Tsunoda critica direção de prova na F1 após Zandvoort: "Sempre sou o punido"

Yuki Tsunoda lamentou a oportunidade perdida no GP dos Países Baixos e saiu criticando a direção de prova após duas punições recebidas no fim de semana em Zandvoort

O japonês Yuki Tsunoda não conseguiu se aproveitar do caótico GP dos Países Baixos, realizado no último domingo (27), para voltar a pontuar com a AlphaTauri. O piloto do carro #22 acabou finalizando a prova na 16ª colocação, e vê a equipe de Faenza amargar a última colocação no Mundial de Construtores.

[relacionadas]

Tsunoda, inclusive, recebeu uma punição de cinco segundos na corrida por conta de um lance contra George Russell, da Mercedes. Yuki já tinha tido uma sanção na classificação, quando bloqueou Lewis Hamilton e perdeu posições no grid.

"São corridas, mas sinto que não fui agressivo. Acho que nem tocamos no fim, mas sempre sou o punido", cutucou o piloto japonês.

Yuki Tsunoda (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na corrida, as chances de top-10 foram minadas muito por conta da estratégia da AlphaTauri, que segurou o japonês na pista com pneus macios por cerca de 50 voltas, até a chuva que caiu na reta final e fez todo mundo oficialmente parar.

"Acho que a estratégia que tomamos, de ficar na pista com macios, foi algo que todos concordaram. No treino livre, os macios pareciam bons e não penso que esperávamos uma desvantagem tão grande entre os usados e os novos. O ritmo era bem diferente do esperado. Não funcionou, mas gostei de brigar contra outros pilotos", seguiu.

"É uma pena que não pudemos maximizar a performance, especialmente na classificação. Definitivamente existia ritmo, mas ao menos conseguimos mostrar isso no carro e mostramos um pouco de oportunidade na corrida, então, é otimizar para o próximo fim de semana", completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha tudo do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.