Lundgaard supera Penske no fim e lidera último teste do Desafio do US$ 1 Milhão
Christian Lundgaard surgiu na reta final do último teste do Desafio do US$ 1 Milhão da Indy para sair com a liderança. Tempo do dinamarquês foi 1min38s219
O dinamarquês Christian Lundgaard surgiu na reta final do último teste do Desafio do US$ 1 Milhão da Indy e terminou na liderança. Na atividade da tarde deste sábado (23), o piloto da RLL cravou a marca de 1min38s219, já nos momentos finais da atividade, para tomar a ponta das mãos do bicampeão Will Power, da Penske.
Já o terceiro lugar ficou nas mãos do neozelandês Scott McLaughlin, companheiro de Power na Penske. A marca foi de 1min38s724. Em seguida, veio o trio da McLaren, com o americano Alexander Rossi, o mexicano Pato O'Ward e o inglês Callum Ilott, que liderou o teste matinal do sábado.
Colton Herta, de Andretti, veio na sétima posição, seguido pelo francês Romain Grosjean, da Juncos. Rinus VeeKay, da Carpenter, foi nono colocado, enquanto Álex Palou, líder das sessões de sexta-feira, finalizou o top-10.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A classificação do Desafio do US$ 1 Milhão da Indy tem início a partir das 21h00 (de Brasília, GMT-3). As corridas preliminares tem início às 13h00 de domingo, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi a última sessão de testes da Indy no Thermal Club:
Um pequeno vendaval que resultou em tempestade de areia acabou adiando o início da sessão. Porém, o cronômetro foi disparado mesmo assim para não atrasar a programação. Os carros começaram a ir para a pista com 15 minutos do tempo corrido. Com pouca ação na pista, a Penske tomou as duas primeiras posições após os primeiros 30 minutos, com Will Power em primeiro, com 1min40s777 e Josef Newgarden em segundo, com 1min41s070.
Pato O’Ward assumiu a liderança da sessão com pouco mais de 30 minutos de atividade, registrando 1min40s3872. Isso demoveu Will Power para o segundo posto, coincidentemente, no momento em que o australiano estava na pista e abusava dos limites, passando com duas rodas na área de escape.
Na sequência, foi a vez de Marcus Ericsson e Álex Palou se perderem no traçado. O sueco e o espanhol, que não haviam registrado tempo, saíram da pista na curva 6, onde há uma grande área de escape asfaltada e continuaram o treino sem maiores intercorrências.
Com 46 minutos de sessão, Christian Rasmussen ocasionou a primeira bandeira vermelha, justamente na curva 6. Segundos após Romain Grosjean passar reto por ali, o dinamarquês rodou e ficou com o carro atolado na brita. A equipe de serviço da Indy trabalhou rápido e o piloto da Carpenter voltou à pista dois minutos depois.
A bandeira verde tremulou com 1h09min para o final da atividade e logo Alexander Rossi assumiu a liderança, com 1min40s2976. Com Pato em segundo e Callum Ilott registrando o quinto tempo, a McLaren ocupava os cinco primeiros lugares com seus três pilotos — entre eles, Power e Palou, com o terceiro e quarto tempo, respectivamente.
Foi então que o treino ficou mais agitado, em um dos momentos mais intensos do final de semana, com pilotos registrando voltas em sequência. Rinus Veekay foi o primeiro a entrar na casa de 1min39s na atividade, com 1min39s3927, e assumiu a dianteira a 1h04min para o fim. Um minuto depois, Will Power fez 1min38s6404 e tirou o neerlandês do primeiro posto.
A classificação como um todo teve bastante alteração após a bandeira verde e formavam o Top-10 Power, McLaughlin, Ilott, Veekay, Blomqvist, Rasmussen, Rossi, O’Ward, Palou e Grosjean na metade da atividade. Até aquele momento, Pietro Fittipaldi, Agustín Canapino, Marcus Armstrong e Christian Lundgaard não haviam registrado tempo.
Scott Dixon entrou top-5 com a quinta marca — 1min39s4174 —, mas rodou logo na sequência. O hexacampeão deu um 180º na curva 5 e não causou interrupção.
Com 30 minutos restantes para o fim da sessão, Power seguia na liderança com 1min38s640. McLaughlin, Herta, Palou, Ilott, Armstrong, VeeKay, Rossi, Dixon e Grosjean fechavam o top-10 na Califórnia. Quem surgiu forte nos minutos finais foi Pato O'Ward, que com 1min38s877, assumiu o terceiro lugar.
Quando tudo se encaminhava para um 1-2 da Penske, Christian Lundgaard surgiu. O dinamarquês cravou o tempo de 1min38s219 para quebrar a hegemonia da Chevrolet e sair com a liderança no teste.
INDY 2024, DESAFIO DO US$ 1 MILHÃO, TREINO ABERTO 4:
1 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:38.219 | |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:38.640 | +0.421 |
3 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:38.724 | +0.505 |
4 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:38.810 | +0.591 |
5 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 1:38.877 | +0.658 |
6 | C ILOTT | McLaren Chevrolet | 1:38.889 | +0.670 |
7 | C HERTA | Andretti Honda | 1:38.980 | +0.761 |
8 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:39.104 | +0.885 |
9 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:39.128 | +0.909 |
10 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:39.128 | +0.909 |
11 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:39.136 | +0.917 |
12 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:39.187 | +0.968 |
13 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:39.315 | +1.096 |
14 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:39.325 | +1.106 |
15 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:39.385 | +1.166 |
16 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:39.537 | +1.318 |
17 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | 1:39.587 | +1.368 |
18 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:39.689 | +1.470 |
19 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:39.773 | +1.554 |
20 | G RAHAL | RLL Honda | 1:39.908 | +1.689 |
21 | L LUNDQVIST | Foyt Chevrolet | 1:39.945 | +1.726 |
22 | S FERRUCCI | Penske Chevrolet | 1:40.063 | +1.844 |
23 | K KIRKWOOD | Carpenter Chevrolet | 1:40.130 | +1.911 |
24 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:40.201 | +1.982 |
25 | C BRAUN | Dale Coyne Honda | 1:40.442 | +2.223 |
26 | N SIEGEL | Dale Coyne Honda | 1:40.995 | +2.776 |
27 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 1:41.687 | +3.468 |