Sargeant e Stroll levam 2 pontos na carteira no GP da China e se aproximam de suspensão

Punidos após o GP da China, Logan Sargeant e Lance Stroll colecionam pontos na superlicença e se aproximam de suspensão

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu punir Logan Sargeant e Lance Stroll após o fim do GP da China, realizado neste domingo (21). Enquanto que o piloto da Williams ultrapassou durante um período de safety-car, o canadense foi declarado culpado pelo incidente envolvendo Daniel Ricciardo, que, por sua vez, teve de abandonar a prova.

De acordo com os comissários, Sargeant infringiu o artigo 55.8 do regulamento quando tomou a posição de Nico Hülkenberg, da Haas, no momento em que o safety-car estava na pista. De acordo com a FIA, o alemão estava saindo dos boxes na hora em que o norte-americano descia pela reta principal, ultrapassando o companheiro de Kevin Magnussen e não devolvendo a posição logo em seguida.

[relacionadas]

Por meio de análises da telemetria, rádio das equipes, câmeras no circuito e a bordo dos carros, o órgão dirigente confirmou que "o carro #27 estava à frente do carro #2 quando cruzou a linha SC2" e, por isso, Sargeant deveria ter devolvido o posto, o que não aconteceu. Desta forma, Logan recebeu uma punição de 10s adicionados ao seu tempo final de corrida — o que não muda a ordem do grid, já que o piloto de 23 anos terminou em último —, além de dois pontos em sua superlicença.

Nos últimos 12 meses, o comandado de James Vowles acumula um total de oito pontos na carteira. Vale lembrar que quando um piloto recebe 12 pontos, ele fica suspenso de uma prova.

Lance Stroll também foi punido (Vídeo: Reprodução/DAZN)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Por outro lado, Stroll também foi declarado culpado do incidente que causou o abandono de Ricciardo. De acordo com os comissários, "os carros estavam todos em baixa velocidade para se prepararem para a relargada no fim do período de safety-car. O carro à frente do carro #18 diminuiu o ritmo para entrar na curva e também para igualar o ritmo dos carros que estavam logo à frente. O carro #18, então, colidiu com o carro #3."

Logo, a FIA entendeu que Stroll "deveria ter antecipado o ritmo dos demais carros, principalmente do carro #3, e se preparado para frear de acordo. Se isso tivesse sido feito, a colisão teria sido evitada". Por fim, Lance foi declarado culpado e também teve 10s acrescidos ao seu tempo final de prova e dois pontos na superlicença, acumulando sete no total.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.