Verstappen 'ganha os EUA' e vira código para jogada em time de Hamilton na NFL

Mesmo com a forte oposição ao GP de Las Vegas, Max Verstappen recebeu sinal de que conquistou os Estados Unidos: virou código na NFL

Você sabe o que é um 'audible'? Trata-se de uma expressão típica da NFL, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. No último domingo, porém, foi a demonstração de que Max Verstappen conquistou o país da bola oval: o tricampeão mundial de Fórmula 1 virou código de jogada na NFL. E no time que tem em Lewis Hamilton um de seus donos!

Aconteceu cerca de 20 horas após o fim do GP de Las Vegas, em que Verstappen, apesar de ter vencido, não ficou exatamente nas boas graças do público local, por conta da todas as críticas que fez ao evento. Mas Max já havia vencido os GPs de Miami e dos EUA, em Austin, neste ano. Na realidade, desde 2021, Verstappen venceu todas as seis corridas no país.

[relacionadas]

Na noite do domingo, durante o último jogo da rodada da NFL — e única partida noturna no domingo, transmitida em horário nobre para todos os estados do país —, Verstappen apareceu de novo. Desta vez, porém, num 'audible' no meio do jogo entre Denver Broncos e Minnesota Vikings.

O quarterback do Denver Broncos, Russell Wilson, movimentava o ataque com muita pressa no momento em que tentava somar alguns pontos com menos de 1 minuto para o fim do primeiro tempo. De repente, com 47 segundos restantes, chamou a atenção do ataque. "Max Verstappen! Max Verstappen!", berrou para os dois lados do campo, para sinalizar a mesma coisa a todos.

Verstappen 'ganha os EUA' e vira código para mudança de jogada em time de Hamilton na NFL (Vídeo: Reprodução/NFL)

'Audible' é um código obviamente pré-definido usado pelo quarterback — responsável por lançar a bola para frente — instantes antes de uma jogada começar para fazer alguma mudança, chamar a atenção do ataque para um detalhe específico ou tentar confundir a defesa.

Nesse caso específico, Wilson sinalizava para o ataque que a defesa faria um tipo de jogada agressiva chamada 'blitz', aumentando o número de defensores na pressão contra ele. Portanto, teriam de se livrar rapidamente da bola.

O narrador da transmissão oficial, da emissora estadunidense de TV NBC, Mike Tirico, famoso por ser bastante versado em todo tipo de esporte, da NFL aos de inverno, percebeu. "Era Max Verstappen ali, depois de vencer ontem a noite em Vegas?", pontuou no mesmo momento.

A chamada de atenção de funcionou, e Wilson conseguiu completar o passe para Adam Trautman num ganho de 14 jardas. Denver não marcou o 'touchdown', pontuação máxima do jogo, na campanha, mas conseguiu uma pontuação menor com o chamado 'field goal' para diminuir a desvantagem para apenas um ponto, 10 a 9. No segundo tempo, porém, Denver virou e venceu por 21 a 20.

Russell Wilson, quarterback do Denver Broncos e responsável por chamar o nome de Max Verstappen (Foto: USA Today)

O mais curioso é que o Denver Broncos conta com um velho conhecido de Verstappen como um dos donos. Em junho de 2022, um consórcio liderado por Rob Walton, herdeiro da rede varejista Walmart, acertou a compra do clube pelo valor então recorde - e superado um ano depois - nos Estados Unidos: US$ 4,65 bilhões, ou R$ 22,6 bilhões na conversão daquele dia. Quem faz parte do grupo de donos? Lewis Hamilton!

Isso mesmo, Verstappen viveu o seu 'momento NFL' justamente por meio do time que conta com o rival Hamilton como um dos donos.

A Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GP DE LAS VEGAS DE F1: DO SHOW de VERSTAPPEN e LECLERC ao SHOW DE HORRORES | Paddock GP #356