Verstappen explica ‘treta’ com engenheiro em Spa: “Gosto que fiquem um pouco nervosos”

Max Verstappen afirmou que sabe que a Red Bull não gosta de fazer uma parada extra nas corridas de Fórmula 1, mas assumiu que gosta de pedir pelo pit-stop para deixá-los nervosos

Max Verstappen assumiu que a ‘treta’ com o engenheiro Gianpiero Lambiase durante o GP da Bélgica de domingo (30) foi um misto entre seriedade e brincadeira. O #1 disse, também, que sabe que a Red Bull não gosta de fazer paradas extras, mas contou que insiste em pedir para deixar a equipe nervosa.

Antes da primeira parada nos boxes, Max engatou um debate com Lambiase por ter parado depois de Sergio Pérez em Spa-Francorchamps.

Max Verstappen destacou a boa relação que tem com Gianpiero Lambiase (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Então, não esqueça, Max, use sua cabeça, por favor”, começou Lambiase. “Nós dois vamos fazer isso ou o quê?”, respondeu o irritado Verstappen. De maneira taxativa, Lambiase deu uma dura no holandês. “Apenas siga minha instrução”.

Na sequência, Verstappen continuou questionando o motivo de não parar na mesma volta que Pérez. “Não, quero saber se os dois carros vão fazer isso”, continuou. Para dar fim a discussão às vésperas da parada nos boxes para troca de pneus, o engenheiro pediu um voto de confiança de Verstappen sobre a estratégia “Max, por favor, siga minha instrução e confie nela, obrigado”.

Duas voltas depois, a escolha de Lambiase por parar o bicampeão uma volta depois de Pérez mostrou-se acertada com o líder do Mundial de Pilotos tirando rapidamente a desvantagem de 2s1 e assumindo a liderança do GP da Bélgica.

Durante a corrida, Verstappen ainda foi questionado sobre a possibilidade de prolongar o primeiro stint por causa da ameaça de chuva, mas respondeu atravessado: “Não posso ver o radar climático”.

Já na parte final da prova, Max sugeriu que poderia ser ainda mais rápido para dar à equipe um “treino de pit-stop”. Uma última parada daria ao holandês a chance de cravar a volta mais rápida — que ficou com Lewis Hamilton —, mas a sugestão foi negada pela Red Bull.

Questionado se as mensagens eram sérias ou uma piada, Verstappen respondeu: “Provavelmente, 50/50 nas mensagens”.

“Sei que a equipe não gosta de fazer outra parada, mas eu gosto de mencionar isso para que eles fiquem um pouco nervosos”, contou. “Eu gosto da resposta: ‘Não, não, não vamos fazer isso hoje’. Está tudo bem. Nos conhecemos muito bem e temos uma relação muito boa”, seguiu.

Chefe da Red Bull, Christian Horner exaltou a relação de Verstappen e Lambiase e afirmou que os dois têm uma confiança “mútua”. O bicampeão concordou e destacou a proximidade que tem com o engenheiro.

“Sim, acho que a relação com seu engenheiro é muito importante”, comentou Max. “Sempre acho que é uma parte realmente importante da performance. E não apenas o engenheiro de corrida, mas todos próximos a você: o engenheiro de performance e esse tipo de coisa”, apontou.

“Claro, ao longo dos anos, você constrói mais e mais um relacionamento e se conhecem melhor, então, sim, com certeza, não seria o ideal se ele fosse removido”, completou.

Fórmula 1 entra nas tradicionais férias de verão na Europa e retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.