Verstappen calça pneus macios no fim e lidera treino livre 3 do GP do Japão
Max Verstappen precisou apenas de uma tentativa com os pneus macios para fazer a melhor volta do TL3 do GP do Japão, realizado em Suzuka
Max Verstappen se deu ao luxo de poupar os pneus macios para os 15 minutos finais da sessão e cravou o melhor tempo no treino livre 3 do GP do Japão, realizado em Suzuka neste sábado (6), ainda final da noite de sexta-feira no horário de Brasília. O neerlandês colocou quase 0s3 sobre o companheiro de equipe, Sergio Pérez, que ficou em segundo.
Ao contrário da sexta-feira atrapalhada pela chuva, os pilotos pegaram pista seca pela frente na última sessão do fim de semana. O TL3, então, teve um misto de simulações de corrida com também as equipes buscando ajustes finais para a briga pela pole-position.
Quem começou forte foi a Mercedes de Lewis Hamilton, que liderou boa parte da sessão após estabelecer 1min30s baixo, porém a definição ficou mesmo para os 15 minutos finais, quando todos partiram para a busca da melhor volta com os compostos macios.
E para variar, Verstappen destruiu a concorrência em apenas uma tentativa com cerca de cinco minutos para o final da sessão ao virar 1min29s563. Quem chegou mais perto do tempo do neerlandês foi o outro Red Bull do grid, de Pérez, a 0s269 do tricampeão.
As posições seguintes foram ocupadas pelos carros da Mercedes, com George Russell à frente de Hamilton. Fernando Alonso colocou a Aston Martin em quinto lugar, com Lando Norris fechando na sexta colocação. A melhor Ferrari foi a de Carlos Sainz, em sétimo, seguido por Oscar Piastri. Yuki Tsunoda e Charles Leclerc fecharam o top-10. Destaque também para Alexander Albon, que fez o melhor terceiro setor da pista e ficou em 11º.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Logo mais, às 3h (de Brasília GMT-3) de sábado, acontece a classificação. No domingo, a largada está marcada para as 2h.
Confira como foi o TL3 da Fórmula 1 em Suzuka:
Os pilotos chegaram para o terceiro e último treino livre do final de semana com muito mais perguntas do que respostas após a chuva atrapalhar o cronograma do TL2. Mesmo assim, foi possível começar a ter um desenho da ordem de forças, com Red Bull à frente e pronta para retomar o domínio pelas mãos de Verstappen e Ferrari querendo surpreender.
A torcida, no entanto, era por uma sessão em pista seca para que os ajustes finais para a classificação fossem feitos. E o clima resolveu dar uma trégua apesar das temperaturas ainda baixas: 18°C, com sensação térmica de 20°C, asfalto em 24°C e umidade relativa do ar em 68% — desafio também para o aquecimento de pneus, uma vez que a gama escolhida para a Pirelli para a etapa japonesa foi a mais dura (C1, C2 e C3).
Com apenas 60 minutos na regressiva, não demorou para começar a ação no técnico traçado de Suzuka, só que, curiosamente, a transmissão buscou Norris ainda no paddock, um tanto atrasado para o começo da atividade.
Enquanto Verstappen já estipulava a melhor marca com os compostos médios, Hamilton veio forte no primeiro trecho, calçado com os macios. Pela on-board do #44, ficava ainda mais nítido o quão desafiadora era a pista japonesa, porém tão estreita quanto para os carros atuais da F1.
Volta completada, Hamilton subiu para a ponta com 1min30s065, exatos 0s2 mais rápido que Max. Pérez, Leclerc, Valtteri Bottas, Sainz, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Guanyu Zhou e Russell vinham na sequência, os únicos com tempo registrado nos primeiros minutos da sessão.
Com pouco mais de dez completados no relógio, Pérez reclamava da dirigibilidade do RB20 com o engenheiro pelo rádio. Quem também se dizia com "zero confiança no carro" era Albon — agraciado com o chassi sem avarias para a etapa de Suzuka, enquanto o companheiro de equipe, Logan Sargeant, sofria com um carro ainda mais remendado após a batida no TL1. Só que o americano também relatava "falta de suporte" na parte traseira do carro.
Enquanto isso, pressionado a mostrar serviço, Daniel Ricciardo dava uma passeada na grama após perder a traseira na entrada da curva 2. Na tabela, o australiano era apenas 12º, enquanto Tsunoda, correndo em casa, sustentava a sétima posição.
Com 20 minutos completados, Norris, de macios, pulou para terceiro, a 0s134 do tempo ainda pertencente a Hamilton e somente 0s006 mais lento que Verstappen, segundo colocado. Piastri, o líder do esvaziado TL2, vinha na sequência, em quarto, com Pérez fechando o top-5.
A 30 minutos do fim, os pilotos iniciaram as simulações de corrida. Com o carro mais pesado e calçado com os médios, Verstappen reclamou que estava saindo muito de traseira, e a imagem recuperada mostrou uma leve escapada do #1 na zebra na curva 14. Quem também errava totalmente a tomada da curva 9 era Piastri, castigando o assoalho na zebra.
Long runs completados, todos retornaram aos boxes para os 15 minutos finais da sessão, agora sim focados na classificação para o GP do Japão. Albon foi o primeiro a se aventurar e não só fez a sua melhor volta como cravou o melhor tempo no último trecho do circuito, subindo para o sexto posto.
Outros pilotos também vieram forte e melhoraram marcas, entre eles Verstappen. Mas curiosamente, o #1 não pegou nenhum melhor setor da pista, garantindo o giro mais rápido no conjunto. Pérez e Russell, aliás, foram os únicos a andarem na casa de 1min29s, ocupando as posições seguintes a Max, respectivamente.
Fórmula 1 2024, GP do Japão, Suzuka, treino livre 3:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:29.563 | 23 | |
2 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:29.832 | +0.269 | 25 |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:29.918 | +0.355 | 24 |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:30.037 | +0.474 | 21 |
5 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:30.082 | +0.519 | 24 |
6 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:30.137 | +0.574 | 14 |
7 | C SAINZ | Ferrari | 1:30.171 | +0.608 | 27 |
8 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:30.226 | +0.663 | 19 |
9 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:30.341 | +0.778 | 21 |
10 | C LECLERC | Ferrari | 1:30.383 | +0.820 | 25 |
11 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:30.533 | +0.970 | 23 |
12 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:30.546 | +0.983 | 26 |
13 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:30.682 | +1.119 | 24 |
14 | E OCON | Alpine | 1:31.022 | +1.459 | 18 |
15 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:31.067 | +1.504 | 16 |
16 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:31.139 | +1.576 | 21 |
17 | P GASLY | Alpine | 1:31.141 | +1.578 | 19 |
18 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:31.342 | +1.779 | 23 |
19 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:31.452 | +1.889 | 20 |
20 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:31.462 | +1.899 | 22 |
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!