia Pasini engordou a lista de abandonos com uma queda no segundo setor de Valência. O veterano se acidentou ao depois de ser atingido por Jeremy Alcoba, que foi punido pelo lance na curva 4 com uma volta longa.

A celebração de Augusto Fernández após conquistar o título da Moto2 (Vídeo: MotoGP)

Pouco depois, Arón Canet também caiu, o que promoveu Tony Arbolino de volta ao pódio do circuito Ricardo Tormo.

Nas voltas finais, Augusto parou de pressionar até receber a bandeirada com 1s232 de atraso para Acosta. Arbolino completou o pódio.

Moto2 2022, GP da Comunidade Valenciana, Ricardo Tormo, Corrida:

1P ACOSTARed Bull KTM Ajo39min52s41325 voltas
2A FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo+1.232 
3T ARBOLINOMarc VDS Racing Team+10.163 
4F ALDEGUERSpeed Up Boscoscuro+14.407 
5A ARENASAspar GasGas+18.904 
6M GONZÁLEZVR46 Yamaha Master Camp+20.554 
7J DIXONAspar GasGas+21.244 
8J ALCOBAIntact GP+25.868 
9S AGIUSMarc VDS Racing Team+33.763 
10M SCHRÖTTERIntact GP+35.117 
11B BENDSNEYDERSAG Pertamina+35.598 
12B GOMEZHP40 Kalex+36.336 
13F SALACGresini Racing+38.942 
14L DALLA PORTAItaltrans Racing Team+41.710 
15J ROBERTSItaltrans Racing Team+45.238 
16A ZACCONEGresini Racing+51.827 
17K KUBOVR46 Yamaha Master Camp+52.884 
18S D KELLYAmerican Racing+53.109 
19A ESCRIGForward MV Agusta+55.179 
20M RAMÍREZForward MV Agusta+55.627 
21Z GOORBERGHRW Racing GP+1:03.904 
22T HADASAG Pertamina+1:16.586 
23A CANETHP40 KalexAbandonou 
24M PASINIRW Racing GPAbandonou 
25S CHANTRATeam Asia HondaAbandonou 
26N ANTONELLIVR46 Racing TeamAbandonou 
27A OGURATeam Asia HondaAbandonou 
28C VIETTIVR46 Racing TeamAbandonou 
29C BEAUBIERAmerican RacingAbandonou 
30A LOPÉZSpeed Up BoscoscuroAbandonou 
31S CORSIForward MV AgustaAbandonou 
GRANDE PRÊMIO prepara esquenta para decisão do título da MotoGP. Confira aqui (Foto: Divulgação | Arte: Rodrigo Berton)