Mercedes se surpreende com pole de Hamilton e critica regras: “Efeito solo é um enigma”

Segundo Toto Wolff, chefe da Mercedes, um dos problemas no regulamento atual, que explora o efeito solo, é a imprevisibilidade no comportamento dos carros

Lewis Hamilton conquistou a 104ª pole da carreira depois de superar Max Verstappen por 0s003 na classificação para o GP da Hungria, realizada na manhã do último sábado (22). Embora esperasse um bom desempenho do W14 por causa das características travadas do circuito de Hungaroring, a Mercedes ficou surpresa por ter conseguido o melhor tempo do fim de semana. Por isso, Toto Wolff, chefe da equipe, disparou contra o atual regulamento da Fórmula 1 e disse que o efeito solo é um mistério para todos.

“Acho que certamente há uma parte desses carros de efeito solo sendo um enigma. As performances parecem ir e vir para todas as equipes – e parabéns à Alfa [Romeo], eles são quinto e sétimo no grid. Eu não acho que eles realmente entendam de onde isso veio. A Red Bull parece a única que realmente desbloqueou e entendeu o que acontece, e talvez a McLaren agora.  Mas isso é algo em que você só precisa trabalhar e chegar à conclusão certa”, analisou Wolff.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton não fazia a pole desde o GP da Arábia Saudita de 2021 (Foto: Mercedes)

A Mercedes viveu cenários distintos durante o sábado na Hungria. Enquanto George Russell não conseguiu passar do Q1 e ficou apenas com a 18ª posição, Hamilton conseguiu achar uma boa volta e anotou a primeira pole do time no ano. Por isso, Toto crê que as regras atuais da F1 ainda são um mistério para a maioria das equipes e também citou a Alfa Romeo como exemplo.

“A maior fraqueza que temos no carro não é a falta de downforce. É que o carro é imprevisível. Os pilotos nunca têm confiança para forçar muito na classificação, e acho que o carro que eles tinham hoje era algo que passava essa confiança e permitia que eles forçassem sem pensar que poderiam bater. Essa é a principal área que precisamos trabalhar”, finalizou.

Fórmula 1 retorna neste domingo para a disputa do GP da Hungria, com largada prevista para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Antes, a partir das 9h40, o GP abre a transmissão em segunda tela no canal 1 do YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.