Porsche confirma apelação junto à FIA por desclassificação de Da Costa em Misano
A Porsche viu António Félix da Costa ser desclassificado da corrida 1 do eP de Misano por uma infração técnica. Nesta quarta-feira (17), a equipe alemã confirmou que vai recorrer
A Porsche confirmou nesta quarta-feira (17) que recorreu da punição sofrida por António Félix da Costa, que foi desclassificado do eP de Misano 1, no último fim de semana, após vencer a corrida. Punido por uma mola no amortecedor do acelerador que não estava em conformidade com as regras, o português foi notificado apenas cinco horas depois da prova, e a equipe imediatamente indicou a intenção de apelar do resultado.
"Podemos confirmar que a Porsche apresentou um recurso contra a decisão #31 dos comissários [punição a Da Costa] relacionada ao eP de Misano da Fórmula E de 2024, em 13 de abril. Por favor, entenda que nenhum outro comentário ou declaração serão publicadas neste momento", disse um porta-voz da equipe.
Da Costa cruzou a linha de chegada em primeiro e chegou a pular em uma piscina do circuito italiano para celebrar sua primeira vitória na temporada, mas recebeu a notícia de que tinha sido punido cinco horas depois — cerca de 22h20 no horário local.
Os inspetores técnicos da FIA detectaram uma mola no amortecedor do acelerador de Da Costa que não estaria em conformidade com as regras. A peça era permitida até o ano passado, pois a Spark — fornecedora de chassis da Fórmula E — sofria com um problema de entrega de novos itens. No entanto, a mola foi proibida para 2024.
"A mola do amortecedor do acelerador encontrada no carro #13 durante a corrida não estava em conformidade com os três itens opcionais declarados no documento da Spark Catalogue para o carro Gen3", disse a FIA no momento da punição.
A questão é que não houve um aviso oficial às equipes, e a peça simplesmente sumiu do relatório — que tem cerca de 140 páginas. A Porsche, então, manteve a mola no carro e ela foi identificada logo após a vitória de Da Costa em Misano. O departamento técnico da FIA entendeu que a equipe tinha a obrigação de estar nos conformes do regulamento e, mesmo sem ganho de rendimento, decidiu desclassificar o português da prova.
A Fórmula E retorna no dia 27 de abril, com a disputa da oitava etapa da temporada no eP de Mônaco — que tem todas as suas quatro atividades previstas para o sábado. O GRANDE PRÊMIO transmite a temporada completa AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!