Piastri dribla limites de pista e conquista pole-position para corrida sprint no Catar

Oscar Piastri deu uma volta voadora no final e conquistou a primeira posição no grid da corrida sprint do Catar. Max Verstappen até veio forte no SQ3, mas teve volta deletada por exceder os limites de pista

Max Verstappen bem que tentou, mas sucumbiu aos limites de pista na classificação deste sábado (7), para a corrida sprint do GP do Catar. Melhor para Oscar Piastri, que ainda acertou a mão na tentativa final e cravou 1min24s454, colocando a McLaren na posição de honra pela primeira vez na temporada 2023, ainda que seja na prova curta de Lusail.

Com os pilotos poupando a borracha macia, a classificação permitiu liderança da Mercedes no SQ1 e da McLaren no SQ2, com George Russell e Lando Norris, respectivamente. Para a parte final, no entanto, os pneus de faixa vermelha entraram em ação, e Verstappen mostrou a força do RB19 sob o seu controle já na primeira tentativa de volta rápida, ao estabelecer 1min24s543.

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Só que havia um adversário mais forte que o holandês a ser batido: os track limits. A volta antes registrada foi excluída por exceder os limites de pista, obrigando o holandês ao tudo ou nada na volta final.

Lando Norris, então, conseguiu se manter dentro das linhas e cravou 1min24s536 como tempo a ser batido — até melhor que a volta deletada de Verstappen. Leclerc também sucumbiu aos track limits e ficou com 1min30s no cronômetro para tentar mais alguma coisa.

É a primeira dobradinha da McLaren no grid desde o GP do Brasil de 2012. Após a sessão, Oscar ainda brincou com Naomi Schiff, dizendo que "ia esperar cinco minutos" para comemorar.

A Fórmula 1 retorna logo mais, às 14h30 deste sábado (7), para a largada da corrida sprint do Catar. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. Há também a transmissão da corrida curta em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, a partir das 14h15.

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Max Verstappen (Foto: Reprodução/F1)

Confira como foi a classificação para a corrida sprint do Catar:

O dia começou agitado em Lusail, com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) adicionando uma sessão extraordinária de treino antes da classificação para a corrida sprint — a chamada sprint shootout — após a Pirelli constatar um desgaste perigoso dos pneus depois do treino livre de sexta. Um dos motivos seria as zebras em formato de pirâmide em alguns pontos do circuito do Catar, causando um atrito maior na lateral dos pneus e ocasionando um descolamento da borracha na lateral do composto.

A entidade, portanto, decidiu mudar os limites de pista nas curvas 12 e 13, e os pilotos tiveram de ir à pista por dez minutos apenas para se familiarizarem com as mudanças, sem cronometragem de tempo, nos moldes do antigo 'warm-up' que era realizado nas manhãs antes dos GPs de domingo. Foi, aliás, a primeira vez desde 1996, em Mônaco, que a F1 recorreu a um treino extra ao longo do final de semana.

Mas a questão envolvendo o desgaste dos pneus ainda poderia trazer mudanças para o domingo, com a FIA determinando três pit-stops por questões de segurança dependendo da avaliação após as 19 voltas previstas para a corrida sprint.

SQ1: Stroll cai de novo na primeira parte da classificação

Warm-up realizado, eis que a classificação da sprint começou para valer, e com o calor e os ventos não dando trégua: 35°C de temperatura ambiente, com o asfalto em 43°C e ventos podendo chegar aos 48 km/h. Com menos tempo no cronômetro e condições adversas, o grupo não perdeu tempo no SQ1, com Leclerc já assumindo a liderança com 1min26s955. Pérez e Norris, porém, vieram na sequência e bateram a marca do monegasco, que ainda foi superado por Piastri, caindo para quarto.

A Mercedes também veio forte, e Russell pulou para a liderança com 1min26s359, só que Verstappen, para variar, estabeleceu nada menos que uma volta 0s8 mais rápida que a do britânico, assumindo a ponta. Detalhe para a escolha de pneus, com todos usando os compostos médios.

A três minutos do fim, após todos completarem ao menos um giro rápido, Kevin Magnussen, Liam Lawson, Lance Stroll, Logan Sargeant e Guanyu Zhou apareciam fora do SQ2. O piloto da Alfa Romeo conseguiu completar mais um giro, porém sem sucesso para avançar na classificação.

Volta final, e Zhou pulou para 11º, jogando Leclerc para 16º. Sargeant conseguiu pular para 14º, enquanto Lawson saltou para nono. O monegasco da Ferrari, então, acertou a mão e arrancou um 11º posto, enquanto Zhou voltava a ficar fora do SQ2. Só que Yuki Tsunoda teve a volta final deletada, devolvendo o representante da Alfa Romeo ao grupo dos 15 melhores do SQ1. Stroll, Alexander Albon, Tsunoda, Magnussen e Sargeant ficaram mesmo de fora, enquanto Russell foi o mais rápido, com 1min25s413, 0s097 melhor que Verstappen. Sargeant, aliás, conseguiu mais um feito nada bom para suas intenções de seguir na F1: teve todas as voltas registradas no SQ1 deletadas por exceder os limites de pista.

Lewis Hamilton caiu no SQ2 (Foto: Mercedes)

SQ2: Hamilton tem volta deletada no fim e fica fora do SQ3

Na segunda parte, a McLaren mostrou sua força com Norris estabelecendo 1min24s946 como marca a ser batida, 0s252 mais rápido que Verstappen. Piastri aparecia em terceiro, enquanto Pérez colocava o outro RB19 na quarta posição.

Enquanto isso, o festival de track limits continuava: Hamilton e Leclerc perdiam os registros rápidos, enquanto cinco pilotos ainda apareciam sem tempo marcado a menos de quatro minutos para o fim: Pierre Gasly, Alonso, Ocon, Zhou e Valtteri Bottas.

Tendo praticamente uma tentativa, Esteban Ocon conseguiu entrar no top-10 ao colocar a Alpine em quinto, enquanto o companheiro de equipe pulou para nono. Alonso, então, subiu para sétimo, jogando os carros da Ferrari para fora do SQ3.

Sainz, então, conseguiu encaixar um giro um pouco melhor e subiu para nono, só que Leclerc foi ainda melhor e pulou para quarto, deixando o companheiro de equipe na zona de corte com 1min26s138 de tempo de volta.

Mas eis que o #55 também teve a volta deletada e despencou para 14º. No tudo ou nada, com o cronômetro já zerado, Hamilton teve outra volta deletada e ficou fora do SQ3. Hülkenberg, em contrapartida, fez tudo certo e colocou a Haas no top-10, jogando Gasly para 11º. Sainz também conseguiu se salvar. Hamilton, Bottas, Lawson (também com tempo excluído) e Zhou também caíram, enquanto Norris sustentou o topo, seguido por Russell.

SQ3: Verstappen calça os macios e crava pole-position da sprint

Verstappen veio forte com os pneus macios, mas sucumbiu aos limites de pista. Melhor para a McLaren, que se na sexta-feira perdeu posições por track limits, dessa vez colocou Piastri e Norris na primeira fila.

Volte em instantes.