Verstappen sobra e coloca 0s7 em cima de Pérez em TL1 marcado por quiques na Espanha
A Red Bull comandou completamente a primeira atividade do fim de semana do GP da Espanha, com Max Verstappen enfiando mais de 0s7 em cima de Sergio Pérez, que ainda foi o segundo colocado
Max Verstappen tomou conta do TL1 do GP da Espanha. Nesta sexta-feira (2), o holandês virou 1min14s606, enfiando 0s768 de vantagem em cima de Sergio Pérez, que ainda foi o segundo colocado, sublinhando o domínio da Red Bull. O melhor do resto foi Esteban Ocon, 0s8 atrás de Max.
Nyck de Vries foi a grande surpresa da primeira sessão em Barcelona, colocando a AlphaTauri na quarta colocação. Mostrando a força da Alpine, Pierre Gasly ficou em quinto, seguido pelo dono da casa, Fernando Alonso, que cresceu no estouro do cronômetro.
Kevin Magnussen teve um bom sétimo lugar pela Haas, com a dupla da Ferrari na sequência e Charles Leclerc em ligeira vantagem diante de Carlos Sainz. O top-10 do TL1 ainda teve George Russell, que passou boa parte da sessão na lanterna.
O treino da manhã também foi bem marcado pela volta dos temidos quiques. Ao menos quatro pilotos, de três equipes diferentes, relataram problemas com o bouncing: Pérez, Verstappen, Russell e Lando Norris. Lewis Hamilton também lutou com o carro e foi 12º.
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Confira como foi o TL1:
Com céu aberto e os termômetros marcando 23ºC em Barcelona, a turma logo atacou a pista, com a Aston Martin aparecendo com as famosas grelhas para verificar as novidades no carro, a Ferrari com o marca-texto do flow-vis no sidepod novo de Charles Leclerc pelo mesmo motivo e grande parte do grid testando os pneus novos.
Enquanto Nico Hülkenberg virava na casa de 1min17s5 com os pneus macios de 2023 e Lewis Hamilton vinha em 1min18s1 de médios, as Red Bull já tomavam de assalto o topo com os pneus novos, em 1min16s5.
Logo na sequência, a Red Bull já colocou os médios atuais para jogo e não demorou nada para que Verstappen e Pérez trucidassem os tempos. O mexicano fez 1min16s4, aí veio o holandês e atropelou: 1min15s9.
Na volta da F1 a um circuito permanente, muita gente reclamava de quiques. Pérez e Verstappen, por exemplo, se queixavam do famoso bouncing pela Red Bull, com o mesmo rolando com George Russell, na Mercedes.
Com todo mundo já de pneus médios de 2023, Fernando Alonso e Carlos Sainz baixavam de 1min16s9, mas a grande marca de alguém que não se chama Red Bull ficava no início com Pierre Gasly, 0s4 atrás de Verstappen, mais veloz que Pérez.
Enquanto Esteban Ocon entrava no top-5, Nyck de Vries surpreendia na sexta colocação e Lando Norris, repetindo o que acontecera com outros pilotos, ia ao rádio reclamar que a McLaren também quicava.
A Red Bull resolvia acionar os pneus macios e os tempos despencavam de vez. Novamente, Pérez fazia a primeira volta rápida, mas logo era atropelado por Verstappen: 1min15s3 para o mexicano, 1min14s606 para Verstappen. Já pintava fortemente a melhor marca da sessão.
Depois da Red Bull, foi a vez das Haas e de Alex Albon calçarem os pneus vermelhos. Kevin Magnussen pulou para terceiro, Hülk apareceu em quinto, enquanto Albon não passou da nona colocação. Espantava a diferença: 1s7 de Verstappen para o dinamarquês.
Alfa Romeo, Norris e, principalmente, as Ferrari também iam de macios e melhoravam suas marcas. Mas seguia espantando a desvantagem: Leclerc, o melhor da turma, tomava 1s088 de Max. Aí veio De Vries e fez um 1-2-3 da marca de energéticos, 0s8 acima do tempo do líder, em terceiro. E a Mercedes? Penúltimo e último lugares, mais de 3s5 atrás da Red Bull.
Russell deu uma respirada boa e subiu para oitavo, 1s1 acima de Verstappen, atrás das duas Ferrari. O top-10, com 10 minutos para o fim, tinha Verstappen, Pérez, Ocon, De Vries, Gasly, Leclerc, Sainz, Russell, Norris e Zhou. Alonso, então, dava uma melhorada e tomava o oitavo posto de Russell, ainda muito longe dos líderes.
No finalzinho, Hamilton finalmente deixava a lanterna, em 12º. A parte final do pelotão ficava com Oscar Piastri, Hülkenberg, Logan Sargeant e Albon. E Russell em décimo, mostrando que a Mercedes teria trabalho pela frente.
F1 2023, GP da Espanha, Barcelona, TL1:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:14.606 | 32 | |
2 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:15.374 | +0.768 | 32 |
3 | E OCON | Alpine | 1:15.418 | +0.812 | 28 |
4 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 1:15.504 | +0.898 | 27 |
5 | P GASLY | Alpine | 1:15.545 | +0.939 | 27 |
6 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:15.547 | +0.941 | 24 |
7 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:15.689 | +1.083 | 22 |
8 | C LECLERC | Ferrari | 1:15.694 | +1.088 | 28 |
9 | C SAINZ | Ferrari | 1:15.726 | +1.120 | 27 |
10 | G RUSSELL | Mercedes | 1:15.753 | +1.147 | 32 |
11 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:15.783 | +1.177 | 25 |
12 | L HAMILTON | Mercedes | 1:15.845 | +1.239 | 29 |
13 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:15.906 | +1.300 | 24 |
14 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:15.915 | +1.309 | 27 |
15 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:15.939 | +1.333 | 25 |
16 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:15.978 | +1.372 | 24 |
17 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:16.353 | +1.747 | 26 |
18 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:16.461 | +1.855 | 28 |
19 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:16.506 | +1.900 | 30 |
20 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:16.630 | +2.024 | 28 |