Verstappen é punido, mas passa Leclerc duas vezes e vence confuso GP de Las Vegas

Max Verstappen foi punido pela maneira que escolheu passar Charles Leclerc na largada, mas se recuperou assim mesmo numa corrida bastante confusa da Fórmula 1 em Las Vegas

O dono do primeiro GP de Las Vegas da Fórmula 1 é o mesmo dono de toda a temporada 2023. E o mesmo piloto que criticou evento, pista, cuidados básicos com o traçado e tudo mais ao longo da semana. Na madrugada deste domingo (19), ainda noite do sábado no estado americano de Nevada, Max Verstappen venceu uma corrida confusa e enfileirou o 18º triunfo do ano.

Mas foi com certo drama, desta vez. Verstappen recebeu punição de 5s logo no começo por empurrar Charles Leclerc para fora do traçado na primeira curva da corrida. Quando fez o pit-stop e cumpriu a punição, voltou bem atrás e teve de recuperar. Chegou a sofrer dano na asa dianteira após um toque com George Russell, inclusive.

[relacionadas]

Em dado momento, parecia que Sergio Pérez venceria a corrida, mas o mexicano permitiu a ultrapassagem de Leclerc. Enquanto os dois lutavam, Max chegava. Com 12 voltas para o fim, o campeão passou Leclerc de novo e assumiu a ponta para não perder mais.

Leclerc ainda errou pouco depois, impedindo o que era uma corrida perfeita até ali, e deu o segundo lugar para Pérez. Apenas momentaneamente: o monegasco da Ferrari tomou a posição de volta no giro final e ficou em segundo, com Pérez completando o pódio.

O top-10 foi concluído com Esteban Ocon, Lance Stroll, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Russell, Fernando Alonso e Oscar Piastri, que ainda ficou com a melhor volta e o ponto extra.

Um destaque importante da corrida veio logo no começo, quando Lando Norris perdeu o carro da McLaren ao tentar tomar traçado um tanto diferente da trilha original da curva três, perdeu a traseira e foi com força no muro. O piloto saiu sem maiores problemas, mas teve de ser encaminhado para um hospital próximo para atendimento de precaução.

A Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

🔴AO VIVO! F1 2023 em LAS VEGAS: tudo sobre a CORRIDA | Briefing

Confira como foi o GP de Las Vegas:

Chegara a hora. Às 22h locais (3h de Brasília, GMT-3), a Fórmula 1 alinhou para a largada do GP de Las Vegas. O evento que é menina dos olhos do Liberty Media finalmente existe! A temperatura apontava para 18°C de temperatura e asfalto em 19°C.

No que se esperava uma corrida caótica do ponto de vista estratégico, a maioria dos pilotos decidiu largar de médios. Lewis Hamilton, Guanyu Zhou e Oscar Piastri saíam de pneus duros, enquanto Lance Stroll e Yuki Tsunoda decidiram começar de macios.

Charles Leclerc tinha a missão de segurar Max Verstappen na largada, mas, uma vez que as luzes verdes apareceram, o tricampeão mundial foi para cima. Agressivo, Verstappen posicionou o carro de maneira a preparar o ataque na curva um, espalhou e fez Leclerc recolher. Os dois saíram brevemente do traçado, e Verstappen levou a melhor.

A largada do GP de Las Vegas (Foto: F1 TV)

E simplesmente assim, Max já liderava, com Charles em segundo. Leclerc não gostou e disse para a Ferrari que o rival teria de devolver a posição, o que não aconteceu. "Isso precisa ser tratado agora, então ele tem devolver", afirmou.

No pelotão intermediário, bem no pedaço em que vários carros de ponta se posicionavam, confusão. Ainda no contorno da curva um, Fernando Alonso forçou demais, rodou sozinho e acertou Valtteri Bottas, totalmente inocente.

A direção de prova convocou o VSC para limpar detritos da pista, enquanto Alonso avisava ter danos. Sergio Pérez, que também acabou se envolvendo no bolo, entrou para trocar a asa dianteira, ao passo que Bottas parou para os pneus duros.

Na realidade, com a confusão, bastante gente foi aos boxes colocar pneus duros. Além de Alonso, Pérez e Bottas, Carlos Sainz, Zhou e Stroll fizeram a mesma coisa.

Apesar de parecer que os problemas estavam resumidos à largada, Lando Norris tentou sair um pouco do trilho de corrida na entrada da curva 11, perdeu completamente a traseira do carro e estampou o muro. O McLaren arrastou e foi parar na área de escape. Safety-car na pista e fim de corrida para Norris, que saiu do carro sem maiores problemas físicos.

O safety-car deixou a pista na abertura da oitava volta. A Red Bull informava a Verstappen sobre a discussão de devolver a posição, mas não ordenava que o campeão fizesse. Desta maneira, em seguida, a informação: Verstappen estava punido com 5s por forçar outro piloto para fora da pista. Como já estava na liderança e abria, porém, era difícil imaginar que faria qualquer diferença no destino da corrida.

Apesar de terem largado no fim do grid, Esteban Ocon Oscar Piastri já apareciam em sétimo e oitavo após a segunda relargada, enquanto Hamilton encostava neles ao deixar Kevin Magnussen para trás. Lá pelo fim da fila, na corrida dos que já haviam ido aos boxes, Sainz fez bela ultrapassagem para cima de Alonso e partiu para atacar Daniel Ricciardo. Para desespero da Ferrari, que pedia para gerenciar o carro, que superaquecia. "Corremos o risco de ter de parar", informava a Ferrari. "Deixem comigo", respondeu. Sainz foi até o fim para passar Ricciardo e, aí, esfriar o carro.

Logan Sargeant se mantinha entre os primeiros colocados. O piloto da Williams fora atacado por Magnussen nas primeiras voltas e, a partir da relargada, via Ocon partir para cima. Mas segurou o sexto posto até a volta 14 de 50. Aí, Ocon passou. Na volta seguinte, Piastri e Hamilton também passaram. Mesmo com tudo isso, Logan se mantinha em nono.

Lando Norris bate forte durante início da corrida em Las Vegas (Vídeo: Reprodução/F1)

Não era só a Williams que começava a sofrer com os pneus: a Red Bull também! Verstappen sofria com os médios e perdia os 3s de frente que chegou a criar para Leclerc. Charles se aproximava. "Estou começando a realmente ter dificuldades com os pneus", falou. No começo da volta 17, avisou que ia para os boxes. Só que, antes disso, Leclerc chegou, passou e foi embora com a liderança da corrida novamente. Virada?

Se Verstappen gastou os médios e teve de usar os duros, Leclerc continuava com os médios e bastante tranquilidade.

No bolo logo abaixo, problema grave para Hamilton e Piastri. Quando o heptacampeão tentou ultrapassar Oscar, os dois tocaram rodas. Piastri entrou imediatamente nos boxes com o carro fazendo faíscas no chão e dando sensação de que o assoalho tinha problemas. Os dois ficaram com os pneus comprometidos, mas Hamilton demorou uma volta para entrar. "O carro não está parando", afirmou. Lewis voltou para a corrida, mas no 18º posto.

Com os dois fora daquela meiuca, Pérez viu facilidade para ganhar posições e chegar até Ocon. Assim, fez a ultrapassagem para cima da Alpine e assumiu o segundo lugar com facilidade.

Na volta 20, enquanto Verstappen ia para cima de Zhou e ganhava a posição, Leclerc avisava que começava a lentidão com os pneus. "Só vou perder tempo daqui para frente", afirmou. O líder da corrida foi chamado aos boxes na volta 22 para o que foi um pit-stop ligeiramente lento. Pérez assumia a dianteira e Verstappen somava voltas mais rápidas da corrida.

O que já estava na cara era que aqueles que pararam nos boxes na primeira chance possível da corrida levavam vantagem. Alonso, de alguma forma, estava na frente de Russell, que largou em terceiro. Além, claro, de Pérez na ponta.

Falando sobre Russell e Alonso, os dois disputavam a quinta colocação. George visivelmente tinha mais carro, mas ficava nas defesas de Fernando até que Verstappen chegou. Aí, Russell passou Alonso, finalmente. Verstappen também ultrapassou Fernando apenas instantes depois e já encostou em Russell. Além da briga Mercedes x Red Bull, ambos chegavam a Sainz. O espanhol tinha pneus mais gastos.

Logo que chegaram, aliás, passaram. Foi na volta 24 e na curva 14 feita para ultrapassar. Russell mergulhou primeiro, Verstappen foi instantes depois, e os dois tiraram Sainz do caminho.

Max Verstappen e George Russell se tocam em briga por posição no GP de Las Vegas (Vídeo: Reprodução/F1)

No fim da volta seguinte, a 25 de 50, Verstappen resolveu atacar Russell finalmente e mergulhou por dentro na curva. George demorou para se mover em defesa e fez quando Max já contornava na frente. A colisão foi inevitável e tirou um naco da asa dianteira de Verstappen.

