Bottas revela quase acerto com Williams e aponta obstáculo: "Foi por causa de Sainz"
Valtteri Bottas disse que ficou "muito perto" de assinar com a Williams para a temporada 2025 e elogiou a evolução da equipe liderada por James Vowles nos últimos anos
Valtteri Bottas está prestes a retornar ao grid da Fórmula 1 com a Cadillac na temporada 2026, algo que, como o próprio finlandês revelou, já poderia ter acontecido este ano. O atual reserva da Mercedes afirmou que esteve muito próximo de fechar um acordo com a Williams, mas que James Vowles, chefe da equipe inglesa, mudou de ideia nos momentos finais para priorizar Carlos Sainz, que ficou sem espaço na Ferrari.
Inclusive, foi exatamente no time de Grove que o veterano de 36 anos estreou na principal categoria de monopostos, em 2012, e onde permaneceu até o fim de 2016, antes de ser escolhido pela escuderia liderada por Toto Wolff para ocupar a vaga deixada por Nico Rosberg ao lado de Lewis Hamilton. Depois de cinco anos com os prateados, teve de abrir caminho para a chegada de George Russell e se mudou para a Sauber — que então se chamava Alfa Romeo —, permanecendo por lá até o fim de 2024.
Sem espaço na F1, Bottas foi recebido de braços abertos pela esquadra alemã novamente, mas desta vez para ser reserva. Entretanto, em uma entrevista ao site MotorsportWeek, o finlandês revelou que quase assinou com a Williams para 2025, já que nutre um relacionamento muito bom com Vowles, que tem liderado o projeto de reconstrução dos azuis desde o início de 2023.
"Gosto de trabalhar com Vowles, e na verdade estive muito perto de assinar com eles para este ano. No ano passado, já tínhamos o contrato, então chegamos muito perto", começou o piloto, que ainda deixou claro o motivo de as negociações não terem se concretizado. "O motivo? Foi por causa de Carlos Sainz. Então sim, isso é a Fórmula 1", continuou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: FIA divulga relatório final de teto de gastos da F1 2024
Ainda que a equipe britânica não tenha voltado a ser sua casa, Valtteri não deixou de elogiar a evolução que tem acontecido por lá nas temporadas mais recentes. "Estão definitivamente indo na direção certa. Fizeram progressos. Ainda há algumas variações de um fim de semana para o outro, mas se olharmos para onde estavam há alguns anos, fizeram um ótimo trabalho", avaliou.
"Agora, com o apoio de um bom grupo de investidores (a Dorilton Capital) e graças ao conhecimento que James trouxe da Mercedes, estão indo muito bem", encerrou Bottas.
A Fórmula 1 volta de 7 a 9 de novembro direto do autódromo de Interlagos, no GP de São Paulo, que recebe a 21ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades IN LOCO.
 
            






