Red Bull afasta concorrência e acerta renovação de Newey em contrato multianual

De acordo com a revista inglesa Autosport, o designer Adrian Newey, um dos projetistas mais bem-sucedidos da história da Fórmula 1, vai continuar com a Red Bull por mais alguns anos

Peça fundamental no sucesso da Red Bull na Fórmula 1, Adrian Newey vai permanecer na equipe taurina por mais alguns anos. A base em Milton Keynes garantiu a permanência do lendário projetista após acertar um acordo multianual, já valendo a partir da próxima temporada.

A informação é da revista inglesa Autosport e foi divulgada nesta segunda-feira (1) pós-GP do Azerbaijão. Como o contrato em vigor expira ao final de 2023, especulações recentes começaram a colocar Newey como um possível alvo dos times concorrentes já para o ano seguinte. A marca dos energéticos, no entanto, vai manter o britânico na direção de todos os departamentos técnicos da Red Bull e também da nova divisão, o Red Bull Powertrains, por mais alguns anos.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Adrian Newey é um dos nomes mais importantes da Red Bull (Foto: Lars Baron/Getty Images/ Red Bull Content Pool )

Mesmo sem anúncio oficial, Christian Horner, o chefe da equipe austríaca, falou sobre o quão determinante tem sido o trabalho do designer desde 2006. "Adrian tem sido uma parte muito fundamental desde o início, praticamente", disse à Autosport.

"Ele cobre muitas áreas, e ter a fundo sua experiência e conhecimento, além da forma como ele trabalha com os jovens, é ótimo. Ele está tão motivado como sempre esteve. É claro que ele tem um grande interesse no que está acontecendo no Powertrains e no Red Bull Advanced Technology também. Portanto, ele cobre os três pilares em Milton Keynes", ressaltou.

Além de Newey, Horner também destacou o trabalho de outras figuras importantes na estrutura da Red Bull, como o diretor-técnico, Pierre Waché, e o chefe da divisão Powertrains, Ben Hodgkinson. Na visão do chefão dos taurinos, o duo ajudou o projetista a jogar com os seus pontos fortes.

"É um negócio que envolve pessoas, e isso permite a ele [Newey] aplicar o seu conhecimento. Ele não tem de estar lá todos os dias em um tópico particular. Podemos usar a amplitude da sua experiência em todo o grupo", salientou, lembrando ainda que o britânico de 64 anos também é "um engenheiro muito competente em tudo relacionado à combustão".

"É possível ver que ele comprou totalmente o conceito e também o potencial que ele realmente traz a longo prazo", concluiu Horner.

Adrian Newey é considerado um dos projetistas de maior sucesso na F1. Além de todos os carros vencedores da Red Bull, é o britânico que assina os modelos que deram títulos a Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996) e Jacques Villeneuve (1997) na Williams e a Mika Häkkinen (1998 e 1999) na McLaren.