Wehrlein supera Vandoorne por 0s002 e anota pole-position do eP de São Paulo
Pascal Wehrlein venceu disputa épica com Stoffel Vandoorne na disputa pelo lugar de honra para o eP de São Paulo e conquistou sua primeira pole-position na Fórmula E fora do circuito do México
Pascal Wehrlein vai largar na frente para o eP de São Paulo neste sábado (16). O alemão venceu uma disputa de milésimos com o belga Stoffel Vandoorne, pole da primeira edição da corrida da Fórmula E no Brasil em 2023, e conquistou sua quarta pole-position na categoria, a primeira em um circuito que não seja o do eP da Cidade do México.
Essa foi a segunda menor margem de um pole para o segundo colocado da história da categoria de monopostos elétricos, atrás apenas da pole de Lucas Di Grassi na temporada de 2016/17 no eP de Berlim 1. Na ocasião, o brasileiro superou o argentino José María López por apenas 0s001 para garantir a posição de honra.
Jean-Éric Vergne, que foi superado pelo seu companheiro de DS Penske nas semifinais, vai largar na terceira posição. Maxiliam Günther largaria na segunda fila, não fosse por uma punição por trocar a caixa de câmbio que o jogou para o fim do grid.
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Mitch Evans e Sam Bird, que lideraram os treinos livres, vão largar em quarto e quinto. Edoardo Mortara e Nico Müller surpreenderam e colocaram dois carros com trem de força da Mahindra no mata-mata e completam o top-7. Líder do campeonato, Nick Cassidy larga em oitavo, enquanto o atual campeão Jake Dennis será o décimo.
Os brasileiros não tiveram uma boa sessão. Ambos foram eliminados ainda no primeiro grupo. Lucas di Grassi parte do 15º posto, enquanto Sérgio Sette Câmara larga apenas na 19ª colocação.
O GRANDE PRÊMIO cobre o eP de São Paulo ‘in loco‘ e com grande equipe ao longo do fim de semana. A transmissão da corrida começa às 13h. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.
Como foi a classificação do eP de São Paulo
Grupo A
O primeiro grupo a ir para a pista para a classificação em São Paulo foi encabeçado pelo atual líder do campeonato, Nick Cassidy e também continha os dois brasileiros, Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi. Jean-Éric Vergne, Mitch Evans, Robin Frijns, Oliver Rowland, Stoffel Vandoorne, Norman Nato, Nico Müller e Nyck de Vries eram os outros dez pilotos do grupo A.
Os carros partiram para a pista às 9h40 como prometido pela organização, com os 11 pilotos imediatamente indo para a reta do Sambódromo. Com menos de um minuto de sessão, a bandeira vermelha foi acionada após um balão cair no meio da reta oposta.
O balão foi removido e rapidamente os pilotos voltaram para a pista em São Paulo. Após as primeiras voltas, a dupla da Jaguar liderava a sessão, seguidos por De Vries e Müller. Com metade da sessão, os dois carros da DS Penske entraram no top-4, com Vandoorne em segundo e Vergne em terceiro.
Os pilotos voltaram para os boxes para trocar pneus e se preparar para as voltas rápidas com borracha nova. Müller pulou para a primeira posição com apenas um minuto restante. De Vries reclamou bastante após ser bloqueado por Nato na chicane da curva 4 e teve de abortar sua volta.
Com o cronômetro zerado, os pilotos começaram a marcar suas voltas rápidas. Evans pulou para a primeira posição, mas foi superado pela dupla da DS Penske, com Vergne em primeiro com o tempo de 1min13s731 e Vandoorne em segundo. Müller surpreendentemente conseguiu se manter em quarto e avançou também para o mata-mata, o primeiro da ABT-Cupra em 2024.
Cassidy foi o quinto colocado e deixou seu incômodo bem claro no rádio com a Jaguar após ficar de fora do mata-mata pela primeira vez na temporada. Rowland e De Vries apareceram na sequência, seguidos por Di Grassi. Frijns foi apenas o nono e Sette Câmara somente o décimo, com Nato ocupando a última colocação com a Andretti.
Grupo B
O segundo grupo ficou encabeçado pelas Porsches de Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, além do atual campeão Jake Dennis. Além deles, Maximilian Günther, Sébastien Buemi, Jake Hughes, Sam Bird, Sacha Fenestraz, Edoardo Mortara, Jehan Daruvala e Dan Ticktum também foram para a pista.
Com as primeiras voltas anotadas, Da Costa era o líder, seguido por Günther, Hughes e Wehrlein. Fenestraz acelerou e colocou sua Nissan na segunda posição. Pascal pulou para primeiro e Dennis para terceiro para formar uma trinca de trens de força da Porsche no topo.
