Verstappen crava pole dominante em caos na Espanha. Hamilton e Russell batem

Max Verstappen fez valer o gigantesco favoritismo e cravou a pole para o GP da Espanha. Sergio Pérez ficou no Q2, George Russell também e ainda bateu em Lewis Hamilton e Charles Leclerc vai largar em 19º

Em um ano totalmente dominado por Max Verstappen, o GP da Espanha tem conseguido ser o de maior distância para o resto do grid. Neste sábado (3), o holandês confirmou o enorme favoritismo, virou uma grande volta em 1min12s272 e buscou mais uma pole dominante na F1 2023.

Verstappen enfiou mais de 0s4 em cima de Carlos Sainz, segundo colocado. Tanta vantagem que nem precisou completar o giro da última tentativa, recolheu para os boxes, poupou equipamento. A segunda fila é uma loucura: Lando Norris e Pierre Gasly. O francês, no entanto, tem tudo para despencar, já que está sendo investigado por dois incidentes diferentes na classificação, atrapalhando Verstappen e Sainz.

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Lewis Hamilton ficou em quinto, seguido por Lance Stroll, que finalmente bateu Fernando Alonso, em um decepcionante nono lugar. Esteban Ocon larga em sétimo, Nico Hülkenberg é o oitavo. Oscar Piastri completou o top-10 da sessão.

Foi uma das classificações mais confusas do ano até aqui. Cheia de caos, incidentes, até acidente entre Mercedes e muitos favoritos pelo caminho. Sergio Pérez e George Russell vão dividir a sexta fila, enquanto Charles Leclerc sai de 19º, penúltimo lugar.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na CatalunhaAO VIVO e EM TEMPO. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana. Neste sábado, a definição do grid acontece a partir das 11h (de Brasília, GMT-3).

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Max Verstappen garantiu mais uma pole dominante (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a definição do grid:

A classificação na Espanha começou pontualmente às 11h (em Brasília), com algumas gotas ainda caindo no traçado. Nada comparável, porém, à corrida sprint da F2 ou mesmo o TL3. Mas tinham gotas ali, sim. Prova disso é que Yuki Tsunoda já na primeira volta escapava e quase ia parar na brita.

Aí um festival de escapadas se deu: Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Alex Albon. E a direção de prova simplesmente meteu uma bandeira vermelha, alegando que tinha brita no traçado. Ali, Pierre Gasly liderava com 1min14s6, com Esteban Ocon logo atrás, em 1min14s8. Nico Hülkenberg foi o mais rápido, mas teve volta deletada por limite de pistas.

Depois da esquisitíssima bandeira vermelha, 11h12, a ação era retomada, ainda com gotas caindo no traçado. E a previsão indicava que tinha mais água para cair nos próximos minutos.

Pierre Gasly andou muito forte no Q1, mas pode ser punido duas vezes (Foto: Alpine)

Max Verstappen não queria saber de pista úmida e já virava 1min13s660, liderando a sessão. Oscar Piastri, em voltaça, pulava para segundo, com Ocon, Guanyu Zhou e Carlos Sainz atrás. E o espanhol envolvido em uma quase batida com Gasly, que estava lentíssimo na volta de aquecimento. O francês tem tudo para ser punido em investigação que vai acontecer depois da classificação.

O Q1 entrava nos 5 minutos finais e Charles Leclerc e George Russell viviam um drama: 16º e 18º. Sergio Pérez estava terrível também, na zona de corte, em 15º. E Nyck de Vries rodava e rodava na grama, como se estivesse em um rali.

Russell, Lance Stroll e Pérez respiravam no fim, entrando todos com folga na zona de classificação. Pouco depois, Alonso subia e Leclerc, já com o cronômetro zerado, se metia em 11º. Mas tinha muito chão pela frente.

Charles Leclerc simplesmente larga em 19º (Foto: AFP)

E não é que o monegasco caiu? Gasly, Norris, Hülkenberg e, por fim, Hamilton foram para a liderança, com muita troca no pelotão. Pérez ficou em 15º, muito no limite. Quem caiu: Bottas, Magnussen, Albon, Leclerc e Sargeant. Sim, última fila para a Ferrari.

