Hughes supera Vandoorne na final e garante pole do eP de Xangai 2 da Fórmula E
Jake Hughes mostrou força e conquistou pole com ao cravar volta um único milésimo abaixo de Stoffel Vandoorne, da DS Penske
A segunda classificação do fim de semana de eP de Xangai foi, como já é padrão na Fórmula E, muito apertada. As diferenças entre as equipes, sobretudo na China, é muito pequena e, geralmente, a classificação serve para mostrar quem conseguiu entender melhor o circuito nas atividades do fim de semana. E, na segunda parte do fim de semana no maior mercado de carros elétricos do mundo, Jake Hughes, da McLaren, foi o mais rápido do dia. O piloto cravou 1min13s921, um único milésimo abaixo de Stoffel Vandoorne, da DS Penske, e ficou com a pole-position.
Com um traçado mais curto do que o circuito convencional de Xangai, os pilotos aceleraram nos setores 1 e 2 da pista, utilizando, posteriormente, um traçado diferente criado especificamente para a categoria, que dá acesso à reta principal. Como na classificação e na corrida 1, a pista rendeu duelos emocionantes. Postulantes ao título como Pascal Wehrlein, da Porsche, e Jake Dennis, da Andretti, ficaram pelo caminho no início da disputa, enquanto nomes como Jake Hughes, da McLaren, e Nyck de Vries, da Mahindra, surpreenderam e foram avançando. De Vries foi eliminado na semifinal, mas Hughes mostrou força e foi o mais rápido do dia.
Falando dos brasileiros, Sérgio Sette Câmara, da ERT, e Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, não conseguiram avançar para a fase de duelos e vão largar na oitava e décima fila, respectivamente.
A transmissão da corrida 2 do eP de Xangai acontece a partir das 3h30 deste domingo (26), com transmissão AO VIVO e COM IMAGENS do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Como foi a classificação da corrida 2 em Xangai
Grupo A:
Abrindo a classificação, sem os dois brasileiros do grid, a disputa começou com os pilotos acelerando menos do que a classificação da corrida 1. Os pilotos fizeram duas voltas rápidas, antes de voltarem aos boxes para, aí sim, tentar avançar para a fase de duelos.
Novamente, Stoffel Vandoorne, da DS Penske, buscou a liderança com um giro de 1min14s793, seguido de Robin Frijns, da Envision, Maximilian Günther, da Maserati, Jake Dennis, da Andretti e Oliver Rowland, da Nissan. Os pilotos entraram nos boxes para trocar os pneus e voltar novamente para a pista.
Nos minutos finais, na definição do grupo, a liderança ficou com o britânico da Nissan. Rowland acertou uma boa volta de 1min14s629 e fechou com melhor tempo, levando a Nissan para a fase seguinte. Vandoorne avançou com a DS Penske na segunda posição, seguido de Nick Cassidy, da Jaguar, que desta vez conseguiu avançar. A última vaga ficou com o campeão mundial da Fórmula E em 2020-21, Nyck de Vries, da Mahindra. O neerlandês avançou pela primeira vez para a fase de duelos na temporada 2023-24 com o trem de força indiano a registrar uma volta de 1min14s654.
Postulante ao título na temporada 2024, Dennis, assim como na classificação para a corrida 1 de Xangai, decepcionou e não conseguiu avançar para a fase de duelos ao fazer apenas o oitavo melhor tempo.
Grupo B:
O Grupo B foi o mais competitivo da fase e começou com liderança de António Félix da Costa, da Porsche, com um giro de 1min14s629. O português foi o mais rápido nos minutos iniciais da disputa, seguido de Jake Hughes, da McLaren, Mitch Evans, da Jaguar, e o brasileiro Sérgio Sette Câmara, da ERT, que ocupava a quarta posição.
Na sequência, Hughes levou a McLaren à liderança ao cravar 1min14s579 antes de ir para os boxes. Evans, Da Costa e Sette Câmara continuavam na zona de classificação para a fase de duelos até o último stint da disputa no circuito chinês.
No retorno à pista, com pneus trocados e os carros resfriados, os pilotos foram para o tudo ou nada, mas a liderança ficou mesmo com o piloto da McLaren. Hughes avançou com uma volta de 1min14s308, seguido de Da Costa [1min14s536], Evans [1min14s585] e a surpresa do grupo, Norman Nato, da Andretti, que avançou na última vaga ao registrar 1min14s618.
Vale o destaque negativo para Jean-Éric Vergne, da DS Penske, e Pascal Wehrlein, da Porsche, que ficaram pelo caminho com o quinto e sétimo piores tempos do grupo, respectivamente. Os brasileiros Sette Câmara e Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, também não conseguiram avançar e ficaram em oitavo e décimo lugares na lista.
Quartas de final
Nick Cassidy x Stoffel Vandoorne
No duelo entre Jaguar e DS Penske, melhor para o belga. Em uma briga bem disputada, Vandoorne cruzou a linha de chegada em 1min13s666 em um duelo apertadíssimo contra o neozelandês, avançou por seis décimos e ficou com a vaga.
Nyck de Vries x Oliver Rowland
A briga entre Mahindra e Nissan foi boa e acabou com uma surpreendente vitória do time indiano. De Vries marcou 1min13s817 em Xangai, eliminou o britânico da marca japonesa e avançou para as semifinais.
Mitch Evans x António Félix da Costa
Na disputa entre Jaguar e Porsche, os dois melhores trens de força da Fórmula E, melhor para o time alemão. Da Costa cravou um giro rápido de 1min13s752, eliminou o neozelandês e vencedor da corrida 1 em Xangai e avançou pela primeira vez na temporada para as semifinais.
Norman Nato x Jake Hughes
A McLaren conseguiu buscar uma vaga nas semifinais com Hughes. Em mais uma disputa equilibrada, o britânico foi três centésimos mais rápido que Nato com um tempo de 1min13s836 e deixou a Andretti para trás.
Semifinais
Stoffel Vandoorne x Nyck de Vries
Abrindo as semifinais, DS Penske e Mahindra duelaram valendo uma vaga na decisão. De Vries foi lento no primeiro setor da pista e permitiu que Vandoorne avançasse. O belga marcou 1min13s854, confirmou o favoritismo e avançou novamente para a final.
António Félix da Costa x Jake Hughes
Na última briga da semifinal, o britânico foi rápido novamente e conseguiu levar a McLaren à final com um giro de 1min13s846. Da Costa foi mais lento durante todo o traçado e não conseguiu recuperar a diferença, ficando pelo caminho.
Final
Stoffel Vandoorne x Jake Hughes
Na grande decisão, Hughes começou abrindo a volta mais rápido, mas a briga foi absurdamente igual. O britânico cravou 1min13s921, um único milésimo mais rápido que Vandoorne, e ficou com a pole-position.