Sato comanda 1-2 da Ganassi na quarta-feira de treinos da Indy 500. Kanaan é 23º
Takuma Sato puxou um 1-2 da Ganassi no que finalmente foi um dia tranquilo de treinos livres da Indy 500 2023. Scott Dixon foi o segundo, enquanto Tony Kanaan e Helio Castroneves foram, respectivamente, 23º e 24º
Depois de uma terça-feira de muita chuva e de cancelamento das atividades, a Indy 500 2023 finalmente começou. Nesta quarta-feira (17), o treino livre correu normalmente durante a tarde americana, com a Ganassi mostrando sua força e Takuma Sato na frente.
O japonês virou 39s226, seguido bem de perto pelo companheiro de Ganassi, Scott Dixon. O neozelandês virou forte logo cedo, ficando 0s04 atrás de Sato. O time ainda teve Álex Palou, em quarto, e Marcus Ericsson, em sétimo, todos bem posicionados.
Quem estragou a trinca do time e da Honda foi Santino Ferrucci, mostrando força da Chevrolet e da Foyt. O americano ficou 0s07 acima da marca de Takuma. Scott McLaughlin, em quinto, e Josef Newgarden, nono, apareceram com a Penske.
Colton Herta, em sexto, Ryan Hunter-Reay, em oitavo, e Marco Andretti, décimo, completaram o top-10 do dia de atividades no IMS. Os brasileiros tiveram desempenhos discretos: Tony Kanaan foi 23º, Helio Castroneves ficou em 24º.
Os pilotos voltam à pista nesta quinta-feira (18) para a quarta sessão de treino livre, no oval de Indianápolis. A Indy ainda terá no próximo fim de semana a classificação, com decisão do pole e o Bump da Indy 500. A definição do grid acontece entre os dias 20 e 21 de maio, enquanto a corrida será no dia 28. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Confira como foi o TL3 da Indy 500 nesta quarta-feira:
As 6 horas de treinos livres começaram com Scott Dixon como destaque absoluto, estabelecendo o tempo de 39s271 em sua quarta tentativa. Logo na sequência, outros dois pilotos também fizeram boas voltas: Álex Palou, líder do campeonato, com 39s750, e Ed Carpenter, com 40s046.
Com 1 hora de treino, Dixon ainda era o primeiro colocado, com sobras, seguido por Palou, Scott McLaughlin, Ryan Hunter-Reay e Kyle Kirkwood. Completavam o top-10: Carpenter, Josef Newgarden, Marcus Ericsson, Felix Rosenqvist e Sting Ray Robb. Os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves ocupavam a 18ª e 22ª posições, respectivamente — ambos a mais de 1s do líder.
Com 4h50 para o fim, a sessão foi interrompida por uma bandeira amarela, acionada devido a um pedaço de mangueira que escapou de um carro e apareceu no traçado. A atividade foi retomada logo, cinco minutos depois, e na sequência que os carros voltaram para a pista, Will Power estabeleceu o segundo melhor tempo com 39s671.

Dixon ainda mantinha a dianteira do treino livre quando restavam 4 horas de atividade. Power, Palou, McLaughlin e David Malukas vinham na sequência. Hunter-Reay, Ericsson, Kirkwood, Carpenter e Newgarden completavam os dez primeiros. Kanaan e Castroneves caíram neste período e foram para 21º e 25º, respectivamente.
Quando faltavam 3h31 de treino, Palou reduziu a diferença para Dixon e tomou a segunda posição. O espanhol conseguiu o tempo de 39s515. A sessão chegou a sua metade com Dixon ainda tranquilo na liderança, seguido por Palou, Power, McLaughlin e Malukas. O top-10 ainda tinha: Hunter-Reay, Stefan Wilson, Conor Daly, Ericsson e Kirkwood. Castroneves era o 16º e Kanaan, o 28º.
Com 2h30 para o fim, RC Enerson foi para a pista e finalmente completou o seu programa para novatos, o que não tinha conseguido pela manhã. O tempo marcado foi de 41s104. Na sequência, bandeira amarela para revisão da pista, que durou quase 15 minutos.

Quando restavam 2h de atividade, Dixon ainda liderava com o mesmo tempo que estabeleceu no início do treino. Palou, Power, McLaughlin e Malukas se mantinham entre os cinco melhores. Já Hunter-Reay, Daly, Colton Herta, Wilson e Benjamin Pedersen vinham na sequência. Os brasileiros continuavam na segunda metade do ranking com Castroneves em 19º e Kanaan, em 29º.
Perto do início do chamado 'Happy Hour', na hora final do dia, a Ganassi tomou de assalto o comando das ações. Além de Dixon e Palou, Ericcsson e Takuma Sato entraram na festa, com o japonês virando 39s226 e batendo o tempo que parecia imbatível do neozelandês. 1-2-3-4 dos comandados por Chip Ganassi.
Sato seguia lá na frente com o 'Happy Hour' 1 da Indy 500 rolando, parecia que estava rolando a própria Indy 500 tamanha era a fila de carros. Mas a quadra da Ganassi caía por terra, com Newgarden, Herta, Santino Ferrucci e até Marco Andretti entrando no bolo. E assim as coisas ficaram até o fim do primeiro dia das 500 Milhas de Indianápolis 2023.
Indy 2023, 500 Milhas de Indianápolis, TL3:
1 | T SATO | Ganassi Honda | 39.226 | 92 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.271 | +0.045 | 93 |
3 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 39.305 | +0.079 | 79 |
4 | A PALOU | Ganassi Honda | 39.349 | +0.123 | 108 |
5 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 39.392 | +0.166 | 136 |
6 | C HERTA | Andretti Honda | 39.464 | +0.238 | 115 |
7 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 39.526 | +0.300 | 110 |
8 | R HUNTER-REAY | Dreyer & Reinbold Chevrolet | 39.540 | +0.314 | 81 |
9 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 39.567 | +0.341 | 111 |
10 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 39.651 | +0.425 | 74 |
11 | J HARVEY | RLL Honda | 39.666 | +0.440 | 78 |
12 | W POWER | Penske Chevrolet | 39.671 | +0.445 | 118 |
13 | G RAHAL | RLL Honda | 39.697 | +0.471 | 79 |
14 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 39.733 | +0.507 | 123 |
15 | S WILSON | Dreyer & Reinbold Chevrolet | 39.773 | +0.547 | 109 |
16 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 39.798 | +0.572 | 110 |
17 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 39.799 | +0.573 | 107 |
18 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 39.852 | +0.626 | 151 |
19 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 39.893 | +0.667 | 142 |
20 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 39.910 | +0.684 | 122 |
21 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 39.915 | +0.689 | 114 |
22 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 39.924 | +0.698 | 97 |
23 | T KANAAN | McLaren Chevrolet | 39.953 | +0.727 | 81 |
24 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 39.973 | +0.747 | 84 |
25 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 40.020 | +0.794 | 108 |
26 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 40.034 | +0.808 | 103 |
27 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 40.044 | +0.818 | 98 |
28 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.046 | +0.820 | 123 |
29 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 40.078 | +0.852 | 110 |
30 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 40.080 | +0.854 | 105 |
31 | K LEGGE | RLL Honda | 40.096 | +0.870 | 68 |
32 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 40.125 | +0.899 | 112 |
33 | R ENERSON | Abel Chevrolet | 40.176 | +0.950 | 29 |
34 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 40.285 | +1.059 | 79 |
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!