O que precisa de saber sobre o procedimento de qualificação para a Indy500

Um guia para principiantes sobre o procedimento de qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis, que este ano conta com a participação do Bicampeão do Mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso. 

1. A qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis realiza-se no fim-de-semana imediatamente anterior ao da corrida, neste caso, dias 20 e 21 de Maio. A ordem com que os pilotos realizam as suas tentativas de qualificação é determinada por sorteio na Sexta-feira (19 de Maio).

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2. Todos os carros têm de passar por um processo de inspeção. De seguida, recebem uma 'etiqueta' que os autoriza a participar na qualificação. Todos os carros têm de estar em linha 30 minutos antes do início da sessão. Cada carro recebe uma 'Tentativa Garantida' (Guaranteed Attempt) no Sábado, 'tentativa' essa que consiste em 4 voltas cronometradas. A ordem resultante dessa 'Tentativa Garantida' determina em que grupo são colocados os carros (Grupo 1 ou Grupo 2) para Domingo.

3. Quando os carros estiveram todos em fila, as equipas só podem ajustar os ângulos das asas dianteiras e traseiras, e pressões dos pneus. A estrutura principal da asa traseira deve permanecer no carro durante o resto do evento assim que o carro se qualificar.

4. O início da tentativa de qualificação é sinalizada através de uma bandeira verde assim que o carro terminar a sua última volta de aquecimento (podem realizar duas no máximo). Uma bandeira amarela significa que o piloto abortou a sua tentativa de qualificação. Quando a tentativa de qualificação termina, o piloto seguinte é instruído a deixar o 'pit lane'.

5. Assim que todos os pilotos terminarem a sua 'Tentativa Garantida', a fila de carros é 'dividida'. Os pilotos podem realizar múltiplas tentativas de seguida, invalidando ou não o tempo alcançado na tentativa anterior. No entanto, os pilotos que decidirem invalidar o seu tempo anterior tem prioridade, e juntam-se à Fila 1. Os que não invalidarem os seus tempos vão para a Fila 2, e só podem entrar em pista quando a Fila 1 estiver vazia.

6. Os carros que ficarem com os 9 melhores tempos no Sábado são colocados num grupo chamado 'Fast 9' para Domingo. Estes têm a garantia de que vão começar as 500 Milhas de Indianápolis nas 3 primeiras linhas da grelha. Os restantes carros vão para o Grupo 1. Todos os tempos marcados no Sábado são então apagados.

7. Uma última chance de qualificação é oferecida, no Domingo, aos pilotos que não conseguiram completar a sua 'Tentativa Garantida' no Sábado devido a problemas mecânicos ou acidentes, e que foram impedidos de realizar uma segunda tentativa.

8. Estes carros vão entrar em pista numa ordem sorteada aleatoriamente e podem 'empurrar' para fora da corrida os pilotos mais lentos do dia anterior. Independentemente da velocidade, vão começar a corrida na cauda do pelotão, atrás de todos os carros que se qualificaram no Sábado. Os carros que foram 'empurrados' para fora da corrida são autorizados a tentarem qualificar-se novamente para a corrida.

9. Os carros no Grupo 1 entram em pista na ordem inversa à que se qualificaram, com 33º a entrar primeiro e o 10º a entrar em último. Os carros têm de estar em fila 30 minutos antes do início da sessão. A ordem resultante da sessão determina as posições que vão desde o 10º ao 33º lugar na grelha.

10. Os carros no grupo chamado 'Fast 9' entram em pista para determinar os primeiros 9 lugares da grelha, com o piloto que se qualificou em 9º no dia anterior a realizar a sua sessão primeiro e o mais rápido a ser o último a participar. Os carros têm de estar em fila 45 minutos antes do início da sessão. Qualquer carro que não complete as 4 voltas de qualificação cai para a cauda do grupo e, neste caso, os tempos de Sábado são usados como resultados oficiais da qualificação.