Red Bull vê pilotos guiando "por instinto" no Catar após ajustes: "Não dá para ver as linhas"

Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que as linhas que delimitam os limites de pista em Lusail são muito tênues, por isso há tantas infrações por track limits no Catar

A alteração promovida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nas curvas 12 e 13 do circuito de Lusail criaram um fator de dificuldade a mais para os pilotos, na visão de Christian Horner. Mesmo de acordo com as orientações por questões de segurança, o chefe da Red Bull explicou que os competidores "não conseguem ver as linhas" que delimitam os limites de pista.

A mudança de urgência foi feita após a Pirelli constatar um desgaste perigoso dos pneus depois do treino livre de sexta-feira. Os compostos de 20 voltas ou mais apresentaram um descolamento acentuado da superfície, situação que pode provocar um estouro do pneu.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen vai largar apenas em terceiro na corrida que pode assegurar o seu tri na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Para amenizar a questão, a entidade resolveu mexer nos limites de pista das curvas 12 e 13 para evitar que os pilotos atacassem demais as zebras em formato de pirâmide. À Sky Sports, Horner explicou que é uma questão importante de segurança, "portanto você tem de seguir as orientações da FIA", mas também apresentou o ponto de vista dos pilotos.

"Para os pilotos, é incrivelmente difícil, porque eles não conseguem ver as linhas", explicou. "Eles não conseguem, estão pilotando efetivamente com base no instinto e no julgamento. É por isso que há tantas infrações [por track limits] acontecendo, as margens são muito tênues", salientou.

Sobre a classificação para a corrida sprint, que terminou com a pole-position de Oscar Piastri, Horner parabenizou a McLaren, ressaltando que a rival inglesa "teve um carro forte nas últimas quatro ou cinco corridas". O dirigente dos taurinos ainda amenizou a terceira colocação de Max Verstappen no grid, garantindo que ele "não está interessado nos três pontos" — o necessário para sacramentar o tri no Catar.

"Ele está interessando no máximo de pontos", assegurou. "Ele é um piloto, é desse jeito que a equipe está encarando este fim de semana. Vamos dar o nosso melhor, e acho que teremos uma corrida interessante", concluiu.

Fórmula 1 retorna logo mais, às 14h30 deste sábado (7), para a largada da corrida sprint do Catar. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. Há também a transmissão da corrida curta em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, a partir das 14h15.