López segura ataques de Baltus no Catar e vence abertura da Moto2 2024. Moreira é 22º
Alonso López sempre esteve entre os primeiros colocados na prova da Moto2 no Catar, mas precisou segurar os ataques de Baltus para vencer a abertura do campeonato. Sergio García fechou o pódio em Lusail
A abertura da temporada 2024 da Moto2 foi imprevisível. Favoritos não andaram bem no Catar, os novos pneus confundiram os pilotos e nomes de pouco destaque apareceram nas primeiras posições. No fim, Alonso López precisou domar os ferozes ataques de Barry Baltus para conquistar a prova inaugural do campeonato.
López se destacou desde a largada, quando assumiu a ponta, mas precisou lutar muito para se manter nas primeiras posições. Nos últimos giros, encarou um forte Baltus tentando a primeira vitória na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade, mas sem sucesso. A distância entre os dois na bandeirada foi de apenas 0s055.
O pódio ainda ficou completo com Sergio García, que terminou na terceira colocação. Ai Ogura foi o quarto, com Manuel González na quinta posição. Joe Roberts, Albert Arenas, Celestino Vietti e Arón Canet fecharam o top-10 no Catar.
Vários favoritos não andaram bem em Lusail. Canet, por exemplo, fez a pole e chegou a liderar no começo, mas foi perdendo rendimento com os pneus médios e terminou em décimo. Fermín Aldeguer e Tony Arbolino, candidatos ao título, sequer pontuaram na estreia em 16º e 20º lugares, respectivamente.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O brasileiro Diogo Moreira estreou na classe intermediária sem grande destaque. Largando no final do grid, o piloto da Italtrans não se envolveu em confusões e terminou apenas em 22º lugar, a 43 segundos do vencedor.
A Moto2 volta a acelerar entre os dias 22 e 24 de março, em Portimão, em Portugal, com a segunda etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o GP do Catar da Moto2 2024:
Com a chegada da noite em Lusail, as temperaturas baixaram. Os termômetros marcavam, no momento da partida, 22ºC no ar e 29ºC na pista, além de ventos de 2 km/h.
Arón Canet largou mal e caiu para a sétima posição na largada. Com isso, Alonso López assumiu a liderança seguido por Manuel González, Albert Arenas, Tony Arbolino e Barry Baltus.
Favorito ao título, Fermín Aldeguer também não partiu bem em Lusail e caiu para a 13ª colocação ainda na primeira volta.
Na segunda volta, González mergulhou no meio do circuito e tomou a dianteira. López, porém, reagiu rapidamente e retomou a posição no mesmo giro.
Em prova de recuperação, Canet empilhou ultrapassagens na segunda volta, assumiu a liderança no terceiro giro em Lusail e ainda cravou a melhor marca da prova. Mais atrás, Ai Ogura e Baltus superavam Arbolino com ajuda do vácuo na reta.
González novamente se aproveitou para mergulhar no final da reta e superou López, assumindo a segunda posição. Logo depois, porém, levou o troco e voltou para terceiro.
Na abertura da sexta volta, López usou a potência na reta principal para assumir a liderança da prova. Na sequência, González foi no embalo e subiu para segundo, empurrando Canet para terceiro.
Quem começou a perder rendimento foi Izan Guevara, caindo de oitavo para 16ª. Lá atrás, Diogo Moreira tentava uma prova de recuperação, em 23º.
Canet começou a perder rendimento na moto. O espanhol foi ficando distante de López e González, que passaram a abrir 0s6 de vantagem na liderança.
A primeira vítima do dia foi Ayumu Sasaki, que perdeu o controle da moto no final da reta principal e abandonou a prova.
Canet seguiu perdeu rendimento em Lusail e acabou superado por Baltus. Mais atrás, Aldeguer tentava recuperação, mas ficou preso em nono lugar, atrás de Zonta Van den Goorbergh.
Na volta 10, foi a vez de Ogura superar Canet. Logo depois, Sergio García aproveitou o embalo na curva 6 e também tomou a posição, subindo para a quinta colocação.
Baltus entreou de vez na briga na volta 11. O jovem belga superou González e rapidamente colou na traseira de López, com esse trio se destacando em relação ao resto. Mais atrás, García passou o companheiro Ogura e foi para quarto.
A briga pela liderança passou a ser entre cinco pilotos, com García e Ogura entrando na briga. Ao mesmo tempo, Aldeguer perdeu rendimento e caiu para 14º.
A 6 voltas para o fim, García tomou a terceira posição. Nos boxes, Guevara encostava sua moto com problemas e abandonava a primeira etapa do calendário.
Nas últimas voltas, López e Baltus conseguiram se distanciar de García e ficaram em uma briga privada pela vitória em Lusail. O espanhol, porém, conseguia se manter à frente sem problemas.
Lá atrás, Deniz Öncü superou Aldeguer e tirou o espanhol da zona de pontuação, agora na 16ª colocação.
Na última volta da prova, López apelou para uma pilotagem mais defensiva para tentar se segurar dos ataques do belga. E deu certo, garantindo a primeira vitória da temporada 2024. Baltus, porém, tentou em diversas oportunidades e quase chegou a bater no rival. García fechou o pódio.
