McLaren vê liderança e exalta reações de Piastri ao ser preterido em atualizações

Chefe da McLaren, Andrea Stella revelou que Oscar Piastri impressionou a equipe pela maneira como reagiu nas duas vezes em que foi preterido na hora de receber atualizações

Oscar Piastri tem causado ótimas impressões na McLaren. Chefe da equipe, Andrea Stella exaltou a reação do piloto nas duas vezes em que ele foi preterido na hora de receber atualizações do MCL60.

A McLaren começou o ano com uma performance para lá de discreta, mas a sorte virou a partir de julho, quando uma atualização foi introduzida na Áustria. Piastri, porém, só teve acesso ao carro atualizado em Silverstone. Depois, em Singapura, as atualizações novamente foram dadas a Lando Norris.

Postura de Oscar Piastri está agradando a McLaren (Foto: McLaren)
[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De acordo com Stella, porém, Piastri lidou bem com a situação e agiu como um jogador de equipe.

“Tivemos duas vezes neste ano uma situação em que precisamos decidir para quem dar as atualizações. Nas duas vezes, elas foram para Lando, pois pensamos que seria o melhor para a equipe, que é a única perspectiva que adotamos das decisões da nossa equipe”, disse Stella. “Como em Singapura, por exemplo — era uma pista nova para Oscar, uma pista muito complicada. Você realmente quer dar a ele uma preocupação no primeiro treino livre? Poderia ser um treino com pista molhada. E essa decisão precisava ser tomada com semanas de antecedência, pois precisávamos mudar o chassi na fábrica”, seguiu.

“Mas vamos focar em Oscar. Ele cresce ao longo do fim de semana e vai de 17º a 7º graças a isso. Nas duas vezes, as conversas com Oscar foram calmas, racionais e construtivas, e foi fácil para eu dizer ‘estou fazendo em nome da equipe’. E foi fácil para ele entender”, relatou. “Mesmo que, como piloto, voce sempre queira o pacote de maior potencial, isso, definitivamente, prevaleceu na abordagem dele de um jogador de equipe. Em nenhum momento durante o fim de semana de Singapura tivemos qualquer sinal de irritação, qualquer comentário do tipo: ‘Estou um pouco lento aqui, mas, obviamente, o outro tem peças novas’. Nem indiretamente. E isso significa que todos estão ouvindo, todos estão olhando para a pessoa, tirando algo por exemplo”, apontou.

O dirigente avaliou que o comportamento mostrado por Piastri é de um líder, algo que se encaixa no papel de um piloto de Fórmula 1.

“Isso se encaixa a cultura. Líderes — e pilotos são, definitivamente, líderes em uma equipe de Fórmula 1 — lideram pelo exemplo, e podemos confiar que Oscar fará isso mesmo quando está em desvantagem”, encerrou.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de outubro, para a disputa do GP do Catar. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.