Red Bull descarta soberania em 2023: "Ainda é cedo para falar em domínio"

Christian Horner, chefe da Red Bull, celebrou o início de temporada mais forte da equipe austríaca na Fórmula 1, mas acredita que restrições de uso do túnel de vento vão igualar as forças do grid ao longo do campeonato

A Red Bull teve o início de campeonato dos sonhos com o RB19 depois de fazer dobradinha nas duas primeiras corridas do ano e sair da Arábia Saudita com 87 dos 88 pontos disponíveis até agora. No entanto, para o chefe da equipe, Christian Horner, os Taurinos não devem dominar durante toda a temporada.

Por isso, o dirigente crava que é preciso acumular uma "gordurinha" durante a boa fase, já que a tendência é os rivais se aproximem com o passar do tempo. Afinal, a Red Bull cumpre a penalização por ultrapassar o teto de gastos de 2021, e, por isso, sofreu uma redução no tempo de desenvolvimento do carro no túnel de vento.

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Red Bull comemorou duas dobradinhas em duas corridas da F1 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

"Ainda é muito cedo [para falar de domínio]. É um calendário de 23 corridas, fizemos duas corridas no Bahrein e Jedá até agora, e os locais variam muito. Teremos o GP da Austrália em pouco mais de uma semana, então tenho certeza que [a diferença] vai diminuir e fluir. Mas estamos esperançosos de poder extrair mais desempenho do carro", ponderou Horner.

A Red Bull foi a equipe que melhor interpretou o regulamento que explora o efeito-solo e, graças a isso, venceu o Mundial de Pilotos e Construtores com folga no ano passado, e tende a repetir o feito em 2023. Contudo, o dirigente britânico acredita que essa vantagem deve desaparecer à medida que os times se acostumarem com as novas regras.

"O regulamento ainda é relativamente novo. É apenas o segundo ano dessas novas regras. Portanto, espero ver muita convergência durante o ano, e o grid vai ficar mais apertado", considerou. "Por isso, precisamos fazer feno enquanto o sol brilha no momento, enquanto temos um carro competitivo, e continuar avançando durante a temporada", reconheceu o chefe dos energéticos.

Horner aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância de a Red Bull ter acertado no projeto do RB19 no início do ano, já que o desenvolvimento ficará limitado por causa da penalização.

"Foi muito importante para nós começarmos de forma competitiva. A redução do túnel de vento foi aplicada desde outubro passado. Portanto, não podíamos errar o alvo com essa corrida limitada, porque você nunca seria capaz de projetar sua saída com essa desvantagem. A equipe fez um trabalho incrível e o RB19 foi o melhor começo para uma temporada que já tivemos", celebrou.

Fórmula 1 retoma suas atividades no dia 2 de abril, com o GP da Austrália, terceira etapa do calendário de 2023.