Moto2 2024, GP do Catar, Lusail, Corrida:
Pos. | Moto | Piloto | Equipe | Diff |
1 | 21 | A LÓPEZ | SPEED UP BOSCOSCURO | 18 voltas |
2 | 7 | B BALTUS | FIETEN OLIE KALEX | + 0.055 |
3 | 3 | S GARCÍA | MSi BOSCOSCURO | + 0.742 |
4 | 79 | A OGURA | MSi BOSCOSCURO | + 1.514 |
5 | 18 | M GONZÁLEZ | QJMOTOR GRESINI KALEX | + 5.100 |
6 | 24 | M RAMIREZ | ONLYFANS ART KALEX | + 5.320 |
7 | 16 | J ROBERTS | ONLYFANS ART KALEX | + 9.058 |
8 | 75 | A ARENAS | QJMOTOR GRESINI KALEX | + 9.210 |
9 | 13 | C VIETTI | RED BULL KTM KALEX | + 10.710 |
10 | 44 | A CANET | FANTIC KALEX | + 10.879 |
11 | 35 | S CHANKRA | IDEMITSU KALEX | + 15.066 |
12 | 52 | J ALCOBA | CORREOS VR46 KALEX | + 18.986 |
13 | 84 | Z VD GOORBERGH | FIETEN OLIE KALEX | + 19.038 |
14 | 64 | B BENDSNEYDER | PERTAMINA SAG KALEX | + 22.338 |
15 | 53 | D ÖNCÜ | RED BULL KTM KALEX | + 22.568 |
16 | 54 | F ALDEGUER | SPEED UP BOSCOSCURO | + 25.220 |
17 | 81 | S AGIUS | HUSQVARNA INTACT KALEX | + 27.060 |
18 | 15 | D BINDER | HUSQVARNA INTACT KALEX | + 28.515 |
19 | 71 | D FOGGIA | ITALTRANS KALEX | + 30.099 |
20 | 14 | T ARBOLINO | ELF MARC VDS KALEX | + 30.356 |
21 | 12 | F SALAC | ELF MARC VDS KALEX | + 41.203 |
22 | 10 | D MOREIRA | ITALTRANS KALEX | + 43.118 |
23 | 20 | X CARDELÚS | FANTIC KALEX | + 43.185 |
24 | 34 | M AJI | IDEMITSU KALEX | + 43.259 |
25 | 5 | J MASIÀ | PERTAMINA SAG KALEX | + 43.623 |
26 | 17 | A ESCRIG | FORWARD TEAM | + 1:07.049 |
27 | 43 | X ARTIGAS | FORWARD TEAM | + 1:07.149 |
28 | 28 | I GUEVARA | CFMOTO ASPAR KALEX | Abandonou |
29 | 22 | A SASAKI | CORREOS VR46 KALEX | Abandonou |
Classificação da Moto2 2024 após o GP do Catar:
Pos. | Moto | Piloto | Equipe | PTS |
1 | 21 | A LÓPEZ | SPEED UP BOSCOSCURO | 25 |
2 | 7 | B BALTUS | FIETEN OLIE KALEX | 20 |
3 | 3 | S GARCÍA | MSi BOSCOSCURO | 16 |
4 | 79 | A OGURA | MSi BOSCOSCURO | 13 |
5 | 18 | M GONZÁLEZ | QJMOTOR GRESINI KALEX | 11 |
6 | 24 | M RAMIREZ | ONLYFANS ART KALEX | 10 |
7 | 16 | J ROBERTS | ONLYFANS ART KALEX | 9 |
8 | 75 | A ARENAS | QJMOTOR GRESINI KALEX | 8 |
9 | 13 | C VIETTI | RED BULL KTM KALEX | 7 |
10 | 44 | A CANET | FANTIC KALEX | 6 |
11 | 35 | S CHANKRA | IDEMITSU KALEX | 5 |
12 | 52 | J ALCOBA | CORREOS VR46 KALEX | 4 |
13 | 84 | Z VD GOORBERGH | FIETEN OLIE KALEX | 3 |
14 | 64 | B BENDSNEYDER | PERTAMINA SAG KALEX | 2 |
15 | 53 | D ÖNCÜ | RED BULL KTM KALEX | 1 |
16 | 54 | F ALDEGUER | SPEED UP BOSCOSCURO | 0 |
17 | 81 | S AGIUS | HUSQVARNA INTACT KALEX | 0 |
18 | 15 | D BINDER | HUSQVARNA INTACT KALEX | 0 |
19 | 71 | D FOGGIA | ITALTRANS KALEX | 0 |
20 | 14 | T ARBOLINO | ELF MARC VDS KALEX | 0 |
21 | 12 | F SALAC | ELF MARC VDS KALEX | 0 |
22 | 10 | D MOREIRA | ITALTRANS KALEX | 0 |
23 | 20 | X CARDELÚS | FANTIC KALEX | 0 |
24 | 34 | M AJI | IDEMITSU KALEX | 0 |
25 | 5 | J MASIÀ | PERTAMINA SAG KALEX | 0 |
26 | 17 | A ESCRIG | FORWARD TEAM | 0 |
27 | 43 | X ARTIGAS | FORWARD TEAM | 0 |
28 | 28 | I GUEVARA | CFMOTO ASPAR KALEX | 0 |
29 | 22 | A SASAKI | CORREOS VR46 KALEX | 0 |
GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção