Verstappen diz que GP de Las Vegas atrai Fórmula 1 "mais por show do que pela corrida"

Max Verstappen admitiu que não é um grande fã do espetáculo prometido pela Fórmula 1 para o GP de Las Vegas e argumentou que o desenho da pista indica uma preocupação maior com o entretenimento do que com a corrida em si

Depois de 20 corridas disputada pela Fórmula 1 em 2023, está chegando a hora de uma das estreias mais aguardadas dos últimos anos: o GP de Las Vegas, que promete um show sem precedentes antes da corrida — organizada e promovida pela própria categoria, que almeja torná-la um modelo para as demais pistas em termos de luxo e serviços aos fãs. No entanto, o tricampeão Max Verstappen externou certa preocupação de que o entretenimento acabe ofuscando o aspecto esportivo.

Com um traçado recheado de grandes retas e poucas curvas, o traçado do GP de Las Vegas chama atenção por sua peculiaridade. Verstappen admitiu que ainda não testou a pista no simulador da Red Bull, mas disse que o layout indica uma preocupação maior com o show do que com a corrida em si.

[relacionadas]

"Primeiramente, olhando para o desenho do circuito, estamos lá mais pelo show do que pela corrida em si", disparou Verstappen. "Não sou tão fã disso. Para mim, é mais sobre chegar lá, fazer meu trabalho e ir embora. Ainda há muito a fazer, mas vou lidar com isso depois de chegar lá", destacou.

"Ainda preciso testar [a pista] no simulador. Ainda nem conheço a pista, para ser honesto. Na última vez que a testei, no jogo da F1, acho que acertei mais os muros do que permaneci em linha reta", brincou. "Então, vamos esperar que não seja o caso quando começar a pilotar lá", afirmou.

Max Verstappen chegou ao 17º triunfo de 2023 no Brasil (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Após passar por um fim de semana de altas temperaturas em São Paulo — ainda que a corrida de domingo tenha sofrido menos com o calor do que a sprint —, Verstappen espera por condições completamente diferentes em Las Vegas, uma corrida noturna que promete fortes desafios em relação ao aquecimento dos pneus.

"Será muito diferente [de Interlagos]", analisou. "Temperaturas muito baixas e, é claro, uma corrida noturna. Não temos experiência lá. Não conhecemos a aderência da pista, é tudo novo. Então, talvez tenhamos algumas surpresas", pontuou.

Por fim, questionado se o retorno a Las Vegas pela primeira vez desde os anos 1980 pode agregar valor ao calendário da Fórmula 1, o neerlandês preferiu analisar por dois pontos de vista distintos.

Agendado para 18 de novembro, GP de Las Vegas terá cerimônia de abertura pomposa (Foto: Fórmula 1 / Reprodução)

Enquanto o show de luzes e toda a produção do evento prometem uma etapa inesquecível, o traçado escolhido talvez não permita que o entretenimento se estenda ao aspecto esportivo.

"[Sobre agregar valor à F1], depende para quem e para o quê", admitiu. "Em termos de espetáculo de corrida, talvez não. Mas, talvez [sim] em termos de potenciais parceiros para a Fórmula 1 e todo o show em volta. Porém, novamente, não sou a favor disso", finalizou Verstappen.

Fórmula 1 retorna na próxima semana com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!