Os pilotos então partiram para os boxes com cinco minutos restantes para trocar os pneus e partir para as últimas voltas lançadas. Müller, que se classificou no Grupo A, relatou que havia tocado no muro no fim da primeira sessão e colocou em xeque sua participação no mata-mata.
Günther, que terá de cumprir uma punição de 20 posições no grid após a Maserati trocar a sua caixa de câmbio, pulou para ponta antes da última tentativa de todos os pilotos. Mortara se colocou entre os três primeiros após ter problemas no segundo treino livre.
Poucos pilotos conseguiram melhorar na última tentativa. Um deles foi Bird, que tirou Da Costa da quarta posição e garantiu a última vaga no mata-mata. Günther terminou na primeira posição, com Wehrlein em segundo e Mortara surpreendentemente em terceiro.
Dennis foi apenas o sexto, seguido por Hughes, Fenestraz, Daruvala, Buemi e Ticktum na última posição.
Quartas de final
Mitch Evans (3º A) x Stoffel Vandoorne (2º A)
O primeiro duelo veio justamente entre o vencedor do eP de São Paulo de 2024 e o pole-position da prova no ano passado. Após ter perdido os primeiros três confrontos contra o neozelandês, Vandoorne anotou o tempo de 1min13s028 para avançar e enfrentar seu companheiro de equipe.
Nico Müller (4º A) x Jean-Éric Vergne (1º A)
A Abt não teve chance de participar de seu primeiro mata-mata. O toque no muro de Müller ao final do Grupo A não foi reparado a tempo e o suíço ficou de fora da disputa, colocando Vergne, que anotou seu tempo sozinho na pista, nas semifinais.
Edoardo Mortara (3º B) x Pascal Wehrlein (2º B)
No duelo entre a surpresa Mahindra e a favorita Porsche, Wehrlein não deu chances para Mortara e colocou meio segundo de diferença entre os dois para avançar às semifinais.
Sam Bird (4º B) x Maximiliam Günther (1º B)
Bird rapidamente perdeu terreno e viu Günther abrir distância. O alemão anotou o tempo de 1min12s881, pior apenas que o tempo de Wehrlein nas quartas de final, e avançou para enfrentar o compatriota.
Semifinais
Stoffel Vandoorne x Jean-Éric Vergne
O duelo interno da DS Penske pela briga na final colocou Vandoorne e Vergne frente a frente em busca de uma vaga na final. O belga partiu primeiro para a pista e abriu grande vantagem após a chicane da reta oposta, com sete décimos à frente, e garantiu sua passagem para mais uma final em classificação em São Paulo.
Pascal Wehrlein x Maximilian Günther
Na disputa entre os alemães, Günther tomou a pista primeiro e os dois trocaram décimos nos primeiros setores do traçado. Em uma disputa acirrada até o final, Wehrlein acabou superando o piloto da Maserati e garantindo sua vaga para a disupa da pole-position.
Final
Duas escritas em jogo na disputa pela pole em São Paulo: Vandoorne não largava na frente justamente desde a prova do ano passado na capital paulista, enquanto Wehrlein havia conquistado poles apenas no México. Além disso, o confronto direto entre os dois apontava também uma vantagem de 3 a 0 para o alemão.
Pascal partiu para a pista primeiro e abriu milésimos de vantagem na primeira parte do circuito. Na parcial seguinte, Vandoorne apareceu à frente por apenas cinco milésimos. Os dois continuaram trocando milésimos até as últimas curvas e o Wehrlein garantiu a pole com uma margem minúscula de apenas dois milésimos, com o tempo de 1min12s789.]
Fórmula E 2024, eP de São Paulo, Classificação:
Pos. | Piloto | Equipe | Tempo | Punido |
1 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:12.789 | |
2 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:12.791 | |
3 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:13.287 | |
4 | M EVANS | Jaguar | 1:13.184 | |
5 | S BIRD | McLaren | 1:13.208 | |
6 | E MORTARA | Mahindra | 1:13.368 | |
7 | N MÜLLER | ABT Cupra | Sem tempo | |
8 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:13.791 | |
9 | N CASSIDY | Jaguar | 1:13.878 | |
10 | J DENNIS | Andretti | 1:13.844 | |
11 | O ROWLAND | Nissan | 1:13.925 | |
12 | J HUGHES | McLaren | 1:13.870 | |
13 | N DE VRIES | Mahindra | 1:13.935 | |
14 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:13.967 | |
15 | L DI GRASSI | ABT Cupra | 1:13.962 | |
16 | J DARUVALA | Maserati | 1:14.032 | |
17 | R FRIJNS | Envision | 1:13.987 | |
18 | S BUEMI | Envision | 1:14.085 | |
19 | S SETTE CÂMARA | ERT | 1:14.057 | |
20 | D TICKTUM | ERT | 1:14.115 | |
21 | N NATO | Andretti | 1:14.146 | |
22 | M GÜNTHER | Maserati | 1:13.041 | P+20 |