Red Bull admite chance de Ricciardo voltar à F1 pela AlphaTauri: "Ele é classe mundial"

Dispensado da McLaren após não cumprir as expectativas da equipe, Daniel Ricciardo assumiu o papel de piloto de testes na Red Bull, e agora é cotado para uma vaga junto aos taurinos em 2024

Daniel Ricciardo voltou para Red Bull em 2023, agora como piloto reserva, depois de ser dispensado pela McLaren após duas temporadas em que teve performances muito abaixo do esperado. Embora tenha vivido uma fase ruim na Fórmula 1, o nome do australiano é constantemente ventilado como forte candidato a assumir a vaga em uma das equipes dos taurinos, uma vez que Sergio Pérez não vem bem no time principal, e Nyck de Vries vai de mal a pior na AlphaTauri. Por isso, Christian Horner, chefe da escuderia dos energéticos, não descartou uma possível volta de Riccardo no ano que vem.

Em meio ao momento turbulento pelo qual os segundos pilotos de cada equipe passam, Ricciardo admitiu que seria um “conto de fadas” terminar a carreira na Red Bull, e deixou as portas abertas para uma possível ida para a AlphaTauri. Por outro lado, Helmut Marko, consultor dos taurinos, revelou que Horner nunca foi favorável à contratação de De Vries para 2023.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nyck De Vries está com o lugar na AlphTauri ameaçado(Foto: AFP)

Questionado sobre a possibilidade de Ricciardo compor o grid da Fórmula 1 em alguma das equipes da Red Bull no ano que vem, Horner deixou a possibilidade em aberto. 

“Ainda é muito cedo para o próximo ano. Daniel tem contrato para este ano. Ele vai pilotar nosso carro pela primeira vez depois do GP da Inglaterra [em um teste de pneus da Pirelli]. Ele é obviamente um piloto de classe mundial, e ganhou oito corridas em sua carreira até o momento”,seguiu. Então, acho que a primeira coisa será ver como ele se sair, e onde está sua motivação e, a partir daí, é uma questão para AlphaTauri sobre suas escolhas para a temporada seguinte”, disse Horner.

O dirigente da Red Bull admitiu que, de fato, depois de passar pela McLaren, o nível de pilotagem de Ricciardo caiu de forma considerável. No entanto, ele tem evoluído consideravelmente à medida que tem trabalhado junto à equipe nos simuladores.

“Quando ele chegou pela primeira vez depois de Abu Dhabi no ano passado, foi um pouco chocante porque realmente não o reconhecemos do piloto que nos deixou alguns anos antes. Mas ele parece ter se reencontrado, tem trabalhado duro no simulador, agora é extremamente competitivo no que faz no mundo virtual. Portanto, se isso passar para o mundo real, veremos, embora em um teste de pneus. Teremos uma impressão sobre o nível em que ele está se saindo”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.