Mercedes aposta em futuro mais acirrado na F1: "Ninguém vai vencer 8 títulos seguidos"

Chefe da equipe alemã, Toto Wolff apontou que limite orçamentário e novo regulamento aerodinâmico vão limitar períodos longos de domínio na categoria

A Mercedes conquistou o Mundial de Construtores oito vezes consecutivas, de 2014 a 2021. Mas segundo o chefe da equipe alemã, Toto Wolff, nenhuma outra equipe conseguirá alcançar tamanho feito — não por falta de capacidade, e sim pelas novas regras da Fórmula 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

De acordo com Wolff, o limite orçamentário e as novas regras aerodinâmicas vão limitar períodos longos de domínio na categoria. É uma mudança de panorama e realidade, pois.

"Acho só que você precisa jogar o jogo melhor do que os outros. É uma competição relativa, e nós sabemos quem nossos rivais são hoje — mas teremos outros (concorrentes) amanhã e depois de amanhã, por conta do limite de gastos imposto. É assim que o esporte tem de ser: não com um ou três times na disputa pelo título, e sim cinco. O cenário mudou", afirmou Wolff.

A Mercedes dominou a Era Híbrida da F1 (Foto: Mercedes)

"Não acho que mais ninguém vai conseguir oito campeonatos em sequência no futuro — e esse é o jeito que as regras foram escritas", completou.

Wolff também afirmou que o limite orçamentário prejudica as equipes do fundo do pelotão. Mas, na opinião do chefe de equipe, as restrições proporcionais nos testes aerodinâmicos para os times da frente compensam a balança. Sobrou até para a Red Bull no exemplo usado por Toto.

"Acho que (com o teto de gastos) é mais difícil, porque você não consegue investir mais para que o resultado venha mais rapidamente. Mas penso que da maneira com que o regulamento aerodinâmico foi escrito, e a punição que eles (Red Bull) tiveram, por exemplo, dá 25% a menos de tempo de túnel de vento — e isso pode ter um efeito", analisou.

"Tudo isso chegou para permitir que os times do fundo do pelotão consigam dar um grande salto, em comparação às equipes da frente. Esse também é o motivo para termos campeonatos mais acirrados no futuro. É uma vantagem que temos para utilizar. É uma garantia? Ninguém sabe", finalizou.