Sem GP da Emília-Romanha, Gasly ganha respiro e desconta 2 pontos na carteira

Pierre Gasly acabou ganhando um respiro na situação dos pontos da carteira. O francês agora não tem mais 10 pontos de punição, mas 8, tendo pequena gordura, de 4, antes de perder uma corrida por suspensão

Pierre Gasly pode respirar fundo. Se ainda corre risco de ser suspenso por uma corrida, ao menos o francês descontou 2 dos 10 pontos da carteira e agora tem uma margem de 4 até chegar no banimento. Ainda é apertado, mas ao menos não dá mais sinais de que, caso tome uma punição por acidente, estará fora da próxima etapa.

E isso acontece justamente com o cancelamento do GP da Emília-Romanha. É que o sistema de pontos na carteira da F1 não funciona por corridas disputadas, mas por período de tempo. Então, com 12 meses completados da punição mais antiga, Gasly agora reduziu de 10 para 8 os pontos negativos na conta. 12 pontos suspendem.

[relacionadas]

O último grande susto de Pierre foi na Austrália. Pendurado, o francês bateu em Esteban Ocon, mas acabou inocentado pelos comissários. Fosse considerado culpado, muito provavelmente levaria os 2 pontos faltantes e ficaria de fora do GP do Azerbaijão.

Pierre Gasly corre riscos de ser suspenso (Foto: Alpine)

A situação de Gasly, que nunca foi tido como piloto perigoso, levantou a discussão se o sistema deveria punir de forma tão severa os competidores, já que o objetivo dos pontos na carteira era acabar com a direção perigosa. Por isso, no início da atual temporada, a FIA concordou em mudar a forma como essa pontuação é distribuída.

Assim, infrações menores, como exceder os limites de pista, não concedem mais pontos às carteiras dos pilotos. A intenção da FIA é garantir que as punições sejam aplicadas em situações perigosas, quando um competidor de fato ameaçar a integridade do outro na pista.

Com isso, a Alpine chegou a pedir uma revisão dos pontos de seu piloto para diminuir a chance de uma suspensão, mas as equipes rivais — em sua maioria — foram contra e mantiveram as punições na superlicença de Gasly.

Após o cancelamento do GP da Emília-Romanha pelas fortes chuvas que alagaram os arredores de Ímola, a Fórmula 1 se prepara para voltar na próxima semana, no dia 28 de maio, com o tradicional GP de Mônaco.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!