"Ele virou em cima de mim", reclamou. "Há dano na asa dianteira, mas, estruturalmente, estamos felizes [com o carro]", respondeu o engenheiro.

Mas a sujeira na pista fez a direção de prova ordenar safety-car. Chance, então, de um pit-stop grátis para quem quisesse. Pérez, por exemplo, entregou a liderança de volta para Leclerc e parou, bem como boa parte do pelotão.

Para a relargada, a ordem era Leclerc, Pérez, Gasly, Piastri, Verstappen, Ocon, Stroll, Albon, Russell e Sainz no top-10.

Mesmo atrás do safety-car, o problema continuava. "Quase perdi o carro. Os pneus estão muito frios", relatou Leclerc. Verstappen, por outro lado, conversava com a Red Bull sobre a batida. "Foi como se ele não tivesse me visto", opinou. Por isso, punição de 5s para Russell. Verstappen chegou a ser investigado por liberação insegura nos boxes, mas escapou.

A relargada veio na volta 29. Leclerc manteve a frente para Pérez, enquanto Piastri, em belo movimento, ultrapassou Gasly e assumiu o terceiro lugar. Na Aston Martin, aviso a Alonso de que os ventos ficariam mais fortes.

Mas a corrida tomava o formato de Pérez. Com ritmo bastante seguro, 'Checo' preparou o ataque contra Leclerc e foi para cima na volta 32. E passou, de maneira inapelável, para reassumir a liderança.

Verstappen passava Gasly e Piastri para começar a pensar novamente em Leclerc. Mais atrás, as duas Alpine voltaram a se encontrar. Ocon não quis negociar, atacou Gasly e tomou posição. "Guardar posições, guardar posições. Vamos pensar no gerenciamento de pneus", avisou a Alpine para os dois.

Charles Leclerc ficou na segunda colocação (Foto: AFP)

Quando parecia que a corrida tomaria um caminho para dobradinha da Red Bull, Leclerc reapareceu do nada com o DRS em reta e viu a chance de atacar na curva 14. Foi o que fez, sem receber grande resistência. A sensação era que as chances de Pérez vencer a corrida ficavam pelo caminho ali mesmo, porque na volta seguinte foi Verstappen quem o engoliu.

Mas Verstappen tinha mais carro que Leclerc. A partir do momento em que voltaram a ser primeiro e segundo colocados, estava evidente que a ultrapassagem viria logo. E veio na volta 38, quando Max abriu o DRS na reta que precede a curva 14 e foi para cima. Leclerc até resistiu, mas não conseguiu defender.

Pouco depois, o aviso. "Você vai precisar tirá-lo da trilha de DRS", dizia a Red Bull para Verstappen. Leclerc se mantinha dentro de 1s e buscaria mais uma resposta. Algumas voltas após, contudo, errou sozinho enquanto tentava segurar a diferença, saiu da pista e abriu caminho para Pérez.

O desgaste de pneus definia algumas últimas movimentações nas voltas derradeiras. Dono da melhor volta da prova, Piastri passou Gasly para assumir o décimo lugar, enquanto Hamilton escalou um tanto para ainda fechar em sétimo, na frente do punido companheiro Russell.

Na última volta, quando passou pela curva 14 pela 50ª vez, Leclerc mostrou mais uma vez o poder de reação repetido ao longo do dia e novamente tirou Pérez da frente para terminar no segundo lugar. Verstappen confirmou a vitória.

F1 2023, GP de Las Vegas, EUA, Resultado Final:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda50 voltas 
2C LECLERCFerrari+2.070 
3S PÉREZRed Bull Honda+2.241 
4E OCONAlpine+18.665 
5L STROLLAston Martin Mercedes+20.067 
6C SAINZFerrari+20.834 
7L HAMILTONMercedes+21.755 
8G RUSSELLMercedes+23.091 
9F ALONSOAston Martin Mercedes+25.964 
10O PIASTRIMcLaren Mercedes+29.496 
11P GASLYAlpine+34.270 
12A ALBONWilliams Mercedes+43.398 
13K MAGNUSSENHaas Ferrari+44.825 
14D RICCIARDOAlphaTauri Honda+48.525 
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+50.162 
16L SARGEANTWilliams Mercedes+50.882 
17V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+1:25.350 
18Y TSUNODAAlphaTauri Honda NC
19N HÜLKENBERGHaas Ferrari NC
20L NORRISMcLaren Mercedes NL
      
VMRO PIASTRIMcLaren Mercedes1:35.585Volta 47

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴F1 2023 AO VIVO em LAS VEGAS: acompanhe a CORRIDA no GRANDE PRÊMIO