Verstappen vibra após vitória em Miami e reconhece: "Estratégia fez a diferença"

Max Verstappen começou o GP de Miami no meio do pelotão, mas evitou confusões e se valeu do bom ritmo de corrida e da estratégia da Red Bull para vencer a prova nos Estados Unidos

Max Verstappen voltou a vencer na temporada 2023 da Fórmula 1. Aliando o bom ritmo do RB19 com uma estratégia eficiente, o holandês partiu da nona colocação e superou todos os rivais no GP de Miami, realizado na tarde deste domingo (7). A âpice foi a briga acirrada com o companheiro de equipe Sergio Pérez nas voltas finais da corrida.

Diferente da maioria dos pilotos que largavam à sua frente, Verstappen optou por iniciar a corrida americana calçado com os pneus duros. Mesmo com um composto mais lento, o bicampeão atropelou a concorrência e assumiu a liderança na 21ª volta, depois que 'Checo' foi aos boxes. O #1 da Red Bull conseguiu alongar seu stint até a volta 46, quando voltou para a pista pouco mais de 1s atrás de Pérez.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No giro 48, os dois taurinos travaram uma disputa pelo primeiro lugar, mas usando um pneu mais macio e mais novo que o mexicano, Verstappen reassumiu a ponta e não perdeu mais. A vitória ele atribuiu à boa estratégia adotada pela equipe.

"Foi uma corrida muito boa, tive um começo limpo e consegui andar muito com o pneu duro, que foi o que fez diferença. No final tive uma boa briga com o 'Checo', mas conseguimos manter a corrida limpa e a vitória foi muito boa", celebrou.

Max ainda relembrou a classificação difícil, em que cometeu um erro e não conseguiu marcar um tempo de volta por causa da bandeira vermelha causada por Charles Leclerc. A decisão por alongar o primeiro stint foi definida ainda no sábado, já que a escuderia confiava que teria um ritmo forte durante o GP.

"Ontem foi um dia complicado, mas mantive a calma e vencer de nono é muito satisfatório. A gente começou falar sobre a estratégia ontem e não sabíamos o que ia acontecer com o clima. Mas sabíamos que estávamos confortáveis e que a estratégia valeria a pena, como se confirmou hoje", finalizou Verstappen.

Com a vitória, o #1 vai a 119 pontos no Mundial de Pilotos, e amplia a vantagem em relação a Pérez (105) para 14 tentos.