Protesto de taxistas ameaça fim de semana do GP da Holanda por bloqueios em Zandvoort

Motoristas que não receberam a autorização para fazer os serviços de transporte em Zandvoort estão preparando manifestações nos arredores do autódromo holandês

Os taxistas de Zandvoort se tornaram um problema para o GP da Holanda. De acordo com o site holandês RacingNews365, cerca de 150 motoristas de táxis estão preparando um protesto contra as restrições aos seus serviços no circuito. A manifestação tem como objetivo bloquear as áreas de acesso dos fãs ao autódromo durante o final de semana da 13ª etapa da Fórmula 1 2023. Diante dessa ameaça, as autoridades do município iniciaram uma força-tarefa para evitar maiores transtornos ao evento.

A batalha entre os organizadores do GP da Holanda e o taxistas começou no ano passado, quando, de acordo com o representante do munícipio de Zandvoort, Walter Sans, uma parcela de motoristas utilizaram uma autorização falsa para oferecer os serviços de transporte aos fãs na área externa do circuito. Somados aos 300 mil espectadores durante os três dias de evento em 2022, o acúmulo de taxistas irregulares causou um problema de mobilidade nos arredores do autódromo.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

GP da Holanda é a 13ª etapa da temporada 2023 da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

"Nas últimas duas edições, eles não tiveram acesso a Zandvoort. Mas, no ano passado, os táxis obtiveram ilegalmente um passe de entrada e entraram na área por conta própria, onde ofereceram serviços", revelou Sans. "Isso causou muitos transtornos, problemas dentro do nosso plano de mobilidade. Por isso que anunciamos: saibam que as regras estão em vigor há dois anos e que vamos mantê-las e agir de acordo com elas neste ano", completou.

O representante do município de Zandvoort garantiu a grupo de taxistas a autorização para oferecer os serviços mobilidade na edição de 2023 do GP da Holanda, assim como aconteceu nos anos anteriores. Entretanto, a liberação parcial deixou revoltada a parcela de motoristas que não recebeu o passe para atuar nas áreas do autódromo, fato que incitou o protesto e bloqueio das vias de acesso ao autódromo.

"Agora eles dizem: vamos bloquear. O que temos é uma situação semelhante a outras manifestações. É liberado fazer um protesto na Holanda, pode manifestar, assim como em qualquer outra ação", disse Sans. "Há uma consulta com os responsáveis pela ordem pública e segurança, como a polícia. Então, analisamos como essa manifestação pode ser gerenciada."

"Explicamos melhor por que temos as regras [dos passes de admissão, etc]. O relatório de avaliação do ano passado constatou que houve muitos incômodos devido aos certificados de passe de táxi ilegais. Portanto, agora estamos entrando em uma conversa sobre os protestos e manifestações", concluiu.

Fórmula 1 está de férias e retorna no próximo final de semana, de 25 a 27 de agosto, em Zandvoort, na Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.