Verstappen completa domínio da sexta-feira na Espanha e lidera TL2. Alonso é 2º

Max Verstappen completou o domínio completo da sexta-feira e ficou na frente do TL2 da Espanha, 0s170 melhor que Fernando Alonso, que cresceu em relação ao TL1. Ferrari e Mercedes sofreram de novo

Max Verstappen encaixou um domínio absoluto na sexta-feira (2) de treinos livres do GP da Espanha. No TL2, o holandês liderou de novo, virando 1min13s907, mas agora com uma vantagem mais modesta, em 0s170 para Fernando Alonso, que cresceu bastante durante o dia na corrida de casa.

Nico Hülkenberg deixou a Haas esperançosa, encontrando uma voltaça apenas 0s270 mais lenta que a do líder da sessão. Sergio Pérez, novamente longe de Verstappen, ficou em quarto, tomando mais de 0s3 do companheiro.

[relacionadas]

Esteban Ocon manteve o bom momento e foi quinto, enquanto o companheiro Pierre Gasly ficou em décimo. Outro bom destaque foi Valtteri Bottas, em nono. Mais uma vez, as atualizadas Ferrari e Mercedes sofreram, com Charles Leclerc em sexto, Carlos Sainz em sétimo, George Russell em oitavo e Lewis Hamilton na 11ª colocação.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 na Espanha no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha. Neste sábado, o TL3 está marcado para as 7h30, enquanto a definição do grid acontece a partir das 11h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen dominou a sexta-feira na Espanha (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL2:

O segundo treino livre começou pontualmente às 12h (em Brasília), com o céu novamente bem aberto, após as nuvens carregadas terem ameaçado tanto a reta final do primeiro treino. De novo, Max Verstappen pintava forte mesmo de pneus de teste, andando ali na casa de 1min15s.

A liderança nos minutos iniciais era da dupla da Ferrari, os únicos no traçado com pneus macios: 1min14s999 para Carlos Sainz, com Leclerc 0s6 atrás, pertinho do que Verstappen tinha. Dali para trás, todo mundo de pneus duros ou, no máximo, médios.

Enquanto Verstappen humilhava todo mundo ao virar 0s031 mais rápido que Sainz mesmo de pneus médios, George Russell pistolava geral ao ser atrapalhado por um lento Oscar Piastri e caminhar fortemente pela brita por conta disso.

Fernando Alonso deu uma boa melhorada no TL2 (Foto: AFP)

Ainda que não fosse veloz como a Red Bull, Fernando Alonso virava boa volta também, 0s4 atrás de Verstappen, mas pertinho de Sainz e Leclerc, que estavam de macios. Sergio Pérez sofria, tomando quase 0s6 do companheiro.

Aí a Ferrari finalmente deu uma resposta decente: Charles virou 1min14s2, 0s02 mais rápido que Sainz. Logo, porém, os italianos foram tirados do topo, com Verstappen girando em 1min13s907, já com os pneus macios. Nico Hülkenberg e Esteban Ocon apareciam também no top-3, de Haas e Alpine.

Alonso, muito mais sólido que no TL1, já escalava para segundo, 0s17 atrás de Max. Pérez subia para quarto, enquanto a Mercedes sofria, de novo, até para ficar na pista de pneus médios. De macios, alguma melhora, mas ainda tímida: Russell em oitavo, Hamilton em 11º.

Nico Hülkenberg foi a surpresa do dia em Barcelona (Foto: Haas F1 Team)

Com 22 minutos para o fim, parecia chegar a hora das simulações de corrida, ou seja: pneus médios e duros e os tempos de volta mais rápidos sendo mantidos. O top-10 tinha Verstappen, Alonso, Hülkenberg, Pérez, Ocon, Leclerc, Sainz, Russell, Bottas e Gasly.

Ainda deu tempo para um pequeno caos entre Hülkenberg e Sargeant - que no TL1 já tinha dado um toque em Gasly.