Palou recorda litígio com Ganassi e volta por cima: "Melhor resposta é dentro do carro"

Em 2022, Álex Palou assinou com McLaren e tentou romper com Ganassi. Espanhol indicou que errou e festejou reconciliação com equipe onde tem feito história na Indy

Antes de se colocar na história da Indy com três títulos — praticamente quatro — e com a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis de 2025, Álex Palou movimentou os bastidores da categoria com algumas batalhas judiciais, iniciada com uma tentativa de mudança à McLaren mesmo com um acordo em vigência com a Ganassi em 2022. Praticamente três anos depois, o espanhol destacou a reconciliação com a equipe que lhe ajudou em todas as conquistas.

Em meados de 2022, Palou era o campeão reinante da Indy e teve anunciada pela Ganassi a renovação de contrato. No mesmo dia, o espanhol negou o acordo e revelou que estava alinhado com a McLaren, com uma mudança de equipe agendada para 2023 e assumindo o posto de reserva na F1 — o alvo era se tornar titular na categoria mais popular do planeta.

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A Ganassi levou o caso para a justiça norte-americana, pois o time tinha uma cláusula de renovação automática a seu favor — na época, por recomendação dos advogados, Chip Ganassi manteve Palou no carro #10. O desejo do dirigente era deixar o espanhol na geladeira.

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Álex Palou celebrou Indy 500 de 2025 (Foto: Indycar)

Antes da temporada terminar, Palou, Ganassi e McLaren chegaram a um acordo: o espanhol seguiu no time para mais uma temporada da Indy, ocupando o cargo de reserva do time papaia na F1 nos finais de semana em que estivesse livre. A mudança de equipe na categoria norte-americana de monopostos se daria à partir de 2024.

Palou teve uma temporada arrasadora em 2023, com cinco vitórias e venceu o título com uma etapa de antecedência — algo raro na história recente da Indy. Em meio a disputa do campeonato, na segunda corrida no misto de Indianápolis, o espanhol confirmou que não cumpriria o contrato com a McLaren e ampliou seu acordo com a Ganassi.

De fato, Palou segue no time de Chip Ganassi e recebe um salário de astro da categoria, mas vive uma batalha judicial agora com a McLaren, que pediu US$ 30 milhões (R$ 167,95 milhões na cotação atual) na justiça britânica. O caso transcorre e poucas informações tem sido reveladas desde então.

Em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport, Palou indicou que errou com a Ganassi. "Fiquei feliz por me reconciliar com Chip Ganassi depois de toda aquela confusão — resolvemos a questão ainda em 2023. Sei o que aconteceu na época e preciso aceitar. A melhor resposta que posso dar é dentro do carro", declarou.

Indy retorna em duas semanas com a etapa no oval de Gateway, localizado em Madison, no Illinois. A corrida acontece no dia 15 de junho, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.