Power celebra volta ao Fast 6 em Long Beach e destaca equilíbrio em briga da pole

Em Long Beach, Will Power voltou à fase decisiva da classificação na Indy após 19 corridas. Última vez foi em Laguna Seca em 2022

Com 68 largadas na primeira colocação na Indy, Will Power festejou em Long Beach o fim do jejum que já durava 19 classificações sem avançar ao Fast 6, fase que define o pole-position na categoria. A última vez que o australiano disputou a posição de honra no grid de largada foi em Laguna Seca 2022, quando se isolou como recordista de poles na Indy e também ratificou o título daquele ano.

Em 2023, Power viveu um período conturbado fora das pistas, em decorrência de um problema de saúde de sua esposa, Liz Power, revelado em janeiro do ano passado. O piloto da Penske, inclusive, não disputou as 24 Horas de Daytona em questão para cuidar da companheira. O episódio influenciou nas pistas, mas não é considerada a única razão para o recordista de poles da Indy não ter, de fato, brigado para estar na posição de honra no campeonato passado.

[relacionadas]

Power destacou que um dos fatores é o próprio equilíbrio histórico da Indy e usou o exemplo de São Petersburgo, primeira etapa da temporada 2024, quando foi eliminado antes do Fast 6 por apenas 0s021.

“Essa tem sido a história dos últimos dois anos [definição nos milésimos]. Um dos engenheiros de dados disse que se somássemos o tempo de tudo o que faltou para entrar nesses Fast Six todos, acho que daria 0s2. Perdi por 0s021 em St. Pete, por exemplo. Mas também tivemos um monte de poles por essa diferença. Isso é o que eu vivi ao longo dos anos”, comentou.

Will Power durante classificação do GP de Long Beach (Foto: IndyCar)

Em Long Beach, a 69ª pole da carreira não veio por apenas 0s004, mas Power optou pro não lamentar o detalhe mínimo que faltou e reconhecer o desempenho de Felix Rosenqvist, que, de quebra, fez a Meyer Shank largar na frente pela primeira vez na história.

“Não sobrou muita coisa, talvez pudesse ter feito um pouco melhor a curva 10 e o hairpin. Bem, em qualquer pista, a diferença são centésimos. Isso mostra o quanto foi boa a volta do Felix e como a Indy é disputada”, disse.

Durante os treinos livres, Will Power protagonizou três episódios em que acertou o muro na curva 8. Foi uma vez no TL1 de sexta-feira (19) e duas vezes no TL2, deflagrando única bandeira vermelha da atividade do sábado. Este trecho passou por uma pequena reforma, com alteração da zebra na parte interna do contorno.

Power evitou usar as mudanças como desculpa e reconheceu ter arriscado ao acelerar um pouco antes, visto que diminuíram os bumps na pista. O australiano também deixou claro que a Penske trabalhou muito bem entre as atividades e arrumou tudo o que foi danificado no carro.

Will Power ficou perto de voltar ao caminho das poles na Indy (Foto: IndyCar)

“Tudo o que fazia danificava o braço da suspensão. Foram três vezes [durante os treinos livres]. Está legal a curva 8. Antes tinha bastante ondulação, mas parece que agora está diferente”, falou.

“Essa mudança me induziu a dar o pé no acelerador um pouco a Power destaca volta de Rosenqvist e celebra primeiro Fast Six na Indy desde 2022ntes, então tinha mais potência perto do muro. Algumas vezes deram certo, mas bati em outras. Mas a equipe realizou todo conserto”, finalizou.

O GP de Long Beach da Indy tem largada marcada para às 16h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com transmissão de ESPN, TV Cultura e Star+, e cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!