Mercedes fica “satisfeita” com ritmo na sprint, mas vê problema em carro de Hamilton

Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes, louvou o desempenho do time com estratégias diferentes, mas não escondeu preocupação com falta de ritmo do carro de Lewis Hamilton

A Mercedes viveu experiências bem diferentes com seus pilotos na corrida sprint do GP do Catar neste sábado (7). Ao mesmo tempo que George Russell brigava pelas primeiras posições, Lewis Hamilton fazia uma corrida de recuperação. Ao final da prova curva, o dono do carro #63 terminou em quarto, enquanto o piloto #44 foi o quinto colocado. Andrew Shovlin, diretor de engenharia da equipe, analisou o desempenho ruim do W14 de Hamilton e como as diferentes estratégias usadas deram resultado.

O time alemão conseguiu ainda abrir mais alguns pontos na vice-liderança do Mundial de Construtores e agora está 26 tentos à frente da Ferrari. Na prova, Russell foi capaz de aproveitar a aderência extra dos pneus macios no início da corrida, embora tenha enfrentado maior degradação do que o esperado. Já com Hamilton, a estratégia foi oposta.

[relacionadas]

“George [Russell] se manteve firme no quarto lugar e fez um trabalho notável. Enquanto isso, Lewis esperou a corrida se desenvolver e usou a vantagem dos pneus médios para maximizar nosso resultado. Podemos ficar satisfeitos com nosso ritmo hoje e começar em segundo e terceiro na corrida principal nos proporciona uma boa oportunidade de ampliar nossa vantagem sobre a Ferrari", analisou o dirigente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

George Russell foi o quarto colocado na sprint do GP do Catar (Foto: AFP)

As táticas distintas foram usadas devido a grande diferença de posições entre os pilotos no grid de largada, de acordo com a Mercedes. "Optamos por dividir as estratégias de pneus entre nossos carros nesta noite. Isso nos permitiu obter dados com os compostos macios e médios", disse o diretor.

"O equilíbrio que encontramos com o carro de Lewis [Hamilton] nesta sexta-feira sumiu durante a classificação. O 12º lugar o deixou fora de posição no grid para a corrida sprint. Já George [Russell] estava bem feliz com o sólido desempenho que teve", completou Shovlin.

Por fim, o diretor felicitou Max Verstappen por sua conquista do título mundial, reconhecendo sua excelência ao longo da temporada. Ele expressou a determinação da Mercedes em tornar a vida de Verstappen mais desafiadora na próxima temporada. "Devemos parabenizar Max Verstappen. Ele foi excelente este ano e seu título é totalmente merecido. Estamos todos trabalhando o mais duro possível para tornar sua vida muito mais difícil em 2024", concluiu o engenheiro da Mercedes.

Fórmula 1 volta à pista de Lusail neste domingo (8), com a largada do GP do Catar programada para as 14h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. Há também a transmissão da corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, a partir das 13h40.