Mercedes se irrita com remoção "Cirque du Soleil" de carro de Hamilton em Mônaco

Toto Wolff, chefe da Mercedes, se revoltou com a forma que o W14 de Lewis Hamilton foi removido da pista após acidente durante o TL3 em Mônaco, uma vez que o assoalho ficou todo à mostra. Wolff criticou a espetacularização da cena

Toto Wolff, chefe da Mercedes, não ficou contente com a forma que o W14 de Lewis Hamilton foi removido da pista ao fim do terceiro treino livre realizado em Mônaco, na manhã deste sábado (27). Depois que o heptacampeão bateu na Mirabeau e acionou a bandeira vermelha com pouco mais de três minutos para o fim da sessão, o carro precisou ser retirado do traçado com um guindaste que, ao levantá-lo - levantá-lo muito, diga-se -, deixou em evidência o desenho do assoalho.

Com a mudança do regulamento em 2022, que reintroduziu o efeito-solo na Fórmula 1, o assoalho se tornou um dos componentes mais importantes dos bólidos, e os engenheiros calculam que a peça seja responsável por cerca de 60% do bom desempenho dos carros.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton acionou a bandeira vermelha após bater na Mirabeau no treino livre 3(Foto: AFP)

A frustração de Wolff ainda tem mais um motivo: a Mercedes levou um grande pacote de atualização para o W14 no GP de Mônaco, e nele consistia um novo desenho do piso do bólido. Quando o carro de Hamilton foi levantado, o projeto acabou sendo revelado para todo mundo. Por isso, o dirigente disparou contra o acontecido.

"Quem operou o guindaste, provavelmente, trabalhou para o Cirque du Soleil. Honestamente, isso eu não compreendo. O carro estava na pista, poderiam ter colocado ele em um caminhão. Assim eles estão apresentando um carro para todos no mundo. Isso foi abaixo do ideal para nós, para dizer o mínimo. Mas todos [fiscais de pista] estão fazendo o seu melhor", finalizou Wolff.

O novo pacote da Mercedes, no entanto, ainda não surtiu o efeito desejado. Toto chegou a classificar o desempenho na classificação como abaixo do esperado, enquanto Hamilton admitiu que o verdadeiro potencial do W14 só deve aparecer no GP da Espanha.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 em Mônaco no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GP também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco. Logo mais, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).