E Gasly ainda atrapalhou Verstappen, foi dedurado por Alonso e tudo. Já imaginou o francês tomando duas punições por bloquear rivais? Pode custar suspensão de uma corrida.

Valtteri Bottas decepcionou e ficou no Q1 (Foto: Alfa Romeo)

Russell e Pérez decepcionam e caem no Q2

Veio o Q2 e Verstappen logo começou forte, com 1min12s7 sem perder muito tempo. Alonso subiu junto, bem como Ocon e Stroll, que finalmente pegava a mão do carro em classificação. Russell e Gasly deram uma melhorada, mas foi Hamilton quem achou uma voltaça, apenas 0s2 atrás de Max, em segundo.

Pérez e Sainz eram os pilotos de equipes grandes no risco em um Q2 finalmente mais normal, sem escapadas, bandeiras vermelhas ou confusões de bloqueios em pista. A zona de corte, aliás, estava normalíssima antes dos minutos finais, com as duas McLaren, as duas AlphaTauri e a Haas restante, de Hülkenberg.

Só que na última rodada de voltas ainda dava tempo para bobagens: Pérez, de novo, fez besteira, errou e foi forte para a brita, quase pegando muro, quase atolando na brita.

Sergio Pérez conseguiu cair no Q2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Aí veio o salseiro de sempre e sobrou para Pérez, viu? O mexicano melhorou seu tempo, mas parou em 11º, eliminado junto com ninguém menos que Russell, Zhou, De Vries e Tsunoda.

E Russell ainda teve um dos momentos mais grotescos dos últimos tempos, batendo com Hamilton no meio da reta. Sim, isso mesmo, os pilotos da Mercedes bateram como se estivessem brigando por posição.

Lando Norris fez uma classificação brilhante na Espanha (Foto: McLaren)

Verstappen sobra e Norris e Gasly formam 2ª fila de zebras

O Q3 começou e basicamente acabou. Sim, porque Verstappen achou uma volta absurda logo na primeira tentativa e meio que poderia até ter ido embora do circuito se quisesse: 1min12s272, ninguém poderia chegar nem perto.

Prova disso é que, depois da primeira tentativa, os mais próximos de Max eram Hamilton e Hülkenberg, mais de 0s9 mais lentos que o bicampeão do mundo.

Ainda deu tempo de uma série de mudanças no pelotão, mas obviamente nada que afetasse Verstappen. Nem de perto. Sainz pegou a segunda posição, 0s462 atrás do tempo do pole. E atrás, hein? Simplesmente Norris e Gasly.

A tentativa final ainda teve a zebraça na Aston Martin, com Alonso numa volta muito da mediana e tomando tempo de Stroll pela primeira vez desde que entrou para a equipe.

Fórmula 1 2023, GP da Espanha, Barcelona, Grid de largada:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:12.272 
2C SAINZFerrari 1:12.734+0.462
3L NORRISMcLaren Mercedes 1:12.792+0.520
4P GASLYAlpine 1:12.816+0.544
5L HAMILTONMercedes 1:12.818+0.546
6L STROLLAston Martin Mercedes 1:12.994+0.722
7E OCONAlpine 1:13.038+0.766
8N HÜLKENBERGHaas Ferrari 1:13.229+0.957
9F ALONSOAston Martin Mercedes 1:13.507+1.235
10O PIASTRIMcLaren Mercedes 1:13.682+1.410
11S PÉREZRed Bull Honda 1:13.334+1.062
12G RUSSELLMercedes 1:13.447+1.175
13G ZHOUAlfa Romeo Ferrari 1:13.521+1.249
14N DE VRIESAlphaTauri Honda 1:14.083+1.811
15Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:14.477+2.205
16V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 1:13.977+1.705
17K MAGNUSSENHaas Ferrari 1:14.042+1.770
18A ALBONWilliams Mercedes 1:14.063+1.791
19C LECLERCFerrari 1:14.079+1.807
20L SARGEANTWilliams Mercedes 1:14.699+2.427