Vettel pede que pilotos enfrentem censura da FIA e "continuem dando opiniões"

Sebastian Vettel classificou a nova diretriz da FIA como “absurda” e espera que os pilotos não tenham medo de levantar a bandeira de causas que podem ser importantes para ajudar a melhorar o mundo

Em seus últimos anos de Fórmula 1, Sebastian Vettel foi, ao lado de Lewis Hamilton, uma das vozes mais atuantes nas mais diversas causas sociais e ambientais. Para 2023 a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, estabeleceu uma espécie de censura sobre os pilotos, impedindo-os de fazerem qualquer manifestação política, religiosa ou pessoal sem uma autorização prévia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas

Vettel não vai compor o grid da Fórmula 1 este ano, mas, apesar da ausência, se posicionou contra a diretriz da entidade e espera que os antigos companheiros continuem expressando suas opiniões.

“Isso [censura da FIA] é um absurdo. Acho que é absolutamente importante se posicionar em algumas questões, e vimos nos últimos anos que mais e mais pessoas estão se posicionando. Não faz muito sentido ir contra isso agora”, disse o tetracampeão.

SEBASTIAN VETTEL; ASTON MARTIN; GP DA HUNGRIA;
Sebastian Vettel foi voz muito ativa na F1, mesmo nos países mais fechados (Foto: Aston Martin)

“Não estou mais envolvido, então é claro que não posso dizer muito agora”, seguiu. “Mas é claro que espero que os caras da Fórmula 1 continuem tendo a coragem de defender suas opiniões e expressá-las”, finalizou o alemão.

Vettel aproveitou a sua influência na Fórmula 1 para tentar transformar um esporte elitista em um lugar menos isento e mais participativo em diversas pautas ignoradas anteriormente.

Sebastian foi um dos primeiros pilotos a se juntar a Hamilton e apoiar publicamente o movimento Black Lives Matter. Além disso, como presidente da associação dos pilotos, cobrou a organização de protestos antirracistas antes das corridas.

A Fórmula 1 dá início oficialmente à temporada 2023 em 5 de março, no GP do Bahrein.