Bottas queda de nível da Alfa Romeo em 2023: "Não demos os passos que queríamos"

Valtteri Bottas admitiu que a Alfa Romeo deixou a desejar na passagem de 2022 para 2023, o que se traduziu em queda de competitividade na pista. Ainda assim, com processo de reformulação em andamento, finlandês mantém fé em melhorias no futuro

Em temporada muito complicada na Fórmula 1, a Alfa Romeo tenta se afastar da rabeira do Mundial de Construtores, no qual ocupa a penúltima posição — à frente apenas da AlphaTauri, que tem 5 pontos somados em 2023. Com 10 tentos conquistados por Valtteri Bottas e Guanyu Zhou até aqui, o finlandês admitiu que a equipe não conseguiu colocar em prática as evoluções previstas para este ano.

Em 2022, a Alfa Romeo finalizou o campeonato na colocação, com 55 tentos — mesma pontuação da Aston Martin, . Até aqui, os 10 pontos de 2023 não indicam que o time vai sequer se aproximar da contagem do ano passado. Ainda assim, de acordo com Bottas, fazer parte da equipe o permite ver as evoluções que estão sendo feitas em outra áreas — o que o tranquiliza para o futuro.

[relacionadas]

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com 6 pontos, Bottas é o 15º colocado no Mundial de Pilotos (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Definitivamente, não demos os passos que queríamos do ano passado para este", lamentou Bottas. "Está claro que algumas equipes deram grandes passos à frente, mas não estou preocupado com nossos recursos", explicou o finlandês.

"Agora que sou parte disso, vi que a equipe se tornou bem mais forte em termos de como operar na fábrica e nas corridas", disse.

Ciente de que a Alfa Romeo passa por um processo de transformação que culminará com a chegada da Audi, em 2026, Bottas disse esperar que os processos rendam melhores frutos a partir do ano que vem — quando a Sauber deixará de ostentar a parceria com a marca italiana.

"Há uma reconstrução acontecendo na equipe também, o que espero que apareça um pouco mais no ano que vem", pontuou. "Estou confiante de que todos estão nisso juntos e realmente tentando voltar ao lugar em que queremos estar — e mais além. Então, tenho total confiança na equipe", finalizou Bottas.

A próxima etapa da Fórmula 1 está programada para acontecer entre os dias 6 e 8 de outubro, com o GP do Catar, a ser disputado em Losail. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana. No domingo, a corrida também conta com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.