Álex Márquez segura Bezzecchi e vence sprint da MotoGP em Silverstone. Bagnaia é 14º
Álex Márquez foi cerebral para assumir a liderança e aguentar a pressão de Marco Bezzecchi no final para vencer a corrida sprint do GP da Grã-Bretanha da MotoGP
Se você tem uma Ducati, está em boas mãos — seja a GP23 ou GP22. Quem comprovou isso neste sábado (5) foi Álex Márquez que aproveitou ao máximo as dez voltas da corrida sprint para vencer pela primeira vez na MotoGP 2023.
Atrás dele, apareceu Marco Bezzecchi que recupera a vice-liderança do campeonato — está agora 27 pontos longe do líder Francesco Bagnaia, que não teve um bom dia em Silverstone. A Aprilia de Maverick Viñales completa o pódio.
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Johann Zarcocompletou a prova curta em quarto lugar, à frente de Aleix Espargaró. Jorge Martín, Jack Miller, Augusto Fernández, Brad Binder e Miguel Oliveira fecham o top-10.
E Francesco Bagnaia? Largou de sexto, terminou em 14º. Um dia difícil para o campeão vigente da classe rainha. Marc Márquez foi apenas 18º, e Fabio Quartararo, que largou de último, ganhou apenas uma posição e finalizou em 21º lugar.
A MotoGP volta à pista neste domingo, às 9h (de Brasília) para a largada do GP da Grã-Bretanha. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.
Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP em Silverstone:
A nona corrida sprint da temporada 2023 encontrou tempo fechado e pista úmida. Quando os pilotos deixaram os boxes, os termômetros mediam 18°C, com o asfalto chegando a 22°C. A umidade relativa do ar era de 72%.
No grid, a escolha de pneus foi uniforme por conta da pista molhada: todos calçados com os compostos de chuva.
A corrida sprint, no entanto, era dúvida. As condições difíceis no circuito de Silverstone por causa da chuva fizeram os pilotos e a direção de prova realizar uma reunião de última hora para decidir seguir ou não com a prova curta. No início do dia, a visibilidade estava bastante prejudicada pelo spray, mas foi melhorando ao longo do dia já que Moto2, Moto3 e MotoE tiveram atividades no traçado. Por isso, optaram por manter a sprint.
Quando as luzes se apagaram, Jack Miller ameaçou assumir a ponta, mas Marco Bezzecchi levou a melhor. Miller conseguiu, no entanto, ganhar a ponta já na segunda curva. Bezzecchi vinha atrás.
Na sequência, Jorge Martín, Aléx Márquez e Augusto Fernández completavam o top-5. Francesco Bagnaia caiu de sexto para 12º, logo à frente de Marc Márquez.
A nove para o fim, Martín passou Bezzecchi e estava só 0s246 distante de Miller. O australiano, inclusive, tinha três Ducati atrás e tentava se afastar o máximo possível.
Enquanto isso, Bagnaia seguia sem se entender com Silverstone. Caiu para 14º, mas conseguiu voltar à 12ª posição. Lá na frente, Álex Márquez superou Martín e tomou o segundo posto, 0s328 do #43 da KTM.
Mas a oito pro fim Márquez foi por dentro e passou Miller, que também se viu ultrapassado por Bezzecchi. A pressão das Ducati funcionou. E detalhe: de duas GP22.
Logo abaixo de Miller, as Aprilia de Maverick Viñales e Aleix Espargaró ocupavam a quarta e quinta colocações, respectivamente. Abaixo deles, as duas Pramac.
Álex Márquez já abria quase 1s de Bezzecchi. Mais atrás, Bagnaia era 11º e não conseguia se recuperar, bem como Marc Márquez que caiu para 18º.
E Fabio Quartararo? O francês largou da última posição e tinha ganhado apenas uma até então, estava em 21º.
A cinco voltas do fim, Miller acabou caindo para quinto ao ver as duas Aprilia ultrapassá-lo. A sequência era: Álex Márquez, Bezzecchi, Viñales, Aleix Espargaró e Miller.
A vida do #43 ia se complicando ainda mais: a boa largada não compensou, já que também viu as duas Pramac superá-lo. Caiu para sétimo, mas tentava batalha com Martín pela sexta posição.
Na última volta, o top-3 era o mesmo, mas Zarco conseguiu passar Aleix pelo quarto lugar. Miller ainda era sétimo e via Martín à frente. Bezzecchi deu tudo de si para tentar chegar ao irmão mais novo de Marc Márquez, mas não houve tempo: o #73 recebeu a bandeirada na primeira posição.