Verstappen relata "saída de frente" do RB18 com peso extra: "Impossível ser rápido assim"

Max Verstappen teve um ano dominante, mas o peso extra do RB18 trouxe um grande problema no início da temporada 2022: o carro saía muito de frente, o que impediu o holandês de extrair o melhor do seu desempenho

Max Verstappen teve um 2022 que entrou para a história da Fórmula 1, mas o início não foi dos melhores para o #1 da Red Bull. Isso porque a equipe taurina brigou bastante contra a balança, com o RB18 sendo um dos carros mais pesados do grid — o que deixou o bólido saindo muito de frente, problema que já era sentido por conta dos pneus de 18 polegadas.

A Red Bull, então, entendeu que precisava buscar diminuir o peso do carro de alguma forma para melhorar não só a performance, como permitir a Verstapppen extrair o melhor do seu estilo de pilotagem. À revista inglesa Autosport, o bicampeão falou sobre a dificuldade nas primeiras corridas do ano, quando o time austríaco ainda lidou com questões envolvendo a confiabilidade.

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A Red Bull lutou bastante para reduzir o peso do RB18 (Foto: Red Bull Content Pool)

"Bom, eram apenas relacionados ao peso do carro", disse Verstappen sobre os problemas do RB18. "Estar muito acima do peso criou um equilíbrio nas saídas de frente, e uma vez que começamos a resolver isso, o carro voltou a ser mais ágil", acrescentou.

"Não apenas inquieto, e sim mais ágil. Era possível usar a dianteira. No final das contas, é assim que você consegue pilotar um carro rápido", continuou.

"Um carro não pode ser rápido saindo de frente. É impossível. Principalmente com os pneus que tivemos este ano [2022], mais limitados. Não dá para ter um carro assim", completou Max, atribuindo a melhora não apenas à redução de carga, como também às mudanças promovidas pela Red Bull.

"Sinceramente, a maior parte veio do peso, mas também das atualizações que fizemos no carro. Tentar entender os pneus, buscando entender de que maneira poderíamos poupá-los da melhor forma, o que não foi fácil, sem dúvida", concluiu o piloto.