Aleix Espargaró comanda 1-2 em TL1 dominante da Aprilia na Catalunha. Bagnaia é 5º

Ninguém conseguiu tirar as Aprilia do topo do treino livre 1 da MotoGP para o GP da Catalunha: Aleix Espargaró liderou com 1min39s809, à frente de Maverick Viñales

Os pilotos até tentaram separá-las, mas ninguém conseguiu tomar as primeiras posições da Aprilia no treino livre 1 do GP da Catalunha nesta sexta-feira (1). Aleix Espargaró foi o único na casa de 1min39s — anotou 1min39s809 — e comandou a sessão à frente de seu companheiro de equipe, Maverick Viñales.

Jorge Martín fecha o top-3, 1s050 distante do espanhol de Granollers. Brad Binder e Francesco Bagnaia aparecem logo atrás.

Relacionadas

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pol Espargaró, Miguel Oliveira, Franco Morbidelli, Fabio Quartararo e Johann arco completam o top-10. Marc Márquez foi o único a sofrer queda no primeiro treino e finalizou em 21º lugar, com 1min41s448.

O treino da MotoGP para o GP da Catalunha acontece logo mais, às 10h (de Brasília)GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o TL1 da MotoGP em Barcelona:

A sexta-feira começou com o céu parcialmente nublado, com os termômetros marcando 25°C no ambiente e 28°C no asfalto. A umidade relativa do ar estava na casa dos 76%, com o vento soprando a 10 km/h.

Com 45 minutos na regressiva, todos os pilotos já iniciam as atividades na pista. Jorge Martín foi o primeiro a assumir a ponta, mas logo batido por Maverick Viñales com 1min41s336. Martín e Aleix Espargaró vinham atrás.

Início do TL1 da MotoGP (Vídeo: MotoGP)

Campeão vigente e líder do campeonato, Francesco Bagnaia pulou para terceiro, mas logo teve seu tempo derrubado. Marco Bezzecchi, Enea Bastianini, Johann Zarco e Pol Espargaró melhoravam. O #1, no entanto, logo voltou às primeiras posições, colocando-se em terceiro lugar com 1min40s900.

Aleix logo superou Viñales com 1min40s497, deixando o companheiro de equipe em segundo. Bagnaia, Miguel Oliveira, Martín e Zarco acompanhavam.

Em relação às motos japonesas, a 30 minutos para o fim, Fabio Quartararo era o melhor e estava na sexta posição com 1min41s011. Takaaki Nakagami era 18º e com melhor tempo entre as Honda, já que Marc Márquez estava logo atrás. Joan Mir ainda estava nos boxes.

Depois de uma passada 'geral' nos boxes, os pilotos retornaram à pista. O top-3, no entanto, seguia o mesmo e os pilotos tinham 20 minutos no cronômetro.

Quartararo era o melhor colocado com a Yamaha (Vídeo: MotoGP)

Nos dez minutos finais, a liderança seguia com uma Aprilia: de volta com Viñales, que anotou 1min40s073. Espargaró vinha atrás, e Brad Binder aparecia em terceiro 0s786 distante do líder.

Bagnaia, Oliveira, Martín, Morbidelli, Quartararo, Zarco e Álex Márquez completam as dez primeiras posições. A primeira queda da sessão foi de Marc Márquez, que se levantou e caminhava aparentemente bem após sofrer queda na curva 5.

Martín separou as Aprilia ao rodar em 1min40s482 e se colocar em segundo lugar, 0s409 atrás de Viñales. Mas não durou muito. Isso porque o espanhol de Granollers foi o primeiro a chegar à casa de 1min39s com 1min39s809, assumindo a ponta.