Responsável pela primeira vitória da Renault na F1, Jabouille morre aos 80 anos

Jean-Pierre Jabouille morreu nesta quinta-feira (2) aos 80 anos. O francês, que competiu na Fórmula 1 entre 1975 e 1981, foi o responsável pela primeira vitória da Renault no Mundial. A morte foi divulgada pela imprensa francesa

Responsável pela primeira vitória da Renault na Fórmula 1, Jean-Pierre Jabouille morreu nesta quinta-feira (2) aos 80 anos. O francês teve uma carreira curta na maior das categorias do esporte a motor, mas muito marcante e essencialmente ligada à fábrica gaulesa. Jabouille também competiu em provas de longa duração, sendo a mais importante delas as 24h de Le Mans. A morte foi divulgada pela imprensa francesa.

Jabouille nasceu em 1º de outubro de 1942 e estreou no automobilismo em 1966 na Copa Renault 8 Gordini. Lá teve como rival François Cevert, outro piloto francês que chegou à Fórmula 1 e faleceu precocemente. No entanto, eles não chegaram a correr juntos na categoria rainha, devido à morte de Cevert em 1973 e à estreia tardia do compatriota.

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Jean-Pierre também era engenheiro e foi responsável por desenvolver o motor turbo da Renault em meados da década de 1970, mas antes disso o piloto se destacou no endurance e foi campeão europeu da Fórmula 2 em 1976. Embora tenha tentado se classificar para corridas na F1 em 1974 - nos GPs da França e Áustria -, a estreia mesmo só aconteceu um ano depois, também na etapa francesa, com a Tyrrell. Naquele fim de semana, o competidor largou da 21ª posição e alcançou o 12º lugar.

RODRIGO MATTAR: JEAN-PIERRE JABOUILLE, O OPERÁRIO-PADRÃO DA RENAULT

Jean-Pierre Jabouille morreu nesta quinta-feira. O piloto se tornou um sinônimo da Renault (Foto: Reprodução)

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Depois disso, Jabouille precisou esperar até 1977 para voltar ao Mundial. E foi pelas mãos da Renault, que decidira ingressar de vez no campeonato do mundo. Trabalhando na evolução do motor francês, Jean-Pierre disputou quatro provas naquele ano: Inglaterra, Holanda, Itália e Estados Unidos. Não completou nenhuma corrida. Tudo por conta da falta de confiabilidade do motor em desenvolvimento. O projeto da marca do diamante era ousado, mas precisava de tempo.

No ano seguinte, Jabouille foi capaz de disputar a temporada quase completa. O melhor resultado foi um quarto lugar no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, somando os primeiros pontos seus e da equipe. Já 1979 foi talvez o campeonato mais emblemático, quando a Renault colocou o RS10 na pista. Além de correr todas as etapas, Jean-Pierre foi capaz de conquistar a primeira vitória de motor turbo na F1 e a primeira da Renault. E aconteceu justamente no GP da França, após largar da pole em Dijon-Prenois.

Só por isso seu nome já está em destaque na história do Mundial. Mas há outra curiosidade sobre essa prova: foi a primeira vez na F1 que um piloto francês venceu com um carro francês, empurrado por um motor francês e pneus franceses - os Michelin.

Jean-Pierre Jabouille deu à Renault a primeira vitória na F1 (Foto: Reprodução)

E essa história tem ainda uma particularidade: a alegria dos gauleses poderia ter sido maior. O caso é que René Arnoux, segundo piloto da equipe, sucumbiu por centímetros à Ferrari de Gilles Villeneuve, em uma das disputas de posição mais eletrizantes da história da Fórmula 1.

Jean-Pierre ainda venceria uma segunda vez, na Áustria, um ano depois. Nesse período, ainda conquistou seis poles, além de dois pódios. O francês também tinha fama de azarado. Foi vítima de diversos abandonos por quebras. E os números prova: das 49 corridas na F1, só completou dez.

Em 1980, a chegada do RE20 não resolveu os problemas de confiabilidade do turbo. Além disso, o francês sofreu no GP do Canadá, em uma de suas últimas corridas com a Renault, uma fratura grave na perna devido a um acidente provocado por uma falha mecânica na suspensão. Sem estar totalmente recuperado e contrato com a Ligier, Jabouille chegou a tentar a classificação em algumas corridas no campeonato de 1981, mas decidiu desistir no meio do campeonato.

Jean-Pierre ainda competiu nas 24 Horas de Le Mans nos anos seguintes. A última participação aconteceu em 1993, quando terminou em terceiro em um domínio da Peugeot.

As causas da morte não foram divulgadas.