Torres desbanca Casadei e crava pole da MotoE na Catalunha. Granado cai e fica em 10º

Jordi Torres foi muito superior aos rivais na classificação da MotoE em Barcelona e garantiu a pole para o GP da Catalunha. O brasileiro Eric Granado caiu no Q2 e foi levado para o centro médico

A classificação da MotoE na Catalunha acabou com Jordi Torres na pole. Com uma grande volta no início do Q2, o espanhol vai largar na frente correndo em casa após marcar o tempo de 1min48s731. Mattia Casadei bem que tentou tomar o posto, mas ficou com a segunda posição no grid, com Andrea Mantovani completando a primeira fila.

Kevin Zannoni larga na quarta posição, ao lado de Miquel Pons e Matteo Ferrari. Hector Garzó, Nicolas Spinelli, Alessandro Zaccone e Eric Granado completam o top-10. O brasileiro, aliás, caiu no início do Q2 ao sair dos boxes, não conseguiu uma volta rápida na parte final da classificação e foi levado para exames no centro médico do circuito.

Jordi Torres (Foto: MotoE)
[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoE volta à pista de Barcelona neste sábado para a disputa das duas corridas do final de semana. A largada da primeira será às 7h15 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda prova está marcada para às 11h10. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi a classificação da MotoE na Catalunha:

O Q1 começou com algumas nuvens cercando o circuito de Barcelona e temperatura de 28ºC no ar, 47ºC na pista, além de pouco vento para atrapalhar os pilotos. A luz aparece no fim dos boxes e os pilotos logo saíram em busca dos melhores tempos.

Tito Rabat, com problemas na moto, também foi ausência na definição do grid. Hikari Okubo ficou sem tempo após cair nos primeiros minutos da sessão classificatória.

Logo de cara, Randy Krummenacher perdeu uma volta rápida por conta de bandeiras amarelas. Eric Granado, por outro lado, mostrou força e fez 1min48s928 para tomar a dianteira, seguido por Kevin Zannoni, garantindo os dois primeiros para a fase seguinte da classificação.

Hikari Okubo caiu logo no início da classificação (Vídeo: Reprodução/MotoE)

Com o cronômetro zerado, Krummenacher pulou para terceiro, mas não foi suficiente para garantir vaga no Q2. Alem do alemão, foram eliminados Oscar Gutierrez, Alessio Finello, Kevin Manfredi, Mika Perez e Maria Herrera.

O Q2 começou com Matia Casadei marcando o primeiro tempo, mas logo superado por Jordi Torres, com 1min48s731. Minutos depois, a bandeira amarela pintou porque Granado caiu na curva 1, saindo dos boxes. O brasileiro foi atendido pelos médicos, mas saiu caminhando sozinho para fora da pista.

Eric Granado caiu saindo dos boxes em Barcelona (Foto: Reprodução/MotoGP)

Com 3 minutos para o fim, a bandeira amarela foi retirada e os pilotos voltaram a acelerar em Barcelona. Casadei marcou 1min48s824 e pulou para segundo, acompanhado de perto por Mantovani e Zannoni.

Ferrari poderia ser uma ameaça após fazer uma boa primeira parcial, mas perdeu ritmo durante a volta e acabou ficando apenas com a sexta colocação.

Com o cronometro zerado, os esforços foram em vão. Ninguém melhorou na última tentativa e o grid terminou com Torres na frente, seguido por Casasei, Mantovani, Zannoni e Pons.