Williams diz que batidas em 2024 formam "estatística triste" e alfineta Sargeant

James Vowles, chefe da Williams, descartou a possibilidade de Logan Sargeant ter errado no treino livre 1 do Japão por tentar provar qualquer coisa ao mundo

Duas semanas após Alexander Albon causar forte batida no primeiro treino livre do GP da Austrália e forçar a Williams a correr o resto do fim de semana com o carro só, nesta sexta-feira (5) o enredo foi adiante com nomes trocados. Logan Sargeant foi quem arrebentou o muro de Suzuka durante o mesmo TL1. Uma estatística que a equipe reconhece como para lá de pesarosa.

James Vowles, chefe da Williams, foi questionado sobre o motivo dos pilotos continuarem batendo em 2024. Inicialmente, apontou para a necessidade de levar o carro ao limite. A Williams é uma das três equipes, junto de Alpine e Sauber, ainda sem pontos na temporada atual.

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"É uma pergunta forte e que deve ser feita aos pilotos, mas dá para ver que o pelotão intermediário está extremamente apertado neste momento. O que pedimos aos pilotos é que fiquem no absoluto limite e tirem tudo do carro. Não há margem de erro, sobretudo quando o assunto é desempenho", afirmou.

"Não acho que o carro tenha características que o tornam ruim de guiar. É uma estatística triste que tenhamos gerado tantas bandeiras vermelhas assim e afeta projetos do futuro, então precisamos resolver", continuou.

O carro de Logan Sargeant (Foto: Reprodução)

Entretanto, descartou qualquer efeito do GP da Austrália no acidente de Suzuka. Pelo contrário, até.

"Tenho conversado muito com ele nessas últimas semanas, porque estamos num ponto em que é preciso trazer o piloto para perto. Demos aos dois uma situação bem difícil de lidar e na qual não têm culpa", comentou.

"Mas [Sargeant] estava num estado de espírito muito bom essa semana e ontem, quando liguei para ele lá para as 22h. Queria voltar ao carro e acelerar, mas não com a intenção de provar ao mundo que merece a vaga. Só uma abordagem normal", contou.

"E o que vimos não foi um piloto errando porque estava no limite. É um erro diferente, frustrante, porque ele não estava no limite do carro. Havia bem mais potencial a tirar. Ele não sabia onde o carro deveria estar na pista em relação ao lugar onde esperava estar. Não creio que foi uma reação causada por ter ficado fora em Melbourne. É uma situação que podia aparecer a qualquer momento", finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

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Logan Sargeant terminou de destruir o chassi reparado do carro de Albon (Vídeo: reprodução/F1 TV)