Sargeant admite "surpresa" com ultrapassagem de Bottas no Japão: "Fritei os pneus"

Depois de acertar Valtteri Bottas no GP do Japão, ser punido e causar um abandono duplo, Logan Sargeant explicou o acidente e admitiu que ficou surpreso com movimento do finlandês

Logan Sargeant vive, definitivamente, um dos momentos mais difíceis em todo o grid da Fórmula 1 2023. O americano, que ainda vai completar seu primeiro ano na categoria, tem se envolvido em um número excessivamente alto de acidentes recentemente — principalmente após a volta das férias —, e o GP do Japão não foi diferente. Depois de bater no muro com força na classificação, o novato acertou Valtteri Bottas na corrida, foi punido e causou o abandono de ambos.

Ainda na volta 5, Bottas partiu para a ultrapassagem sobre Sargeant na curva 11 de Suzuka, mas foi surpreendido por uma fritada de pneus e um toque do americano, o que o levou à brita. Ainda que Logan tenha recebido 5s de punição pelo incidente, a corrida acabou para os dois algumas voltas depois.

[relacionadas]

"As primeiras voltas foram frenéticas, com certeza", disse Sargeant após a corrida. "Travei [as rodas] no momento em que toquei nos freios. Eu nunca conseguiria fazer aquela curva [depois de fritar os pneus], então, fiquei surpreso quando ele simplesmente cortou à minha frente. Mas apenas travei as rodas assim que pisei no freio", explicou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Bottas foi acertado por Sargeant e levou a pior no Japão (Video: Sky Sports)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Hoje [domingo], realmente não havia muito a fazer", analisou. "[Sofri] duas punições, os dois carros sofreram danos, [precisamos] seguir em frente", pontuou.

Bottas, que ficou enfurecido com o toque durante a corrida, voltou a reclamar depois da prova. Com tantos acidentes, Sargeant já assumiu a liderança do ranking de prejuízos de 2023, com quase R$ 20 milhões em danos ao carro da Williams.

"O carro estava inguiável", reclamou Bottas. "Devia ter algum dano na suspensão. Também tínhamos um buraco no sidepod, então, não era exatamente pilotável. Tentei fazer o movimento por fora, mas ele [Sargeant] travou as rodas e acabou me tirando [da corrida]", completou o finlandês.

Sargeant segue sem pontos conquistados pela Williams na Fórmula 1 e, entre os pilotos que começaram a temporada como titulares de suas equipes, é o único ainda zerado em 2023. Bottas, por sua vez, possui 6 tentos somados e ocupa a 15ª posição no Mundial de Pilotos.

Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 6 e 7 de outubro, com o GP do Catar, 17ª etapa da temporada 2023, a ser disputado em Losail.